Ex-diretor do INEM Paulo Campos arguido por suspeitas de corrupção

Manuel de Almeida / Lusa

Paulo Campos, ex-diretor do INEM

A Polícia Judiciária está, na manhã desta quinta-feira, a fazer novas buscas no INEM e em empresas que vendem equipamentos para ambulâncias. O ex-presidente Paulo Campos foi constituído arguido.

Segundo a RTP3, desta vez as autoridades estarão a recolher documentação sobre ajustes diretos feitos por um antigo diretor do Gabinete de Logística e Operações, suspeito de ter passado informação sobre os concursos e necessidades do instituto à empresa Futurvida.

As buscas estão a decorrer por todo o país, nomeadamente em Lisboa, no Porto e em Vila Nova de Gaia, e também incluem vistoria às residências de vários suspeitos.

Paulo Campos, ex-presidente que abandonou o cargo devido à polémica do uso indevido de helicópteros, é um dos alvos desta investigação.

De acordo com o Diário de Notícias, que cita fonte ligada ao processo, o ex-presidente foi constituído arguido por suspeitas de corrupção.

A Procuradoria-geral da República divulgou que as várias buscas decorrem “no âmbito de um inquérito em que se recolhem indícios da prática dos crimes de corrupção ativa e passiva, participação económica em negócio e abuso de poder”.

“A investigação visa a atuação do responsável principal desse instituto, por factos indiciariamente praticados no exercício das suas funções públicas e com violação dos deveres inerentes”, informa a PGR.

A operação está a cargo da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da PJ, é dirigida e tem a participação de magistrados do Ministério Público da 9ª secção do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa.

Esta é a segunda vez esta semana que o INEM é alvo de buscas por parte da PJ. Na terça-feira, as investigações ocorreram no âmbito do caso sobre o negócio do plasma, por alegadas suspeitas de corrupção com a empresa de produtos farmacêuticos Octapharma.

Na sequência da “Operação O-” foi detido o ex-presidente do INEM e da ARS Lisboa, Cunha Ribeiro, dois advogados e uma representante, à data dos factos, da Associação Portuguesa de Hemofilia.

Esta manhã, soube-se que o presidente da empresa farmacêutica, Paulo Lalanda de Castro, foi detido na Alemanha, um dia depois de ter apresentado a demissão como responsável da farmacêutica.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …

Desenhe o seu próprio icebergue. Um site diz-lhe se flutua ou se vira

Joshua Tauberer criou um simulador de icebergues com o objetivo de demonstrar que a glacióloga Megan Thompson-Munson estava certa. "Um icebergue alongado não flutuaria de cabeça, mas de lado", disse a especialista na semana passada. A …

Divulgados vídeos que sugerem como poderão ser os primeiros óculos de Realidade Aumentada da Samsung

A Samsung tem falado de óculos de Realidade Aumentada (RA) há anos, tendo recentemente lançado um conjunto básico de óculos de projeção de imagem no palco CES 2020. Porém, nunca tinha sido visto a empresa …