/

Incêndio em Paris faz pelo menos oito mortos e 30 feridos. Uma mulher foi detida

Benoit Moser / EPA

Oito pessoas morreram e pelo menos 30 ficaram feridas na sequência do incêndio que deflagrou, durante a madrugada, num prédio localizado num dos bairros mais caros de Paris.

As autoridades suspeitam que o incêndio, que foi combatido por mais de 200 operacionais durante cerca de seis horas, foi um ato criminoso e já detiveram uma mulher suspeita.

As autoridades afirmaram ainda que conseguiram retirar cerca de 50 pessoas que se encontravam no prédio de oito andares. De acordo com o jornal francês Le Monde, dos 30 feridos, seis são bombeiros.

O edifício fica na Rua Erlanger, 16.º distrito e é um dos bairros mais caros e tranquilos de Paris, perto do popular parque Bois de Boulogne e a cerca de um quilómetro do estádio Roland Garros e perto do estádio do Paris Saint-Germain.

O procurador de Paris, Remy Heitz, afirmou que “a investigação está apenas a começar” e que ainda é muito cedo para determinar a causa do incêndio, mas que os dados preliminares apontam para um ato criminoso.

“Nesta altura, com todos os elementos que temos disponíveis, a hipótese criminal é aquela que está em cima da mesa”, afirmou o procurador do Ministério Público de Paris, Rémy Heitz. O magistrado referiu ainda que uma das habitantes do imóvel foi abordada pela polícia durante a manhã e acabaria por ser detida “não longe dos factos e não longe do incêndio”.

Os bombeiros no local descrevem um “cenário de violência inacreditável”. Alguns dos habitantes refugiaram-se no topo do edifício que data dos anos 1970 e outros gritavam por socorro das suas janelas. Trinta habitantes foram resgatados com a ajuda de escadas. Perto do foco do incêndio, algumas das ruas neste que é um dos bairros mais luxuosos de Paris foram cortadas pela polícia e pelos bombeiros.

“O balanço de vítimas pode ainda vir a aumentar porque as operações de reconhecimento ainda estão em curso nos últimos andares do imóvel, onde o fogo foi mais violento”, explicou o porta-vos dos bombeiros no local, Clément Cognon, à Agence France-Press (AFP).

O incêndio acontece menos de um mês depois de uma explosão de gás num edifício em Paris, no nono bairro da capital francesa, que causou quatro mortos e cerca de 50 feridos. Um outro incêndio a 27 de dezembro em Seine-Saint-Denis, nos subúrbios de Paris, provocou quatro mortos.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.