Indonésia escolhe nova capital (enquanto a actual se afunda)

osrin / Flickr

Jacarta, capital da Indonésia

O governo da Indonésia anunciou que até ao fim do ano estará concluído um estudo para transferir a capital do país, Jacarta. A cidade superpovoada, cujo solo se afunda até 20 centímetros por ano em algumas zonas, será substituída por outra cidade, ainda não definida – já que há várias candidatas.

O ministro de Planeamento e Desenvolvimento Nacional, Bambang Brodjonegoro, declarou no início do mês que entregará ao presidente indonésio, Joko Widodo, um relatório que avalia a viabilidade de várias cidades para receber a capital administrativa.

“Incluirá a localização, os planos de financiamento, as necessidades estimadas e outros detalhes, mas ainda não o desenho da cidade. Estará situada fora da ilha de Java“, disse o ministro, em referência ao principal foco político e demográfico do arquipélago.

Brodjonegoro não quis revelar as cidades candidatas antes de apresentar o estudo. O ministro de Obras Públicas e Habitação, Basuki Hadimuljono, disse em julho que estão em estudo cidades em três províncias da parte indonésia da ilha de Bornéu.

Segundo Brodjonegoro revelou este ano em várias declarações à imprensa, entre 2018 e 2019 serão realizadas as reuniões para estudar a transferência, que requer a construção de novos edifícios do governo.

Jacarta será mantida como capital empresarial e financeira, o que não deixa claro como a transferência pode ajudar a aliviar os problemas de superpopulação da cidade, que conta com mais de 10 milhões de habitantes.

Cerca de 40% da capital indonésia já se encontra abaixo do nível do mar. Uma das medidas para tentar evitar que o problema piore é a construção de um grande dique na baía de Jacarta.

No entanto, para Peter Letitre, especialista da holandesa Deltares, uma das empresas de consultoria que presta serviços ao governo indonésio em projectos de gestão de recursos hídricos na capital, o verdadeiro problema é a extracção de água subterrânea.

“Parar a extracção profunda de água subterrânea pode dar certo. Funcionou nos anos 70 em Tóquio, que tinha o mesmo problema“, explicou Letitre à Agência EFE.

Segundo o consultor, o norte de Jacarta tem os índices mais altos de afundamento da superfície, entre 15 e 20 centímetros ao ano. No noroeste, a média é de sete a dez centímetros, e no nordeste de entre dois e quatro, o que torna Jacarta “uma das cidades que se afundam mais rapidamente do mundo“.

Por enquanto, os planos para deter a extracção de água, que requerem oferecer alternativas de fornecimento ou aumentar a reciclagem de água em indústrias e edifícios, entre outras medidas, está em fase inicial.

Por outro lado, o projecto do dique, que incluía a criação de 17 ilhas artificiais, viu a sua escala reduzida por problemas de financiamento, e foi rejeitado por ONGs e associações de moradores devido aos impactos ambientais e sociais – além de se ter visto envolvido em escândalos de corrupção.

A Coligação para Salvar a Baía de Jacarta, formada por organizações de direitos humanos, ecologistas e pescadores, pediu este mês ao Parlamento que impeça a construção das ilhas artificiais.

Em Pluit, um dos bairros a norte de Jacarta que se afundam a um ritmo mais rápido, uma moradora contou que por estar tão perto do mar os vizinhos não podem extrair água dos poços, mas que ainda assim as casas sofrem as consequências da extracção realizada em outras regiões.

“Recentemente as inundações foram enormes, porque havia água que entrou por uma brecha no embarcadouro. Chegava à minha cintura, a minha casa ficou inundada até meio”, relatou a moradora.

// EFE

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Portugal deveria fazer o mesmo, como Lisboa está na rota de terramotos e tsunamis, talvez fosse urgente mudar a capital mais para norte.

  2. A solução para os indonésios e não só está no uso de preservativos ou pílulas contraceptivas, enquanto não houver um controlo na natalidade e se deixarem de andar a tentar a ver quem conseguem ter a cidade mais habitada do mundo onde a vida se torna quase impossível e artificial não resolverão o problema e o planeta ir-se-à tornar de facto impossível de viver.

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …