Incêndios e execuções ao vivo. Grupo que queria raptar governadora do Michigan tinha um Plano B (e C)

Eneas / Flickr

Os autointitulados milicianos que planeavam sequestrar a governadora de Michigan Gretchen Whitmer tinham um plano B e um plano C. 

Um tribunal federal acusou seis pessoas de conspiração para o sequestro da governadora por causa do que classificaram como “o poder incontrolável” de Whitmer. Outros sete elementos de um grupo paramilitar, denominado Wolverine Watchmen, foram detidos por alegadamente planearem “uma guerra civil” e a conquista do Michigan.

De acordo com o Vice, os homens tinham elaborado um “Plano B” e um “Plano C” se o plano de sequestro não funcionasse. O Plano B seria a invasão do Capitólio do estado para “encenar uma série de uma semana de execuções televisionadas de funcionários públicos”, facilitado por mais de “200 combatentes”, segundo a ABC7.

O Plano C, de acordo com os promotores, teria envolvido o incêndio do palácio do governo enquanto os legisladores estavam trancados lá dentro – “sem deixar sobreviventes”.

Os novos detalhes vieram à tona através de documentos judiciais protocolados esta semana como parte dos casos pendentes apresentados por funcionários estaduais e federais contra 14 réus de Michigan, Ohio, Wisconsin e Delaware.

Alguns dos homens implicados no grupo entraram no radar do FBI no início de 2020, quando agentes monitorizavam discussões online sobre uma “derrubada violenta de certos componentes do governo e de aplicação da lei”, disseram os promotores.

Naquela época, muitas das queixas da extrema-direita concentravam-se estreitamente na legislação proposta de controle de armas, especificamente na Virgínia, onde a legislatura recém-democrata estava a tentar inaugurar uma era de regulamentação das armas de fogo.

Quando a pandemia se alastrou nos Estados Unidos, essas discussões encontraram um novo foco: confinamentos e restrições relacionados com a covid-19.

A governadora democrata Gretchen Whitmer também foi difamada nos media de direita por medidas que introduziu para conter a disseminação do vírus.

Outros governadores também foram considerados alvos em potencial, de acordo com documentos judiciais. O governador democrata Ralph Northam, da Virgínia, foi um deles, em grande parte devido ao seu apoio ao controle de armas.  O governador da Carolina do Sul, Henry McMaster, também foi considerado alvo das suas restrições à covid-19.

Agora, enquanto os casos aumentam em todo o país, as autoridades permanecem em alerta máximo para uma possível violência retaliatória.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …