Índia usa zumbidos de abelhas para manter os elefantes afastados da ferrovia

A Divisão Ferroviária de Moradabad, no estado indiano de Uttar Pradesh, encontrou uma nova estratégia para manter os elefantes afastados das linhas de ferro: sistemas de som que emitem zumbidos de abelhas.

Sem necessário investir muito, a iniciativa foi bem sucedida, reduzindo significativamente o número de incidentes com elefantes na ferrovia. Tal como frisa o All Thats Interesting, a estratégia só funciona porque os elefantes têm pavor de abelhas.

“O sistema provou ser um sucesso, já que nenhuma colisão entre comboios e animais ocorreu nos últimos dois anos”, disse o gerente da divisão ferroviária, Tarun Prakash.

Ao contrário dos zumbidos das abelhas, o barulho dos comboios não assusta os elefantes.  Entre 1987 e 2017, estas colisões, que implicam consequências graves quer para os animais quer para os passageiros, mataram 266 elefantes.

Entre 2013 e 2018, foram atingidos 30 espécimes só na região de Bengala Ocidental.

O sistema de som foi instalado pela primeira vez na linha Haridwar-Dehradun, que passa pelo Parque Nacional Rajaji, há cerca de dois anos. Atualmente, há mais de 50 destes sistemas instalados ao longo da Northeast Frontier Railway (NFR).

“Os altifalantes foram instalados em cruzamentos ferroviários previamente selecionados, onde existem zonas de animais, e reproduzem zumbidos de abelhas”, disse Prakash.

O som é reproduzido durante alguns minutos antes de um comboio chegar à sua estação, sendo audível para os elefantes a cerca de 610 metros (2.000 pés) de distância. “Distrai os animais selvagens, especialmente os elefantes, fazendo com que se afastem dos trilhos. Desta forma, os animais não morrem quando ultrapassam as linhas”, continuou.

Os condutores foram também instruídos no sentido de reduzirem temporariamente a velocidade ao se aproximarem dos locais que costumam ter animais nas redondezas.

Esta iniciativa rendeu à NFR um prémio de “Melhor Ideia Inovadora”, segundo a Phys.

O programa foi batizado como Plan Bee (Plano Abelha).

A iniciativa visa salvar a vida dos elefantes, que enfrentam cada vez mais ameaças relacionadas com a atividade humana na Índia. Cerca de 700 elefantes terão sido mortos na sequência de incidentes relacionados com o Homem entre 2011 e 2019, segundo dados avançados pelo jornal local Times of India.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas descobrem compostos promissores para tratar cancro do fígado mortal

Investigadores descobriram algumas classes de terapêuticos que destroem as células tumorais fibrolamelares que crescem em ratos e testaram-nas em células humanas extraídas de tumores. As opções de tratamento para o cancro do fígado mortal, chamado carcinoma …

Governo sueco na corda bamba. Moção de censura pode fazê-lo cair

Depois de, neste domingo, ter falhado a tentativa de acordo parlamentar, o Governo sueco enfrenta hoje uma prova de fogo. Esta segunda-feira, o Governo da Suécia pode cair se o Parlamento aprovar a moção de censura. Segundo …

Conseguirão os humanos compreender baleiês? Cientistas acreditam que sim

Uma equipa de investigadores está a tentar recolher e decifrar os sons emitidos por cachalotes, para compreender a sua linguagem. Os cachalotes estão entre os animais mais barulhentos do planeta, produzindo sons de rangidos, batidas e …

NASA regressa a Vénus para perceber se o planeta já foi habitável no passado

A NASA está a regressar a Vénus para aprender como é que o planeta se tornou um deserto quente e venenoso — e se o planeta já foi habitável no passado. A NASA está finalmente a …

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …