Infanta Cristina vai pagar cerca de 600 mil euros exigidos pelo Ministério Público

OEA - OAS / Flickr

A infanta Cristina de Borbón,  filha do Rei Juan Carlos de Espanha

A infanta Cristina de Borbón, filha do Rei Juan Carlos de Espanha

A infanta Cristina, irmã do rei de Espanha, vai pagar na próxima semana os cerca de 600.000 euros que o Ministério Público exige pela sua responsabilidade no caso Noos, anunciou o seu advogado.

O advogado da infanta, Miquel Roca, disse em Barcelona que “na segunda-feira ou o mais tardar no início da semana entregará em tribunal os 587.413 euros que o Ministério Público exige, como beneficiária dos lucros atribuídos ao seu marido, Iñaki Urdangarin, acusado de crimes fiscais.

Este montante corresponde a metade dos fundos que, segundo a acusação, entraram ilegalmente na empresa Aizoon, detida pela irmã de Filipe VI e o seu marido, destinados a despesas pessoais.

O procurador do Ministério Público, Pedro Horrach, considerou que Cristina de Borbón, apesar de não saber da origem ilícita de parte dos fundos que Aizoon recebeu, “beneficiou” deles, porque o marido os usou para pagar serviços e fornecimentos de cariz pessoal e familiar.

O procurador, no entanto, em troca, pediu ao juiz de Palma de Maiorca, que está a investigar o caso, José Castro, que não leve a infanta à barra do tribunal, porque não há indícios para a acusar.

Para o marido da infanta, Iñaki Urdangarin, duque de Palma, a acusação pediu uma sentença de 19 anos meio de prisão e o pagamento de 3,5 milhões de euros, pelo desvio de recursos públicos através de vários alegados crimes de corrupção, fraude fiscal e lavagem de dinheiro, noticiou a Efe,

Para o seu ex-sócio, Diego Torres, a acusação pediu 14 anos e meio de prisão, e para a sua mulher, Ana Maria Tejeiro, dois anos de prisão por lavagem de dinheiro e a devolução de 1.144.240 euros.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Jovem esfaqueou quatro pessoas na cidade francesa de Périgueaux

Um jovem esfaqueou esta terça-feira quatro pessoas na cidade francesa de Périgueaux, tendo uma delas ficado gravemente ferida, segundo a imprensa local, adiantando que a investigação descarta a hipótese de se tratar de um ato …

Greve dos enfermeiros adia mil cirurgias no São José, Santa Maria e São João, avança sindicato

A greve dos enfermeiros, que cumpre esta terça-feira o segundo dia, vai obrigar ao adiamento de mil cirurgias nos hospitais de Santa Maria e S. José, em Lisboa, e no São João, no Porto, disse …

Câmara de Pedrógão Grande não revela onde gastou donativos dos incêndios

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande "vive numa espécie de bolha incontactável" e não revela onde foram gastos os donativos atribuídos para ajuda às vítimas dos trágicos incêndios que assolaram aquela zona em 2017. A …

Jogadores do Sporting apontam o dedo a Bruno de Carvalho no incidente de Alcochete

Ouvidos no âmbito da investigação do incidente em Alcochete, Battaglia e Mathieu - ambos jogadores do Sporting presentes no dia das agressões - apontaram o dedo a Bruno de Carvalho, relembrando que o então presidente …

Jacarta está a afundar e pode ficar submersa já em 2050

Os especialistas alertam que, se nada for feito, alguns lugares da capital da Indonésia podem acabar completamente debaixo de água até 2050. "A possibilidade de Jacarta ficar submersa não é nenhuma brincadeira", adverte o investigador Heri …

Polémica na Web Summit. Marine Le Pen está de volta

O convite feito a Marine Le Pen para participar na Web Summit que se realiza entre 5 e 8 de Novembro, no Altice Meo Arena, em Lisboa, está a gerar polémica. E a SOS Racismo …

Dezenas de mortos após queda de ponte em Génova

A ponte Morandi, localizada sobre a auto-estrada A10, em Génova, no norte Itália, colapsou esta terça-feira. As autoridades admitem que o colapso da estrutura pode ter feito dezenas de mortos e feridos. Inicialmente as autoridades não …

BE e DECO de mãos dadas nas críticas ao BdP sobre serviços mínimos bancários

O Bloco diz que o Banco de Portugal defendeu interesses dos bancos e não dos consumidores enquanto que a DECO defende que grande percentagem da população não sabe o que significa o valor do Indexante …

Carro rompe barreira de segurança do Parlamento em Londres. Suspeito detido

As autoridades britânicas estão a investigar um incidente ocorrido nesta manhã após um veículo ter batido contra as barreiras de segurança junto ao Parlamento, em Londres, no Reino Unido. O suspeito foi detido e não …

Caixas multibanco sob ameaça de ataque em massa

Bancos de todo o mundo foram avisados de que podia estar iminente um ataque em massa às suas máquinas de multibanco. SIBS nega que o apagão deste domingo esteja relacionado com o ataque. Segundo o The …