Incêndio em Paris faz pelo menos oito mortos e 30 feridos. Uma mulher foi detida

Benoit Moser / EPA

Oito pessoas morreram e pelo menos 30 ficaram feridas na sequência do incêndio que deflagrou, durante a madrugada, num prédio localizado num dos bairros mais caros de Paris.

As autoridades suspeitam que o incêndio, que foi combatido por mais de 200 operacionais durante cerca de seis horas, foi um ato criminoso e já detiveram uma mulher suspeita.

As autoridades afirmaram ainda que conseguiram retirar cerca de 50 pessoas que se encontravam no prédio de oito andares. De acordo com o jornal francês Le Monde, dos 30 feridos, seis são bombeiros.

O edifício fica na Rua Erlanger, 16.º distrito e é um dos bairros mais caros e tranquilos de Paris, perto do popular parque Bois de Boulogne e a cerca de um quilómetro do estádio Roland Garros e perto do estádio do Paris Saint-Germain.

O procurador de Paris, Remy Heitz, afirmou que “a investigação está apenas a começar” e que ainda é muito cedo para determinar a causa do incêndio, mas que os dados preliminares apontam para um ato criminoso.

“Nesta altura, com todos os elementos que temos disponíveis, a hipótese criminal é aquela que está em cima da mesa”, afirmou o procurador do Ministério Público de Paris, Rémy Heitz. O magistrado referiu ainda que uma das habitantes do imóvel foi abordada pela polícia durante a manhã e acabaria por ser detida “não longe dos factos e não longe do incêndio”.

Os bombeiros no local descrevem um “cenário de violência inacreditável”. Alguns dos habitantes refugiaram-se no topo do edifício que data dos anos 1970 e outros gritavam por socorro das suas janelas. Trinta habitantes foram resgatados com a ajuda de escadas. Perto do foco do incêndio, algumas das ruas neste que é um dos bairros mais luxuosos de Paris foram cortadas pela polícia e pelos bombeiros.

“O balanço de vítimas pode ainda vir a aumentar porque as operações de reconhecimento ainda estão em curso nos últimos andares do imóvel, onde o fogo foi mais violento”, explicou o porta-vos dos bombeiros no local, Clément Cognon, à Agence France-Press (AFP).

O incêndio acontece menos de um mês depois de uma explosão de gás num edifício em Paris, no nono bairro da capital francesa, que causou quatro mortos e cerca de 50 feridos. Um outro incêndio a 27 de dezembro em Seine-Saint-Denis, nos subúrbios de Paris, provocou quatro mortos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …

Descobertas inscrições neolíticas com símbolos da realeza egípcia

Uma missão arqueológica do Ministério de Antiguidades de Egito descobriu perto da cidade de Assuão, no sul do país, as primeiras inscrições reais que remontam ao período neolítico. Este período começou há 12 mil anos e …

Já sabemos qual é o segredo para superar a inveja

De acordo com uma investigação recente, temos mais inveja da experiência de uma determinada pessoa antes de ter acontecido do que depois de já ter passado. O segredo está no tempo. Pesquisas anteriores mostraram que os …

Holanda é a vencedora da 64.ª edição da Eurovisão

A Holanda, que venceu pela última vez há 44 anos, foi o país que obteve maior pontuação (492 pontos), atribuída pelos espetadores de cada país e pelos júris nacionais dos 41 países que participaram na …

Primavera em Plutão: uma análise ao longo de 30 anos

Sempre que passa em frente de uma estrela, Plutão fornece informações preciosas sobre a sua atmosfera, preciosas porque as ocultações de Plutão são raras.  A investigação realizada por investigadores do Observatório de Paris, ao longo …

Os carros voadores podem fazer parte do transporte público de Paris em 5 anos

A operadora de transportes públicos RATP, que administra os serviços de autocarros, elétricos e metros em Paris, anunciou a sua parceria com a companhia aérea europeia Airbus para "estudar a viabilidade" de incorporar veículos voadores …

Porto vs Sporting | Dragões vencem clássico quente

O FC Porto fechou o campeonato com uma vitória, ao bater o Sporting por 2-1, no Dragão, conseguindo, por fim, derrotar um dos principais rivais na principal prova portuguesa de clubes esta temporada. O Sporting …

Uma das ilhas mais remotas do mundo está a afogar-se num mar de plástico

Localizada a mais de dois mil quilómetros da costa noroeste da Austrália, a ilha dos Cocos pode não ter muita população, mas lidera em termos de acumulação de plástico. De acordo com um estudo publicado na …

Benfica vs Santa Clara | Águia garante 37º título

O Benfica venceu o Santa Clara no Estádio da Luz, por 4-1, e sagrou-se campeão da Liga NOS 2018/19, o 37º título da História do emblema “encarnado”. Num jogo mais difícil do que o resultado …

Benfica é campeão nacional de futebol

O Benfica venceu o Santa Clara por 4-1 com golos de Seferovic (dois), João Félix e Rafa e é campeão nacional da temporada 2018/19. Ao vencer o 'nacional' de 1976/77, os 'encarnados' somaram, então, o quinto …