Indonésia quer banir o Fortnite por “destruir” o local mais sagrado do Islão

A Indonésia está a ponderar banir o Fortnite depois de um local sagrado do Islão ter sido profanado num cenário. Os jogadores dizem que o Governo está a exagerar.

Sandiaga Uno, ministra do Turismo e Economia Criativa, quer desencorajar as crianças de jogar Fortnite. Na ótica da governante, além de promover a violência, o videojogo é potencialmente blasfemo.

“Foi-me dito que os jogadores têm de destruir um ícone, semelhante ao Kaaba, para obterem novas armas e avançar para o nível seguinte”, disse Uno aos jornalistas. “Por conseguinte, instruiremos a nossa equipa para avaliar este jogo e emitir uma proibição.”

Localizado em Meca, na Arábia Saudita, o Kaaba é o local mais sagrado do Islão e o principal ponto da peregrinação anual Hajj.

A Vice explica que as alegações surgiram no mês passado, com a divulgação de aparentes imagens do jogo. A Universidade Al-Azhar do Egito analisou-as e avisou que o jogo “afeta as crenças e o respeito próprio dos jovens”, além de “subestimar a importância das suas santidades”.

No entanto, rapidamente se chegou à conclusão de que as imagens tinham surgido de um modo Criativo, no qual os utilizadores podem acrescentar os seus próprios elementos e desafios.

A divisão do Médio Oriente da Epic Games escreveu no Facebook que a Kaaba não foi profanada porque não podia ser destruída na ilha concebida por um utilizador, no modo Criativ.

Na mesma publicação, lê-se ainda que a empresa respeita “todas as religiões” e tenta proporcionar um ambiente de jogo “seguro” para todos os jogadores.

Na Indonésia, o país muçulmano mais populoso do mundo, os jogadores reagem com alguma surpresa à ameaça do Governo e consideram que o Executivo está a “exagerar”.

Proibir o jogo é demasiado extremo, uma vez que o Fortnite tem muitos fãs na Indonésia”, disse Hisar Sinambela, um jogador de 25 anos que vive em Jacarta. “Há sempre a possibilidade de os objetos no jogo se assemelharem a um edifício, mas isso não significa que representem objetos específicos.”

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bem-vindo à última fase do desconfinamento: fim do certificado em restaurantes, máscara em transportes e lares

"Estamos em condições para avançar para a terceira fase de desconfinamento." Foi com esta frase que António Costa deu início à conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira. Portugal vai avançar para a …

EUA reabrirá campo de detenção de migrantes perto da prisão de Guantánamo

A administração do Presidente dos Estados Unidos (EUA) Joe Biden se prepara para reabrir um campo de detenção de migrantes na Baía de Guantánamo, após um aumento de migrantes e requerentes de asilo no sul …

Défice desce para 5,3% do PIB no 2.º trimestre do ano

O défice orçamental do primeiro semestre deste ano é de 5,5% do PIB. A meta do ministro das Finanças para o ano de 2021 é de 4,5%.  O défice orçamental fixou-se em 5,3% do PIB no …

É a maior contração desde 1995. INE revê queda do PIB para 8,4%

A queda foi pior do que se esperava: o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 8,4% e não 7,6%, indicam os recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 8,4% em …

EUA aprovam terceira dose da Pfizer para maiores de 65 anos e grupos de risco

A Food and Drugs Adminustration (FDA) anunciou, na noite de quarta-feira, ter dado luz verde à administração de uma terceira dose da vacina da Pfizer em alguns casos. O organismo que regula a comercialização de medicamentos …

Estabelecimentos de Santos vão encerrar mais cedo. Psicólogos alertam que fim de restrições pode levar a excessos

Redução do horário é a solução encontrada pelos empresários para dar resposta à recente onda de criminalidade que se tem registado na zona de Santos. Especialistas em psicologia apontam o levantar das medidas de restrição, …

885 novos casos e cinco mortes. Internamentos continuam em queda

Portugal registou 885 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

Número de professores de informática é insuficiente para responder à procura

Aquela que poderia ser uma notícia positiva tem, na realidade, um contexto negativo, já que evidencia uma falha estrutural do sistema de ensino português. De acordo com as informações veiculadas pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), …

De olhos postos em Almada e com a aposta em Joana Mortágua, o Bloco volta a prometer passes a 20 euros

Em campanha em Almada com Joana Mortágua, a habitação e os passes sociais foram os temas em cima da mesa do Bloco de Esquerda. Depois de andar em campanha no Norte, o Bloco de Esquerda foi …

Brasil, EUA e Canadá. TAP prevê aumento de voos entre outubro e março

A TAP já está de olhos postos em novos voos para recuperar a sua operação no segundo semestre do ano e no inverno IATA – entre outubro e março. A empresa “espera progressos em termos de …