Funcionários públicos que aceitem trabalhar no interior vão ganhar mais

Paulo Novais / Lusa

O primeiro-ministro António Costa, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva e o presidente da Câmara da Pampilhosa da Serra, José Brito

Os funcionários públicos que forem trabalhar para os serviços do interior do país vão ter direito a um conjunto de benefícios, entre os quais mais dois dias de férias e o dobro do subsídio de parentalidade e abono de família.

Os funcionários públicos que solicitarem mobilidade para os serviços do interior do país vão ter direito a um conjunto de benefícios como mais dois dias de férias nos primeiros cinco anos, o dobro do valor em subsídios de parentalidade e abono de família e a garantia de que os filhos são transferidos para uma escola junto ao novo local de trabalho.

Além disso, os funcionários públicos que aceitem trabalhar no interior terão ainda direito a uma dispensa do serviço de até cinco dias úteis, antes ou depois do início das funções no novo local. No que diz respeito a férias, os funcionários públicos terão garantidos 11 dias úteis consecutivos de férias em simultâneo com o cônjuge ou com quem vivam em união de facto.

Segundo o Jornal de Notícias, as medidas estão incluídas no Programa de Valorização do Interior, aprovado este sábado num Conselho de Ministros Extraordinário em Pampilhosa da Serra.

João Paulo Catarino, presidente da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, explicou ao jornal que o objetivo destas medidas é “incentivar a economia, com o apoio ao investimento e às empresas instaladas no interior, mas também promover a deslocação de pessoas para este território por via do emprego público”.

O mesmo responsável disse ainda que nos últimos cinco meses foram criados centenas de novos postos de trabalho no interior do país, nomeadamente na área das florestas, com o “reforço dos sapadores florestais, dos vigilantes da natureza, das equipas de intervenção permanente ou o reforço das equipas do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR”.

A par disso, adianta, vários serviços dos ministérios da Defesa, da Agricultura e do Ambiente deverão ser transferidos para o interior.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal em Europeus: as últimas três derrotas foram (todas) contra a Alemanha

Em 90 minutos, Portugal não era derrotado numa fase final de um Europeu desde a estreia no Europeu 2012. Recorde as seleções que bateram Portugal, até agora. "Já não posso ver os franceses à frente". Esta …

Spotify lança Greenroom (e abre concorrência ao Clubhouse)

O Spotify lançou na quarta-feira, dia 16 de junho, uma app de conversas por áudio em direto chamada Greenroom, uma resposta do gigante sueco de streaming de música à popular plataforma Clubhouse. O Greenroom permite que …

"Médicos de árvores" em Singapura ajudam a preservar os seus pacientes gigantes

Arboristas como Eric Ong são responsáveis pelo bem-estar das milhares de árvores em Singapura. O seu trabalho é essencial para a preservação da natureza. A Singapura é uma cidade-estado insular situada ao sul da Malásia, com …

Novo primeiro-ministro de Israel dá 14 dias a Netanyahu para deixar residência oficial

O novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Benet, deu duas semanas ao antecessor Benjamin Netanyahu para abandonar a residência oficial do chefe de Governo, em Jerusalém, segundo adianta hoje a imprensa local. Benet terá enviado na sexta-feira …

Ponte inca com mais de 500 anos é reconstruída após cair durante a pandemia

Peruanos da comunidade Huinchiri, localizada na região de Cusco, estão a reconstruir uma ponte inca com 500 anos. Esta foi feita a partir de técnicas tradicionais de tecelagem para criar uma passagem sob o Rio …

Portugal 2-4 Alemanha | Reality check ao plano do engenheiro

A seleção portuguesa de futebol, campeã em título, caiu hoje para o terceiro lugar do Grupo F do Euro2020, ao perder por 4-2 com a Alemanha, em encontro da segunda jornada, disputado no Allianz Arena, …

Pandemia mostrou “falta de proteção das mulheres”

A pandemia de covid-19 mostrou “a vulnerabilidade e a falta de proteção das mulheres e quão pouco as sociedades se preocupam realmente em proteger elementos-chave em matéria de segurança”, considera Edit Schlaffer, diretora-executiva da Women …

Portugal vs Alemanha: Portugal perde por 2-4

A seleção portuguesa de futebol pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Euro2020, mas terá de vencer a poderosa Alemanha, ainda à procura dos primeiros pontos no Grupo F. O jogo …

Choques elétricos no pescoço podem combater a fadiga

Desde café a rotinas de sono complexas: os seres humanos desenvolveram várias estratégias para evitar o cansaço. Agora, cientistas acreditam ter descoberto uma nova técnica de combate à fadiga através de estimulação elétrica cerebral não …

"Juneteenth". Novo feriado americano comemora o fim da escravatura

Este sábado comemora-se o mais recente feriado nacional a ser instituído nos Estados Unidos da América. É o chamado Juneteenth, um termo que funde as palavras "june" (junho) e "nineteenth" (dezanove), e representa a data …