Incentivos para o interior dão para viver na praia. Cada trabalhador pode receber até 4.800 euros

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, lançou uma dezena de incentivos para atrair mais empresários e trabalhadores para o interior. Porém, não é preciso ir em em direção à fronteira com Espanha para beneficiar deles.

Em declarações ao semanário Expresso, a ministra deu o seguinte exemplo: uma família lisboeta pode apenas descer pouco mais de 50 quilómetros até Setúbal, apanhar o ferry até Tróia e instalar-se numa das muitas praias da costa alentejana, onde beneficiará de vários subsídios a fundo perdido destinados aos territórios do interior.

O trabalhador pode beneficiar de um apoio inicial até 4.827 euros para incentivar a mobilidade geográfica. Já o empresário pode receber até 82.106 euros por cada posto de trabalho criado em qualquer dos territórios alvo de discriminação positiva pelas políticas públicas.

Os pequenos e médios empresários e as entidades de economia social podem receber, por cada novo posto de trabalho criado, um subsídio a fundo perdido até 1900,60 euros por mês, ao longo de três anos.

Ao fim de três anos, o empresário terá recebido 68.421,45 euros por cada um dos três primeiros postos de trabalho criados, 54.737,16 entre o quarto e o sexto e 41.052,87 a partir do sétimo. O subsídio total pode chegar aos 82.105,74 caso a empresa seja recente, o projeto seja de empreendedorismo social ou o trabalhador contratado tenha algum tipo de incapacidade, venha de uma família monoparental, seja refugiado, sem-abrigo ou vítima de violência doméstica.

“Este interior é um conceito socioeconómico e não geográfico”, explicou a ministra Ana Abrunhosa ao Expresso.

O mapa do interior abrange a esmagadora maioria do território de Portugal continental, ao incluir 165 municípios e 73 freguesias de outros 21 municípios. Porém, só responde por 20% da população, 20% das empresas e 14% do pessoal ao serviço das empresas.

O mapa do interior foi proposto pela Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e aprovado pelo Governo em 2017. Em meados de 2019, o anterior secretário de Estado da Valorização do Interior, João Catarino, disse que queria “encolher” o mapa para concentrar os apoios públicos nos territórios mais fragilizados do interior. A estratégia era privilegiar um menor número de territórios através de uma política mais agressiva de incentivos comunitários e fiscais.

Por outro lado, agora, Ana Abrunhosa prefere manter o mapa como está, com o litoral sul incluído. “Este é o mapa que continua a ser defendido pela ANMP. Não há alterações previstas a curto prazo porque não faz sentido estar sempre a mudar a base com que se trabalham as políticas territoriais”, disse.

Através do novo programa +CO3SO, o primeiro objetivo é canalizar 312 milhões de euros de fundos comunitários para este interior, incentivando 590 milhões de euros de novos investimentos e a criação de 2.310 novos postos de trabalho diretos.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Já agora O ALgarve tambem está incluído? Ou é so Troia? Do Porto são 550km e de Lisboa 220Km. Lá estamos nós. Troia é interior. O outro não sabia o que era um paiol, esta não sabe o que é o interior!!

  2. Se assim é tal como se relata aqui, estaremos perante uma situação incrível, no entanto melhor será não irem muito na conversa pois a porrada virá de seguida sempre há boa espertice portuguesa.

  3. E que tal a ministra ir também para o interior e livrar-nos da sua profunda incompetência. Deixou a CCDRC numa lástima. Uma estrutura que não funciona, que não quer saber das pessoas e das empresas e que anda ao Deus dará. Irá fazer o mesmo no ministério?!

    • este pais ou é governado por atrasados mentais ou por espertos. Interior é interior ou nao?Ana Abrunhosa encurta o Plano e favorece o interior real. mais uma a viver no mundo disney

RESPONDER

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …

Pinto da Costa diz que renovação de Sérgio Conceição está para breve

O presidente do FC Porto afirmou que a renovação do treinador, que conquistou a dobradinha esta época, está para breve. "Não é urgente, porque temos um ano para a fazer, mas espero fazê-la em breve", afirmou …