/

Índia usa zumbidos de abelhas para manter os elefantes afastados da ferrovia

A Divisão Ferroviária de Moradabad, no estado indiano de Uttar Pradesh, encontrou uma nova estratégia para manter os elefantes afastados das linhas de ferro: sistemas de som que emitem zumbidos de abelhas.

Sem necessário investir muito, a iniciativa foi bem sucedida, reduzindo significativamente o número de incidentes com elefantes na ferrovia. Tal como frisa o All Thats Interesting, a estratégia só funciona porque os elefantes têm pavor de abelhas.

“O sistema provou ser um sucesso, já que nenhuma colisão entre comboios e animais ocorreu nos últimos dois anos”, disse o gerente da divisão ferroviária, Tarun Prakash.

Ao contrário dos zumbidos das abelhas, o barulho dos comboios não assusta os elefantes.  Entre 1987 e 2017, estas colisões, que implicam consequências graves quer para os animais quer para os passageiros, mataram 266 elefantes.

Entre 2013 e 2018, foram atingidos 30 espécimes só na região de Bengala Ocidental.

O sistema de som foi instalado pela primeira vez na linha Haridwar-Dehradun, que passa pelo Parque Nacional Rajaji, há cerca de dois anos. Atualmente, há mais de 50 destes sistemas instalados ao longo da Northeast Frontier Railway (NFR).

“Os altifalantes foram instalados em cruzamentos ferroviários previamente selecionados, onde existem zonas de animais, e reproduzem zumbidos de abelhas”, disse Prakash.

O som é reproduzido durante alguns minutos antes de um comboio chegar à sua estação, sendo audível para os elefantes a cerca de 610 metros (2.000 pés) de distância. “Distrai os animais selvagens, especialmente os elefantes, fazendo com que se afastem dos trilhos. Desta forma, os animais não morrem quando ultrapassam as linhas”, continuou.

Os condutores foram também instruídos no sentido de reduzirem temporariamente a velocidade ao se aproximarem dos locais que costumam ter animais nas redondezas.

Esta iniciativa rendeu à NFR um prémio de “Melhor Ideia Inovadora”, segundo a Phys.

O programa foi batizado como Plan Bee (Plano Abelha).

A iniciativa visa salvar a vida dos elefantes, que enfrentam cada vez mais ameaças relacionadas com a atividade humana na Índia. Cerca de 700 elefantes terão sido mortos na sequência de incidentes relacionados com o Homem entre 2011 e 2019, segundo dados avançados pelo jornal local Times of India.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.