INE espanhol está a “espiar” telemóveis para estudo estatístico

Um estudo do INE espanhol está a receber duras críticas por alegadamente infringir a privacidade de dados dos cidadãos. O gabinete irá monitorizar os telemóveis dos espanhóis.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Espanha deu esta segunda-feira início a um estudo sobre a forma como os espanhóis se deslocam. Para tal, o INE vai rastrear os telemóveis dos cidadãos durante oito dias distribuídos entre novembro e agosto.

O gabinete responsável pelo tratamento de dados estatísticos pretende compreender a concentração dos espanhóis em determinadas regiões. No entanto, a invasão de privacidade levada a cabo está a levar à contestação de muitas pessoas, que não se sentem confortáveis.

Segundo o El Economista, para monitorizar os telemóveis dos cidadãos, o INE pagou às operadoras meio milhão de euros. “As operadoras não irão facilitar dados individuais sobre os números de telefone, nem sobre os titulares dos terminais, pelo que em caso algum o INE poderá saber a posição de um terminal em específico”, explicou o INE ao diário económico espanhol.

Apesar de muitos duvidarem da legalidade do método com que o estudo está a ser conduzido, o INE contesta que esta se trata de uma análise estatística “realizada, como todas as outras, à luz da lei, que garante o segredo estatístico e cumpre com todos os requisitos da proteção de dados”.

Um porta-voz da Vodafone garante também que “a informação é totalmente anónima, não se podendo rastrear se um número se move de um lugar para o outro”. A Vodafone garantiu ainda que é muito meticulosa e exigente com o “respeito pela privacidade dos dados”, relembrando que qualquer utilizador pode desativar as permissões para que os seus dados sejam recolhidos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …

Especialistas alemães consideram que país já está a ter uma segunda vaga

Especialistas alemães consideram que o país já está a passar por uma segunda vaga de covid-19, ainda que não seja comparável à primeira. De acordo com o sindicato dos médicos Marburger Bund, o país já está …

Governo garante que julho foi o mês com mais testes à covid-19

O mês de julho registou o maior número de testes à covid-19, totalizando 431.178 rastreios e uma média diária de 13.909, revelou, esta quarta-feira, a secretária de Estado da Saúde. Na conferência de imprensa para fazer …

Imprensa chinesa acusa EUA de "abuso de poder" para roubar TikTok

Um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC) acusou esta quarta-feira os Estados Unidos (EUA) de "abusarem do seu poder" para "roubarem" o TikTok, ao forçarem a venda da aplicação de vídeos detida pela empresa …

"Poder militar supremo". Duas semanas de estado de emergência em Beirute

O Governo libanês decretou, esta quarta-feira, o estado de emergência por duas semanas em Beirute, na sequência das explosões no porto da capital. O último balanço feito pelo Governo aponta para 135 mortos. Pelo menos 135 …

43% dos restaurantes pondera avançar para insolvência

Cerca de 43% das empresas de restauração e bebidas e de 17% do alojamento turístico ponderam avançar para insolvência, informa o mais recente inquérito mensal da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP). "No …

António Mexia investe 25 mil euros no aumento de capital da EDP

O presidente do Conselho de Administração Executivo da EDP, que se encontra com funções suspensas, subscreveu 7738 ações, num investimento de 24.535 euros, no aumento de capital de mais de mil milhões de euros do …

Liga quer adeptos nas bancadas em setembro. Governo não se compromete

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta quarta-feira, que o organismo está a trabalhar para que a época 2020/21 comece com público nas bancadas. Na conferência "Futebol Profissional e Economia Pós COVID-19", …

ONU teme "catástrofe geracional" e pede medidas para reabertura das escolas

A Organização das Nações Unidas (ONU) pediu na terça-feira a todos países para que seja dada prioridade à reabertura das escolas sempre que haja controlo da transmissão local dos contágios de covid-19, alertando que o …