Indonésia escolhe nova capital (enquanto a actual se afunda)

osrin / Flickr

Jacarta, capital da Indonésia

O governo da Indonésia anunciou que até ao fim do ano estará concluído um estudo para transferir a capital do país, Jacarta. A cidade superpovoada, cujo solo se afunda até 20 centímetros por ano em algumas zonas, será substituída por outra cidade, ainda não definida – já que há várias candidatas.

O ministro de Planeamento e Desenvolvimento Nacional, Bambang Brodjonegoro, declarou no início do mês que entregará ao presidente indonésio, Joko Widodo, um relatório que avalia a viabilidade de várias cidades para receber a capital administrativa.

“Incluirá a localização, os planos de financiamento, as necessidades estimadas e outros detalhes, mas ainda não o desenho da cidade. Estará situada fora da ilha de Java“, disse o ministro, em referência ao principal foco político e demográfico do arquipélago.

Brodjonegoro não quis revelar as cidades candidatas antes de apresentar o estudo. O ministro de Obras Públicas e Habitação, Basuki Hadimuljono, disse em julho que estão em estudo cidades em três províncias da parte indonésia da ilha de Bornéu.

Segundo Brodjonegoro revelou este ano em várias declarações à imprensa, entre 2018 e 2019 serão realizadas as reuniões para estudar a transferência, que requer a construção de novos edifícios do governo.

Jacarta será mantida como capital empresarial e financeira, o que não deixa claro como a transferência pode ajudar a aliviar os problemas de superpopulação da cidade, que conta com mais de 10 milhões de habitantes.

Cerca de 40% da capital indonésia já se encontra abaixo do nível do mar. Uma das medidas para tentar evitar que o problema piore é a construção de um grande dique na baía de Jacarta.

No entanto, para Peter Letitre, especialista da holandesa Deltares, uma das empresas de consultoria que presta serviços ao governo indonésio em projectos de gestão de recursos hídricos na capital, o verdadeiro problema é a extracção de água subterrânea.

“Parar a extracção profunda de água subterrânea pode dar certo. Funcionou nos anos 70 em Tóquio, que tinha o mesmo problema“, explicou Letitre à Agência EFE.

Segundo o consultor, o norte de Jacarta tem os índices mais altos de afundamento da superfície, entre 15 e 20 centímetros ao ano. No noroeste, a média é de sete a dez centímetros, e no nordeste de entre dois e quatro, o que torna Jacarta “uma das cidades que se afundam mais rapidamente do mundo“.

Por enquanto, os planos para deter a extracção de água, que requerem oferecer alternativas de fornecimento ou aumentar a reciclagem de água em indústrias e edifícios, entre outras medidas, está em fase inicial.

Por outro lado, o projecto do dique, que incluía a criação de 17 ilhas artificiais, viu a sua escala reduzida por problemas de financiamento, e foi rejeitado por ONGs e associações de moradores devido aos impactos ambientais e sociais – além de se ter visto envolvido em escândalos de corrupção.

A Coligação para Salvar a Baía de Jacarta, formada por organizações de direitos humanos, ecologistas e pescadores, pediu este mês ao Parlamento que impeça a construção das ilhas artificiais.

Em Pluit, um dos bairros a norte de Jacarta que se afundam a um ritmo mais rápido, uma moradora contou que por estar tão perto do mar os vizinhos não podem extrair água dos poços, mas que ainda assim as casas sofrem as consequências da extracção realizada em outras regiões.

“Recentemente as inundações foram enormes, porque havia água que entrou por uma brecha no embarcadouro. Chegava à minha cintura, a minha casa ficou inundada até meio”, relatou a moradora.

EFE // EFE

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Portugal deveria fazer o mesmo, como Lisboa está na rota de terramotos e tsunamis, talvez fosse urgente mudar a capital mais para norte.

  2. A solução para os indonésios e não só está no uso de preservativos ou pílulas contraceptivas, enquanto não houver um controlo na natalidade e se deixarem de andar a tentar a ver quem conseguem ter a cidade mais habitada do mundo onde a vida se torna quase impossível e artificial não resolverão o problema e o planeta ir-se-à tornar de facto impossível de viver.

RESPONDER

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Catarina Martins faz apelo a Costa. "Moratórias têm de ser estendidas já"

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez um apelo direto ao primeiro-ministro, este sábado, para que não espere que "seja tarde demais" e decida já estender as moratórias, evitando assim uma vaga de despejos e …