/

Índia vai construir 3.000 quilómetros de muros ao longo das ferrovias para evitar mortes

O Governo indiano quer construir mais de três mil quilómetros de muros – barreiras de cimento com cerca de 2,7 metros de altura – ao longo das vias férreas que atravessam zonas residenciais.

A Índia planeia construir mais de três mil quilómetros de muros ao longo das ferrovias numa tentativa de reduzir as dezenas de milhares de mortes provocadas por atropelamentos por comboios.

O Governo indiano informou que irá construir uma barreira de cimento com 2,7 metros de altura ao longo das vias férreas que atravessam zonas residenciais, adianta o jornal britânico The Guardian.

Segundo o The Indian Express, a decisão foi tomada pelo Ministério das Ferrovias após a recente tragédia no Punjab, em que 61 pessoas morreram atropeladas por um comboio, durante a celebração do festival hindu de Dusshera.

De acordo com os dados oficiais do Governo, nos últimos três anos morreram mais de 49 mil pessoas em acidentes deste tipo. As autoridades indianas especulam ainda que muitas das vítimas mortais poderiam estar distraídas com os seus telemóveis na hora do acidente.

Na Índia, os comboios são um meio de transporte vital. Diariamente, circulam 12 mil composições, transportando mais do dobro da população portuguesa: 23 milhões de passageiros.

No entanto, apesar de crucial, é uma rede muito problemática. Só no ano de 2015, morreram 33.700 pessoas vítimas de acidentes ferroviários. Segundo o diário, muitas delas morrera por quedas de composições a abarrotar ou sendo atingidas por outros comboios enquanto viajavam no exterior das carruagens.

Aliás, só na rede que serve a cidade de Mumbai morreram nos últimos cinco anos mais de 18 mil pessoas.

Em 2012, um relatório do Governo indiano classificou este problema de “massacre“. Ainda assim, o Governo relativizou o problema, adiantando que o número de mortes é proporcional à dimensão da rede e do número de utilizadores.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.