O fabricante indiano Ringing Bells anunciou esta quarta-feira o lançamento do smartphone mais barato do mundo, o Freedom 251. O valor do dispositivo: 251 rúpias, ou seja, 3,29 euros.
O Freedom 251 tenta competir num mercado já dominado por aparelhos de baixo custo. “Este é o nosso aparelho modelo e achamos que ele vai revolucionar a indústria”, afirmou uma porta-voz da empresa à AFP.
O smartphone conta com um sistema operativo Android 5.1 Lollipop, um monitor de quatro polegadas, um processador quad-core 1,3 GHz, 8GB de armazenamento, uma câmara de 3,2 megapixel e um ano de garantia.
O preço extremamente baixo depende dos subsídios atribuídos pelo Governo local, liderado por Narendra Modi. O equipamento poderá estar a ser financiado ao abrigo do programa “Make in India”, lançado em setembro de 2014 para apoiar a produção nacional.
“Sabemos que este telemóvel está a ser altamente subsidiado”, conta o analista Tarun Pathak, da consultora Counterpoint Research, ao Quartz.
Recentemente, a Ringing Bell ficou conhecida pelo desenvolvimento de um dos smartphones 4G mais baratos da Índia, o Bell 101, que custava 2.999 rúpias (cerca de 40 euros).
Atualmente, a Índia tem o segundo maior mercado de telemóveis a nível mundial, com cerca de mil milhões de utilizadores, e o maior mercado de smartphones, com mais de 200 milhões de utilizadores. Até hoje, o smartphone mais barato na Índia custava 28 dólares (cerca de 25 euros).
// BBC