Ex-diretor do INEM Paulo Campos arguido por suspeitas de corrupção

Manuel de Almeida / Lusa

Paulo Campos, ex-diretor do INEM

A Polícia Judiciária está, na manhã desta quinta-feira, a fazer novas buscas no INEM e em empresas que vendem equipamentos para ambulâncias. O ex-presidente Paulo Campos foi constituído arguido.

Segundo a RTP3, desta vez as autoridades estarão a recolher documentação sobre ajustes diretos feitos por um antigo diretor do Gabinete de Logística e Operações, suspeito de ter passado informação sobre os concursos e necessidades do instituto à empresa Futurvida.

As buscas estão a decorrer por todo o país, nomeadamente em Lisboa, no Porto e em Vila Nova de Gaia, e também incluem vistoria às residências de vários suspeitos.

Paulo Campos, ex-presidente que abandonou o cargo devido à polémica do uso indevido de helicópteros, é um dos alvos desta investigação.

De acordo com o Diário de Notícias, que cita fonte ligada ao processo, o ex-presidente foi constituído arguido por suspeitas de corrupção.

A Procuradoria-geral da República divulgou que as várias buscas decorrem “no âmbito de um inquérito em que se recolhem indícios da prática dos crimes de corrupção ativa e passiva, participação económica em negócio e abuso de poder”.

“A investigação visa a atuação do responsável principal desse instituto, por factos indiciariamente praticados no exercício das suas funções públicas e com violação dos deveres inerentes”, informa a PGR.

A operação está a cargo da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da PJ, é dirigida e tem a participação de magistrados do Ministério Público da 9ª secção do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa.

Esta é a segunda vez esta semana que o INEM é alvo de buscas por parte da PJ. Na terça-feira, as investigações ocorreram no âmbito do caso sobre o negócio do plasma, por alegadas suspeitas de corrupção com a empresa de produtos farmacêuticos Octapharma.

Na sequência da “Operação O-” foi detido o ex-presidente do INEM e da ARS Lisboa, Cunha Ribeiro, dois advogados e uma representante, à data dos factos, da Associação Portuguesa de Hemofilia.

Esta manhã, soube-se que o presidente da empresa farmacêutica, Paulo Lalanda de Castro, foi detido na Alemanha, um dia depois de ter apresentado a demissão como responsável da farmacêutica.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Não trocaria Ceni por Jesus"

Análise ao que fez diferença no Brasileirão 2020: o plantel do Flamengo, que é melhor do que o elenco de todos os outros clubes. O Brasileirão 2020 - que só terminou em 2021 - teve um …

Irão condena "firmemente" ataque na Síria. EUA quis enviar "mensagem clara"

O Irão, aliado do regime sírio de Bashar al-Assad, condenou "firmemente" os ataques norte-americanos a milícias pró-iranianas na Síria, considerando que podem "intensificar os conflitos" na região. Segundo o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Said …

Vieira segura Jesus apesar da pressão interna

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, descarta neste momento avançar para a demissão do treinador encarnado, Jorge Jesus, apesar da pressão interna para o fazer, avança este sábado o desportivo Record. Segundo a …

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …