Índia usa zumbidos de abelhas para manter os elefantes afastados da ferrovia

A Divisão Ferroviária de Moradabad, no estado indiano de Uttar Pradesh, encontrou uma nova estratégia para manter os elefantes afastados das linhas de ferro: sistemas de som que emitem zumbidos de abelhas.

Sem necessário investir muito, a iniciativa foi bem sucedida, reduzindo significativamente o número de incidentes com elefantes na ferrovia. Tal como frisa o All Thats Interesting, a estratégia só funciona porque os elefantes têm pavor de abelhas.

“O sistema provou ser um sucesso, já que nenhuma colisão entre comboios e animais ocorreu nos últimos dois anos”, disse o gerente da divisão ferroviária, Tarun Prakash.

Ao contrário dos zumbidos das abelhas, o barulho dos comboios não assusta os elefantes.  Entre 1987 e 2017, estas colisões, que implicam consequências graves quer para os animais quer para os passageiros, mataram 266 elefantes.

Entre 2013 e 2018, foram atingidos 30 espécimes só na região de Bengala Ocidental.

O sistema de som foi instalado pela primeira vez na linha Haridwar-Dehradun, que passa pelo Parque Nacional Rajaji, há cerca de dois anos. Atualmente, há mais de 50 destes sistemas instalados ao longo da Northeast Frontier Railway (NFR).

“Os altifalantes foram instalados em cruzamentos ferroviários previamente selecionados, onde existem zonas de animais, e reproduzem zumbidos de abelhas”, disse Prakash.

O som é reproduzido durante alguns minutos antes de um comboio chegar à sua estação, sendo audível para os elefantes a cerca de 610 metros (2.000 pés) de distância. “Distrai os animais selvagens, especialmente os elefantes, fazendo com que se afastem dos trilhos. Desta forma, os animais não morrem quando ultrapassam as linhas”, continuou.

Os condutores foram também instruídos no sentido de reduzirem temporariamente a velocidade ao se aproximarem dos locais que costumam ter animais nas redondezas.

Esta iniciativa rendeu à NFR um prémio de “Melhor Ideia Inovadora”, segundo a Phys.

O programa foi batizado como Plan Bee (Plano Abelha).

A iniciativa visa salvar a vida dos elefantes, que enfrentam cada vez mais ameaças relacionadas com a atividade humana na Índia. Cerca de 700 elefantes terão sido mortos na sequência de incidentes relacionados com o Homem entre 2011 e 2019, segundo dados avançados pelo jornal local Times of India.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …