Índia pode atingir os 600 milhões de casos de covid-19 em fevereiro, dizem especialistas

Mais de 600 milhões de indianos, mais da metade da população do país, provavelmente serão infetados com o novo coronavírus até fevereiro de 2021, segundo um painel de especialistas que aconselha o Governo do país.

Segundo anunciou na terça-feira o Independent, esta estimativa, divulgada na terça-feira, surge no mesmo dia em que o primeiro-ministro, Narendra Modi, discursou à nação, apontando a baixa taxa de mortalidade do país como a evidência de que “a Índia está a sair-se melhor do que muitos outros países desenvolvidos” no combate à pandemia.

A Índia já registou mais de 7,5 milhões de casos de covid-19 e cerca de 115 mil mortes, ficando apenas atrás dos Estados Unidos (EUA), país com 8,06 milhões de casos e mais de 218 mil mortes.

De acordo com o último modelo matemático desenvolvido pelos especialistas, cerca de 30% dos 1,3 mil milhões de habitantes do país têm anticorpos, o que significa que foram infetados e já recuperaram. Esta projeção é baseada em dados oficiais, validados por funcionários de saúde do país.

“Em fevereiro de 2021”, o número de pessoas infetadas “poderá chegar a 50%”, disse ao Independent a professora Manindra Agrawal, membro do painel de especialistas.

Os especialistas receiam que a atual temporada de festivais possa levar a um aumento nos casos. Nas próximas semanas, decorrem no país algumas maiores celebrações religiosas na Índia, incluindo as comemorações hindus de Diwali e Navratri.

Sem criticar diretamente as reuniões religiosas, Narendra Modi advertiu: “Estamos a passar por um momento difícil. Um pouco de descuido pode dificultar a nossa luta contra o coronavírus”. “Percorremos um longo caminho na nossa luta contra a covid-19. Mas a luta não acabou. Este não é o momento para ser descuidado”, frisou.

Manindra Agrawal citou os países europeus, nos quais a negligência em seguir as recomendações resultou num aumento de casos.

“A parte preocupante é que, se voltarmos ao que vivemos em janeiro de 2020, o número de casos da covid-19 aumentará para 25 milhões num mês”, sublinhou. Um aumento tão rápido levaria o sistema de saúde a “desmoronar”, alertou.

A previsão dos especialistas não tem em consideração uma potencial vacina, que o ministro da Saúde, Harsh Vardhan, disse que poderia estar disponível no início de 2021. Contudo, para Manindra Agrawal, “até que esses detalhes sejam claros, não faz sentido olharmos para esses fatores”.

O ministério da Saúde indiano indicou que, dos 7,59 milhões de casos, cerca de 6,7 milhões já recuperaram, tendo o número de novas infeções diárias caído nas últimas semanas, após um pico de cerca de 90 mil em setembro. Na terça-feira, os novos casos caíram para menos de 50 mil pela primeira vez em três meses.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …