Índia vai construir 3.000 quilómetros de muros ao longo das ferrovias para evitar mortes

O Governo indiano quer construir mais de três mil quilómetros de muros – barreiras de cimento com cerca de 2,7 metros de altura – ao longo das vias férreas que atravessam zonas residenciais.

A Índia planeia construir mais de três mil quilómetros de muros ao longo das ferrovias numa tentativa de reduzir as dezenas de milhares de mortes provocadas por atropelamentos por comboios.

O Governo indiano informou que irá construir uma barreira de cimento com 2,7 metros de altura ao longo das vias férreas que atravessam zonas residenciais, adianta o jornal britânico The Guardian.

Segundo o The Indian Express, a decisão foi tomada pelo Ministério das Ferrovias após a recente tragédia no Punjab, em que 61 pessoas morreram atropeladas por um comboio, durante a celebração do festival hindu de Dusshera.

De acordo com os dados oficiais do Governo, nos últimos três anos morreram mais de 49 mil pessoas em acidentes deste tipo. As autoridades indianas especulam ainda que muitas das vítimas mortais poderiam estar distraídas com os seus telemóveis na hora do acidente.

Na Índia, os comboios são um meio de transporte vital. Diariamente, circulam 12 mil composições, transportando mais do dobro da população portuguesa: 23 milhões de passageiros.

No entanto, apesar de crucial, é uma rede muito problemática. Só no ano de 2015, morreram 33.700 pessoas vítimas de acidentes ferroviários. Segundo o diário, muitas delas morrera por quedas de composições a abarrotar ou sendo atingidas por outros comboios enquanto viajavam no exterior das carruagens.

Aliás, só na rede que serve a cidade de Mumbai morreram nos últimos cinco anos mais de 18 mil pessoas.

Em 2012, um relatório do Governo indiano classificou este problema de “massacre“. Ainda assim, o Governo relativizou o problema, adiantando que o número de mortes é proporcional à dimensão da rede e do número de utilizadores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …