Índia usa zumbidos de abelhas para manter os elefantes afastados da ferrovia

A Divisão Ferroviária de Moradabad, no estado indiano de Uttar Pradesh, encontrou uma nova estratégia para manter os elefantes afastados das linhas de ferro: sistemas de som que emitem zumbidos de abelhas.

Sem necessário investir muito, a iniciativa foi bem sucedida, reduzindo significativamente o número de incidentes com elefantes na ferrovia. Tal como frisa o All Thats Interesting, a estratégia só funciona porque os elefantes têm pavor de abelhas.

“O sistema provou ser um sucesso, já que nenhuma colisão entre comboios e animais ocorreu nos últimos dois anos”, disse o gerente da divisão ferroviária, Tarun Prakash.

Ao contrário dos zumbidos das abelhas, o barulho dos comboios não assusta os elefantes.  Entre 1987 e 2017, estas colisões, que implicam consequências graves quer para os animais quer para os passageiros, mataram 266 elefantes.

Entre 2013 e 2018, foram atingidos 30 espécimes só na região de Bengala Ocidental.

O sistema de som foi instalado pela primeira vez na linha Haridwar-Dehradun, que passa pelo Parque Nacional Rajaji, há cerca de dois anos. Atualmente, há mais de 50 destes sistemas instalados ao longo da Northeast Frontier Railway (NFR).

“Os altifalantes foram instalados em cruzamentos ferroviários previamente selecionados, onde existem zonas de animais, e reproduzem zumbidos de abelhas”, disse Prakash.

O som é reproduzido durante alguns minutos antes de um comboio chegar à sua estação, sendo audível para os elefantes a cerca de 610 metros (2.000 pés) de distância. “Distrai os animais selvagens, especialmente os elefantes, fazendo com que se afastem dos trilhos. Desta forma, os animais não morrem quando ultrapassam as linhas”, continuou.

Os condutores foram também instruídos no sentido de reduzirem temporariamente a velocidade ao se aproximarem dos locais que costumam ter animais nas redondezas.

Esta iniciativa rendeu à NFR um prémio de “Melhor Ideia Inovadora”, segundo a Phys.

O programa foi batizado como Plan Bee (Plano Abelha).

A iniciativa visa salvar a vida dos elefantes, que enfrentam cada vez mais ameaças relacionadas com a atividade humana na Índia. Cerca de 700 elefantes terão sido mortos na sequência de incidentes relacionados com o Homem entre 2011 e 2019, segundo dados avançados pelo jornal local Times of India.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Conselho de Disciplina instaura dois processos disciplinares a Varandas

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) instaurou, esta quinta-feira, dois processos disciplinares ao presidente do Sporting, na sequência das declarações proferidas sobre o seu homólogo do FC Porto e das …

Há infetados que escondem a doença com medo de perder o salário

O médico António Pais Lacerda, diretor do serviço de Medicina Interna II do Hospital Santa Maria, em Lisboa, alerta que o medo de perder salário ou emprego leva pessoas infetadas com o novo coronavírus …

Tottenham perde frente ao Antuérpia. Mourinho "rasga" equipa: "Queria fazer 11 substituições ao intervalo"

O Tottenham perdeu esta quinta-feira frente ao Antuérpia, na segunda jornada da Liga Europa de futebol, levando o treinador português José Mourinho a criticar a sua equipa. "Queria fazer 11 substituições ao intervalo", admitiu. No …

PCP sobe fasquia no OE2021. Quer mais um escalão de IRS

O PCP quer que o Orçamento do Estado para 2021 contemple a criação de um novo escalão de IRS, segundo uma das dezenas propostas de alteração ao documento que os comunistas fizeram chegar ao Parlamento. Em …

Equipas lusas 100% vitoriosas na jornada europeia. Gaitán estreou-se com um grande golo

O SC Braga e o Benfica venceram esta sexta-feira as partidas a contar para a Liga Europa, depois de o FC Porto ter também saído vitorioso do jogo que disputou frente aos gregos do Olympiacos …

Mutação do coronavírus pode ter tido origem em Espanha (e isso pode explicar a segunda vaga)

Análises realizadas pela Universidade de Basileia, a Escola Politécnica Federal de Zurique e o consórcio espanhol SeqCovid-Spain, liderado pelo Conselho Superior de Investigação Científica, mostram que a nova variante se espalhou pela Europa e outras …

Arqueólogos encontraram lamas sacrificadas pelos Incas no Peru

Arqueólogos encontraram, no Peru, restos mortais mumificados de cinco lamas que foram sacrificadas pelos deuses Incas há cerca de 500 anos. De acordo com o site Live Science, as lamas mumificadas ainda estão adornadas com os cordões …

"Nunca vi nada assim." Ameaça terrorista é mais intensa do que nunca em França (e mais difícil de travar)

O ataque terrorista dentro de uma Igreja em Nice, com a morte de 3 pessoas, veio reforçar a ameaça do terrorismo islâmico em França. Já havia sinais e alertas oficiais de perigo numa altura em …

Costa recebe partidos esta sexta-feira. "Nenhuma medida está excluída", garante Costa

O primeiro-ministro recebe esta sexta-feira, em São Bento, os partidos com representação parlamentar para procurar um consenso para a adoção de medidas imediatas de combate à pandemia de covid-19. Além disso, o Governo vai auscultar …

Ratos-toupeira-nus foram apanhados a raptar bebés de outras colónias

Cientistas descobriram dois casos em que ratos-toupeira-nus foram raptados da sua colónia, tendo sido transformados em escravos. De acordo com o site Science Alert, embora os ratos-toupeira-nus (Heterocephalus glaber) sejam pequenos, têm grandes colónias compostas por …