/

Indonésia planeia atração turística com dragões de Komodo ao estilo de Jurassic Park

A Indonésia planeia construir uma atração ao estilo da saga Jurassic Park para que os turistas possam ver os famosos dragões de Komodo.

De acordo com a revista Vice, em causa está uma proposta de 6,5 milhões de dólares que está ligada a uma campanha de turismo patrocinada pelo Governo indonésio. Espera-se que possa começar a operar quando o turismo internacional, parado por causa da pandemia de covid-19, retomar a sua atividade.

Não se conhecem ainda datas para a conclusão do projeto, mas a imprensa avança que o parque será construído na ilha Rinca, no Parque Nacional de Komodo, e incluirá um geo-parque com 1,3 hectares, bem como um centro de informações turísticas.

Os responsáveis pela ideia publicaram na rede social Instagram um vídeo sobre o projeto, usando o tema de John Williams para a saga Jurassic Park.

Não se sabe ainda como é que os dragões de Komodo – os maiores lagartos do mundo – farão parte do projeto, mas alguns especialista e residentes já vierem criticar a proposta.

“De acordo com os nossos ancestrais, conservação significa viver junto dos dragões do Komodo no seu ecossistema (…) Conservação não tem nada a ver com gerar benefícios financeiros”, disse um local à ABC News.

Um representante da comunidade empresarial da região disse à mesma emissora que o plano deveria ser descartado: “Exigimos que o Governo seja totalmente transparente em relação à construção e consulte o público imediatamente e com antecedência”.

A Ilha de Komodo reabriu recentemente ao público depois de ter sido obrigada a fechar por causa da pandemia. Podem visitar a região um máximo de 25 pessoas por dia, estando estas obrigadas a fazer um pré-registo através das agências de viagem.

No ano passado, a ilha estava a debater a aplicação de medidas mais rígidas, a limitação do número de visitantes e o aumento dos bilhetes de entrada para proteger a espécie.

Em abril de 2019 chegou mesmo a fechar temporariamente para que os répteis gigantes recuperassem depois de as autoridades terem intercetado uma quadrilha local de contrabando de dragões de Komodo.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.