Indonésia planeia atração turística com dragões de Komodo ao estilo de Jurassic Park

A Indonésia planeia construir uma atração ao estilo da saga Jurassic Park para que os turistas possam ver os famosos dragões de Komodo.

De acordo com a revista Vice, em causa está uma proposta de 6,5 milhões de dólares que está ligada a uma campanha de turismo patrocinada pelo Governo indonésio. Espera-se que possa começar a operar quando o turismo internacional, parado por causa da pandemia de covid-19, retomar a sua atividade.

Não se conhecem ainda datas para a conclusão do projeto, mas a imprensa avança que o parque será construído na ilha Rinca, no Parque Nacional de Komodo, e incluirá um geo-parque com 1,3 hectares, bem como um centro de informações turísticas.

Os responsáveis pela ideia publicaram na rede social Instagram um vídeo sobre o projeto, usando o tema de John Williams para a saga Jurassic Park.

Não se sabe ainda como é que os dragões de Komodo – os maiores lagartos do mundo – farão parte do projeto, mas alguns especialista e residentes já vierem criticar a proposta.

“De acordo com os nossos ancestrais, conservação significa viver junto dos dragões do Komodo no seu ecossistema (…) Conservação não tem nada a ver com gerar benefícios financeiros”, disse um local à ABC News.

Um representante da comunidade empresarial da região disse à mesma emissora que o plano deveria ser descartado: “Exigimos que o Governo seja totalmente transparente em relação à construção e consulte o público imediatamente e com antecedência”.

A Ilha de Komodo reabriu recentemente ao público depois de ter sido obrigada a fechar por causa da pandemia. Podem visitar a região um máximo de 25 pessoas por dia, estando estas obrigadas a fazer um pré-registo através das agências de viagem.

No ano passado, a ilha estava a debater a aplicação de medidas mais rígidas, a limitação do número de visitantes e o aumento dos bilhetes de entrada para proteger a espécie.

Em abril de 2019 chegou mesmo a fechar temporariamente para que os répteis gigantes recuperassem depois de as autoridades terem intercetado uma quadrilha local de contrabando de dragões de Komodo.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Costa diz que estado de emergência é "prematuro" e põe de lado o recolhimento obrigatório

Numa altura em que o número de infetados não pára de subir em Portugal, o Governo prefere manter a situação de calamidade para dar resposta à pandemia, o que permite tomar medidas como o confinamento …

22-0: a soma de dois jogos, no mesmo dia

Com claro destaque para o que aconteceu nos Países Baixos: 13-0, vitória do Ajax. Recorde no campeonato holandês, cinco golos de um jogador, um guarda-redes a querer marcar uma grande penalidade... O que aconteceu no sábado, …

Aminoácido produzido no cérebro pode prevenir ataques epiléticos

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade da Florida descobriu que um aminoácido produzido pelo cérebro pode desempenhar um papel crucial na prevenção de um tipo de ataque epilético. As crises epiléticas do …

Ir à escola, viajar e assistir a espetáculos. As exceções à proibição de circulação entre concelhos

No final do último Conselho de Ministros, na semana passada, o Governo anunciou a proibição de circulação entre concelhos entre as 0h de 30 de outubro e as 6h de 3 de novembro, englobando o …

País Basco em confinamento, Bélgica quer transferir doentes para os Países Baixos e França "perdeu o controlo"

Numa altura em que a Europa volta a ser epicentro da pandemia de covid-19, o País Basco decretou o confinamento da população e França considera impor a mesma medida. Com falta de camas, Bélgica pediu …

"Dia histórico". Senado confirma nomeação de Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos EUA

O Senado norte-americano confirmou segunda-feira à noite a juíza Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, o que representa uma vitória política para o Presidente Donald Trump a poucos dias das eleições …

Os olhos das corujas podem ter uma "lente" que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes …

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …