Ex-diretor do INEM Paulo Campos arguido por suspeitas de corrupção

Manuel de Almeida / Lusa

Paulo Campos, ex-diretor do INEM

A Polícia Judiciária está, na manhã desta quinta-feira, a fazer novas buscas no INEM e em empresas que vendem equipamentos para ambulâncias. O ex-presidente Paulo Campos foi constituído arguido.

Segundo a RTP3, desta vez as autoridades estarão a recolher documentação sobre ajustes diretos feitos por um antigo diretor do Gabinete de Logística e Operações, suspeito de ter passado informação sobre os concursos e necessidades do instituto à empresa Futurvida.

As buscas estão a decorrer por todo o país, nomeadamente em Lisboa, no Porto e em Vila Nova de Gaia, e também incluem vistoria às residências de vários suspeitos.

Paulo Campos, ex-presidente que abandonou o cargo devido à polémica do uso indevido de helicópteros, é um dos alvos desta investigação.

De acordo com o Diário de Notícias, que cita fonte ligada ao processo, o ex-presidente foi constituído arguido por suspeitas de corrupção.

A Procuradoria-geral da República divulgou que as várias buscas decorrem “no âmbito de um inquérito em que se recolhem indícios da prática dos crimes de corrupção ativa e passiva, participação económica em negócio e abuso de poder”.

“A investigação visa a atuação do responsável principal desse instituto, por factos indiciariamente praticados no exercício das suas funções públicas e com violação dos deveres inerentes”, informa a PGR.

A operação está a cargo da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da PJ, é dirigida e tem a participação de magistrados do Ministério Público da 9ª secção do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa.

Esta é a segunda vez esta semana que o INEM é alvo de buscas por parte da PJ. Na terça-feira, as investigações ocorreram no âmbito do caso sobre o negócio do plasma, por alegadas suspeitas de corrupção com a empresa de produtos farmacêuticos Octapharma.

Na sequência da “Operação O-” foi detido o ex-presidente do INEM e da ARS Lisboa, Cunha Ribeiro, dois advogados e uma representante, à data dos factos, da Associação Portuguesa de Hemofilia.

Esta manhã, soube-se que o presidente da empresa farmacêutica, Paulo Lalanda de Castro, foi detido na Alemanha, um dia depois de ter apresentado a demissão como responsável da farmacêutica.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …