Índia vive pior vaga de frio dos últimos 119 anos

O Norte da Índia está a viver o inverno mais rigoroso dos últimos 119 anos, com as temperaturas a atingiram na quinta-feira os seis graus, mais de vinte graus abaixo do normal para esta altura do ano. Esta vaga de frio, a mais intensa desde dezembro de 1901, é consequência da poluição extrema.

Segundo noticiou o Público, citando o New York Times, o frio e o nevoeiro levaram ao cancelamento de voos e ao encerramento de escolas. As temperaturas têm sido tão baixas que, antes do anoitecer, milhares de pessoas se dirigem a lojas de roupa e de eletrodomésticos para se aquecerem.

Como a maioria das casas não está preparada para temperaturas tão baixas, a população tem recorrido ao uso de aquecedores, cujo preço já subiu dos dez dólares (8,9 euros) para os 19 (16,9 euros).

As autoridades têm distribuído mantas para os mais necessitados, para os quais foram também disponibilizados 200 abrigos temporários na capital. “Com este frio, é impossível dormir sem um tecto”, referiu ao mesmo jornal Mahmohan Singh, um trabalhador manual que recebe 10 dólares por dia.

Os hospitais da capital indiana viram, durante o fim-de-semana, uma afluência fora do normal de pacientes com sintomas de pneumonia.

Como referiu o Público, os 20 milhões de habitantes de Nova Deli estão sob uma intensa nuvem de fumo, 20 vezes superior aos níveis de poluição recomendados pela Organização Mundial de Saúde. As autoridades declararam o estado de emergência e os residentes são obrigados a usar máscaras, com os casos de doenças respiratórias a aumentar.

“O nevoeiro denso é a principal causa do frio”, referiu ao New York Times o meteorologista do centro nacional indiano, Rajendra Kumar Jenamani. A humidade trazida pelas tempestades do Mediterrâneo, o vento de baixa altitude e a poluição criaram as condições para que o nevoeiro se adensasse, concluiu o especialista.

No estado de Uttar Pradesh, no Norte do país, a fraca visibilidade obrigou ao adiamento de 500 voos e ao cancelamento de 16. Os acidentes rodoviários também têm aumentado e, na semana passada, seis pessoas morreram quando um carro derrapou para fora da estrada.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

    • Leu a notícia? Eu ajudo: “Esta vaga de frio, a mais intensa desde dezembro de 1901, é consequência da poluição extrema.”

      Curioso que os negacionistas raramente comentam na larga maioria das notícias (inundações em Veneza, nível do mar a subir, Ártico cada vez mais reduzido, glaciares a desaparecer, incêndios na Austrália e Califórnia, recordes de temperatura alta ano após ano, etc, etc, etc).

      Curioso é também observar que a malta anti-vacinas e proponente da Terra plana são tipicamente negacionistas do aquecimento global antropogénico. Um bando de gente informada, portanto.

      Cumprimentos.

      • o pessoal pensa que o aquecimento global devido à poluição significa apenas aquecimento.
        quando na verdade são acontecimentos meteorológicos extremos.. frio, calor, vento, chuva..
        foram infelizes com a designação, e agora alguns infelizes nao compreendem o que se trata.

        • É verdade o que diz, mas também é verdade que em média temos um aquecimento. Ou seja, o termo até está correto. No entanto, como refere e bem, não é um termo que facilite o entendimento por parte dos ditos infelizes.
          Cumprimentos e bom ano!

      • Claro. Eu quando quero fazer frio cá em casa é ligar o motor do carro e é frio instantaneo. Cada borreirice acientifica para negar que o planeta está a arrefecer rapidamente

        • Claro, pois obviamente ligar o motor do carro dentro de casa é exatamente o mesmo que poluição atmosférica tão densa que tapa o sol. É um raciocínio de nível semelhante ao dos terraplanistas: a Terra só pode ser plana pois não conseguem ver a curvatura. Borreirices acientíficas de facto!

  1. A emição de CO2 somente poderia causar o aquecimento do planeta por conta do efeito estufa. Assim seria, seguindo o que dizem os tolos, defensores do aquecimento global, que não largam o osso de jeito nenhum. Um Esfriamento seria impossível seguindo essa tese. Básicamente esse frio não tem nada a ver com poluição, mesmo que exista uma grande poluição por lá.

RESPONDER

Estados Unidos admitem possibilidade de novo surto no outono

O diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos disse haver a possibilidade de o país enfrentar um novo surto depois do verão, mas lembrou que nessa altura "várias coisas vão …

Mortes em Portugal estão a aumentar desde o início do mês (sem contar com a Covid-19)

Já morreram mais pessoas em Portugal, neste ano, do que em igual período do ano passado, com especial destaque para o  mês de Março, onde a taxa de mortalidade aumentou, mesmo sem contar com as vítimas de …

PCP quer reabrir camas e decretar preços máximos nos combustíveis para enfrentar pandemia

O PCP apresentou um pacote extenso de propostas para fazer face aos impactos do surto de covid-19. Entre elas está a reabertura do Hospital Militar. O PCP apresentou um conjunto de medidas para fazer face ao …

Houseparty nega pirataria e oferece recompensa milionária a quem provar "campanha difamatória"

A aplicação favorita de quem está em quarentena está sob acusação de piratear contas de outras apps. A Houseparty nega e oferece uma recompensa de 1 milhão de dólares a quem provar a "campanha de …

"Agricultura não pára". Há trabalho no campo para os trabalhadores em lay-off

Com a época das colheitas à porta e a falta de braços no campo, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) vai propor ao Governo a criação de plataformas de emprego temporário para permitir aos …

Covid-19. Cerimónias fúnebres proibidas em Espanha

As cerimónias fúnebres foram hoje proibidas em Espanha, o segundo país mais afetado pela covid-19 no mundo, e os funerais não podem ter mais do que três pessoas presentes, para impedir a propagação da pandemia …

Falta de meios dificulta marcação de testes à Covid-19

Os utentes do Norte referenciados pelas autoridades de saúde para fazerem o teste à Covid-19 estão a ter grandes dificuldades na marcação nos laboratórios recomendados, devido ao disparo na procura e ao facto de a …

"Impõe-se manter as medidas de contenção", diz Marcelo

O Presidente da República afirmou esta terça-feira que se impõe manter as medidas de contenção que vigoram em Portugal, referindo que essa foi uma opinião unânime na segunda reunião técnica sobre a situação da covid-19 …

Crise poderá levar a Juve a vender Ronaldo por 70 milhões

A crise financeira causada pela pandemia de covid-19 poderá "obrigar" a Juventus a vender Cristiano Ronaldo por 70 milhões de euros, avança a imprensa italiana, frisando que existem mais dois cenários em cima da mesa. O …

Pavilhão Rosa Mota transformado em "Hospital de Missão" com 300 camas

O Pavilhão Rosa Mota, no Porto, entrará, na próxima semana, em funcionamento como “Hospital de Missão” e, com 300 camas, servirá para acolher doentes com poucos sintomas de covid-19 ou até assintomáticos sem “retaguarda familiar”. “Trata-se …