Infanta Cristina vai pagar cerca de 600 mil euros exigidos pelo Ministério Público

OEA - OAS / Flickr

A infanta Cristina de Borbón,  filha do Rei Juan Carlos de Espanha

A infanta Cristina de Borbón, filha do Rei Juan Carlos de Espanha

A infanta Cristina, irmã do rei de Espanha, vai pagar na próxima semana os cerca de 600.000 euros que o Ministério Público exige pela sua responsabilidade no caso Noos, anunciou o seu advogado.

O advogado da infanta, Miquel Roca, disse em Barcelona que “na segunda-feira ou o mais tardar no início da semana entregará em tribunal os 587.413 euros que o Ministério Público exige, como beneficiária dos lucros atribuídos ao seu marido, Iñaki Urdangarin, acusado de crimes fiscais.

Este montante corresponde a metade dos fundos que, segundo a acusação, entraram ilegalmente na empresa Aizoon, detida pela irmã de Filipe VI e o seu marido, destinados a despesas pessoais.

O procurador do Ministério Público, Pedro Horrach, considerou que Cristina de Borbón, apesar de não saber da origem ilícita de parte dos fundos que Aizoon recebeu, “beneficiou” deles, porque o marido os usou para pagar serviços e fornecimentos de cariz pessoal e familiar.

O procurador, no entanto, em troca, pediu ao juiz de Palma de Maiorca, que está a investigar o caso, José Castro, que não leve a infanta à barra do tribunal, porque não há indícios para a acusar.

Para o marido da infanta, Iñaki Urdangarin, duque de Palma, a acusação pediu uma sentença de 19 anos meio de prisão e o pagamento de 3,5 milhões de euros, pelo desvio de recursos públicos através de vários alegados crimes de corrupção, fraude fiscal e lavagem de dinheiro, noticiou a Efe,

Para o seu ex-sócio, Diego Torres, a acusação pediu 14 anos e meio de prisão, e para a sua mulher, Ana Maria Tejeiro, dois anos de prisão por lavagem de dinheiro e a devolução de 1.144.240 euros.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Acabou caça ao homem. Suspeito do atentado de Estrasburgo morto pela polícia

A polícia francesa matou na noite desta quinta-feira Chérif Chekatt, identificado como autor do atentado que deixou três mortos e 14 feridos terça-feira na cidade de Estrasburgo, no leste do país. O suspeito estava armado …

Excesso de peso responsável por quase 4% dos cancros no mundo

O excesso de peso é responsável por quase 4% dos cancros no mundo, com a prevalência a aumentar rapidamente na maioria dos países em todos os grupos populacionais, revelou a Sociedade Americana de Cancro (SAC). Políticas, …

Taylor Swift usou reconhecimento facial num concerto para detetar perseguidores

Taylor Swift usou um sistema de reconhecimento facial durante um concerto para evitar a proximidade da cantora com pessoas identificadas como seus perseguidores. Numa altura em que o reconhecimento facial é cada vez mais utilizado pelas …

Sporting vs Vorskla | Leão cumpre serviços máximos

O Sporting fechou a participação no Grupo E da Liga Europa com mais uma vitória, com 3 golos sem resposta, marcados na primeira parte. A formação leonina recebeu e venceu o Vorskla Poltava por 3-0, e …

Esta noite há chuva de estrelas

Olhe para o céu esta noite, terá um presente vindo do Espaço. A noite de hoje, quinta-feira, para amanhã, será a melhor altura para ver a chuva de meteoros das Gemínidas. A chuva de meteoros das …

Jornal finlandês está a dar as "notícias feias" do mundo em sweaters de Natal

A "ugly sweater" é já uma moda na época festiva. Mas um jornal finlandês decidiu mudar um pouco as coisas: pegou nas notícias mais feias do ano para conceber as mais feias camisolas de Natal. Helsingin …

Tribunal condena número três do Vaticano por abusos sexuais

O cardeal australiano George Pell, que dirige a secretaria da Economia do Vaticano, foi esta quinta-feira considerado culpado pela justiça australiana de abuso sexual a duas crianças por um tribunal em Melbourne. De acordo com as …

Padre russo exibia Gucci e Louis Vitton na Internet. Agora tem processo disciplinar

O padre russo Viacheslav Baskakov gostava de roupa e acessórios de luxo e não resistia em mostrá-los no Instagram. Agora, tem um processo disciplinar. Baskakov fazia questão de se exibir na rede social, ostentando os produtos …

Boris, o robô altamente avançado, era afinal um homem disfarçado

Num fórum dedicado à robótica, a estação televisiva Rússia 24 apresentou um robô humanóide altamente avançado. Mas Boris era apenas um disfarce. Tudo aconteceu na Rússia, num fórum de jovens dedicado à robótica. A estação televisiva …

Polícia francesa lança importante operação em Estrasburgo

Uma importante operação policial estava a decorrer esta quinta-feira à tarde no bairro de Neudorf, em Estrasburgo, onde foi perdido o rasto de Chérif Chekatt, autor do tiroteio num mercado de Natal na noite de …