Índia pode atingir os 600 milhões de casos de covid-19 em fevereiro, dizem especialistas

Mais de 600 milhões de indianos, mais da metade da população do país, provavelmente serão infetados com o novo coronavírus até fevereiro de 2021, segundo um painel de especialistas que aconselha o Governo do país.

Segundo anunciou na terça-feira o Independent, esta estimativa, divulgada na terça-feira, surge no mesmo dia em que o primeiro-ministro, Narendra Modi, discursou à nação, apontando a baixa taxa de mortalidade do país como a evidência de que “a Índia está a sair-se melhor do que muitos outros países desenvolvidos” no combate à pandemia.

A Índia já registou mais de 7,5 milhões de casos de covid-19 e cerca de 115 mil mortes, ficando apenas atrás dos Estados Unidos (EUA), país com 8,06 milhões de casos e mais de 218 mil mortes.

De acordo com o último modelo matemático desenvolvido pelos especialistas, cerca de 30% dos 1,3 mil milhões de habitantes do país têm anticorpos, o que significa que foram infetados e já recuperaram. Esta projeção é baseada em dados oficiais, validados por funcionários de saúde do país.

“Em fevereiro de 2021”, o número de pessoas infetadas “poderá chegar a 50%”, disse ao Independent a professora Manindra Agrawal, membro do painel de especialistas.

Os especialistas receiam que a atual temporada de festivais possa levar a um aumento nos casos. Nas próximas semanas, decorrem no país algumas maiores celebrações religiosas na Índia, incluindo as comemorações hindus de Diwali e Navratri.

Sem criticar diretamente as reuniões religiosas, Narendra Modi advertiu: “Estamos a passar por um momento difícil. Um pouco de descuido pode dificultar a nossa luta contra o coronavírus”. “Percorremos um longo caminho na nossa luta contra a covid-19. Mas a luta não acabou. Este não é o momento para ser descuidado”, frisou.

Manindra Agrawal citou os países europeus, nos quais a negligência em seguir as recomendações resultou num aumento de casos.

“A parte preocupante é que, se voltarmos ao que vivemos em janeiro de 2020, o número de casos da covid-19 aumentará para 25 milhões num mês”, sublinhou. Um aumento tão rápido levaria o sistema de saúde a “desmoronar”, alertou.

A previsão dos especialistas não tem em consideração uma potencial vacina, que o ministro da Saúde, Harsh Vardhan, disse que poderia estar disponível no início de 2021. Contudo, para Manindra Agrawal, “até que esses detalhes sejam claros, não faz sentido olharmos para esses fatores”.

O ministério da Saúde indiano indicou que, dos 7,59 milhões de casos, cerca de 6,7 milhões já recuperaram, tendo o número de novas infeções diárias caído nas últimas semanas, após um pico de cerca de 90 mil em setembro. Na terça-feira, os novos casos caíram para menos de 50 mil pela primeira vez em três meses.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Stonehenge pode perder estatuto de património mundial da UNESCO

Depois de Liverpool, também Stonehenge pode perder o estatuto de património mundial da UNESCO. O aviso surge após o secretário dos transportes, Grant Shapps, ter dado luz verde aos planos de construção de um túnel …

Mais 20 mortes e 3396 casos de covid-19. Não havia tantos óbitos desde março

Portugal registou, este sábado, mais 20 mortes e 3396 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3396 novos …

"Integral confiança". Chega segura militantes acusados de agredir homossexual

O Chega anunciou, esta sexta-feira, que mantém "integral confiança" nos candidatos e estruturas local e distrital de Viseu, referindo que só se pronunciará sobre alegadas agressões de motivação homofóbica naquela cidade depois de apurados os …

Há dezenas de autarcas envolvidos em processos sem fim à vista

Dezenas de autarcas foram neste mandato acusados por corrupção, negócios imobiliários duvidosos e abuso de poder, entre outros, em processos judiciais que se arrastam, na maioria, sem desfecho à vista a dois meses de novas …

Milhares de pessoas manifestam-se na Austrália contra o confinamento

Milhares de australianos manifestaram-se, este sábado, em várias cidades do país contra as restrições impostas pelo Governo para controlar o aumento de casos de covid-19. Em Sidney, cerca de mil manifestantes protestaram contra o confinamento decretado …

Há 406 farmácias com testes comparticipados pelo Estado

Há 406 farmácias de 104 laboratórios em Portugal continental com testes comparticipados pelo Estado. Saiba quais. O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) atualizou recentemente a lista das farmácias e laboratórios que disponibilizam testes …

Há 33 cursos com emprego garantido. Abandono no Ensino Superior aumentou

Este ano, há 30 licenciaturas e três mestrados integrados sem recém-diplomados inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional. Segundo o Observador, o número total (33) é inferior ao de 2020 e de 2019, quando foram …

Chegada de emigrantes obriga autarcas do Interior a apertar as regras

Os autarcas do Interior do país, sobretudo de regiões onde a variante Delta ainda não se impôs e o número de novos casos de covid-19 não limita o quotidiano das populações, estão preocupados com o …

Jovens com menos de 20 anos vacinados numa "happy hour" em Lisboa

Alguns jovens com menos de 20 anos foram vacinados no centro de vacinação do Altice Arena, em Lisboa, depois de terem sido informados que havia "sobras". Task force já negou essa explicação. A situação foi denunciada, …

John Textor diz que reação da SAD do Benfica é "cómica"

O empresário norte-americano que chegou a acordo com o "rei dos frangos" para comprar 25% da Benfica SAD considera que a reação à sua aproximação é "cómica". Este mês, a Benfica SAD comunicou à Comissão de …