Funcionários públicos que aceitem trabalhar no interior vão ganhar mais

Paulo Novais / Lusa

O primeiro-ministro António Costa, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva e o presidente da Câmara da Pampilhosa da Serra, José Brito

Os funcionários públicos que forem trabalhar para os serviços do interior do país vão ter direito a um conjunto de benefícios, entre os quais mais dois dias de férias e o dobro do subsídio de parentalidade e abono de família.

Os funcionários públicos que solicitarem mobilidade para os serviços do interior do país vão ter direito a um conjunto de benefícios como mais dois dias de férias nos primeiros cinco anos, o dobro do valor em subsídios de parentalidade e abono de família e a garantia de que os filhos são transferidos para uma escola junto ao novo local de trabalho.

Além disso, os funcionários públicos que aceitem trabalhar no interior terão ainda direito a uma dispensa do serviço de até cinco dias úteis, antes ou depois do início das funções no novo local. No que diz respeito a férias, os funcionários públicos terão garantidos 11 dias úteis consecutivos de férias em simultâneo com o cônjuge ou com quem vivam em união de facto.

Segundo o Jornal de Notícias, as medidas estão incluídas no Programa de Valorização do Interior, aprovado este sábado num Conselho de Ministros Extraordinário em Pampilhosa da Serra.

João Paulo Catarino, presidente da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, explicou ao jornal que o objetivo destas medidas é “incentivar a economia, com o apoio ao investimento e às empresas instaladas no interior, mas também promover a deslocação de pessoas para este território por via do emprego público”.

O mesmo responsável disse ainda que nos últimos cinco meses foram criados centenas de novos postos de trabalho no interior do país, nomeadamente na área das florestas, com o “reforço dos sapadores florestais, dos vigilantes da natureza, das equipas de intervenção permanente ou o reforço das equipas do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR”.

A par disso, adianta, vários serviços dos ministérios da Defesa, da Agricultura e do Ambiente deverão ser transferidos para o interior.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Adolescente italiana libertada depois de matar pai abusivo. Autoridades alegaram legítima defesa

Uma adolescente italiana que matou o seu pai abusivo foi libertada da prisão domiciliária que as autoridades lhe tinham imposto depois de os promotores considerarem que a jovem agiu em legítima defesa. De acordo com …

Asteróide gigante com lua própria vai passar muito próximo da Terra este sábado

Um asteróide com sua própria "lua" potencialmente perigoso passará este sábado no ponto mais próximo em relação ao nosso planeta pela primeira vez desde que foi descoberto em 1999. Segundo o portal Cnet, trata-se de um …

Adolescente encontra (por acaso) mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos

Enquanto procurava relíquias do período neolítico, uma estudante fez uma descoberta surpreendente: encontrou uma mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos. Uma adolescente do estado norte-americano de Iowa encontrou uma mandíbula de um mastodonte com …

Encontrado o navio que transportou os últimos escravos africanos para os EUA. Estava num rio

Afundado há 160 anos, um navio emergiu do fundo das águas de um rio do Alabama para contar a história dos últimos escravos africanos nos Estados Unidos. O Clotilda terá sido o último navio de sempre …

Banca. Aumento das comissões é "inevitável"

A diretora-geral da Associação Portuguesa de Bancos disse esta sexta-feira ser "inevitável" que se verifique um aumento do peso relativo das comissões no produto bancário, assinalando que o próprio Banco Central Europeu tem reconhecido …

Presidente do PSG indiciado por corrupção ativa

O presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaïfi, foi indiciado por corrupção ativa num âmbito de um processo judicial que investiga suspeitas relativas à atribuição da organização dos Mundiais de Atletismo a Doha, no Qatar. De acordo com …

Incêndios: Governo decreta Situação de Alerta até 30 de maio

O território continental está desde as 20:00 desta sexta-feira e até às 23:59 de 30 de maio, quinta-feira, em Situação de Alerta, devido às previsões meteorológicas que “apontam para um significativo agravamento do risco de …

Vivia numa habitação social. De repente, herdou uma propriedade de 50 milhões

Um teste de ADN mudou a vida de Jordan Rogers para sempre. O britânico, de 31 anos, promete tentar ajudar outras pessoas que vivem na situação que ele próprio sentiu na pele. Jordan Rogers trabalhava como …

Terramoto no Bernabéu. Sergio Ramos pode estar de saída

Sergio Ramos, central e capitão do Real Madrid, pode estar prestes a abandonar emblema espanhol, avança a imprensa internacional esta sexta-feira. De acordo com a A Marca, na origem da eventual saída estará uma acesa discussão que …

Já há data para o lançamento do novo livro da saga A Guerra dos Tronos

A série terminou no passado fim-de-semana, mas o fenómeno de A Guerra dos Tronos continua a fervilhar. O autor da saga que inspirou a série, George R. R. Martin, revelou agora que o próximo livro …