Incêndio em Paris faz pelo menos oito mortos e 30 feridos. Uma mulher foi detida

Benoit Moser / EPA

Oito pessoas morreram e pelo menos 30 ficaram feridas na sequência do incêndio que deflagrou, durante a madrugada, num prédio localizado num dos bairros mais caros de Paris.

As autoridades suspeitam que o incêndio, que foi combatido por mais de 200 operacionais durante cerca de seis horas, foi um ato criminoso e já detiveram uma mulher suspeita.

As autoridades afirmaram ainda que conseguiram retirar cerca de 50 pessoas que se encontravam no prédio de oito andares. De acordo com o jornal francês Le Monde, dos 30 feridos, seis são bombeiros.

O edifício fica na Rua Erlanger, 16.º distrito e é um dos bairros mais caros e tranquilos de Paris, perto do popular parque Bois de Boulogne e a cerca de um quilómetro do estádio Roland Garros e perto do estádio do Paris Saint-Germain.

O procurador de Paris, Remy Heitz, afirmou que “a investigação está apenas a começar” e que ainda é muito cedo para determinar a causa do incêndio, mas que os dados preliminares apontam para um ato criminoso.

“Nesta altura, com todos os elementos que temos disponíveis, a hipótese criminal é aquela que está em cima da mesa”, afirmou o procurador do Ministério Público de Paris, Rémy Heitz. O magistrado referiu ainda que uma das habitantes do imóvel foi abordada pela polícia durante a manhã e acabaria por ser detida “não longe dos factos e não longe do incêndio”.

Os bombeiros no local descrevem um “cenário de violência inacreditável”. Alguns dos habitantes refugiaram-se no topo do edifício que data dos anos 1970 e outros gritavam por socorro das suas janelas. Trinta habitantes foram resgatados com a ajuda de escadas. Perto do foco do incêndio, algumas das ruas neste que é um dos bairros mais luxuosos de Paris foram cortadas pela polícia e pelos bombeiros.

“O balanço de vítimas pode ainda vir a aumentar porque as operações de reconhecimento ainda estão em curso nos últimos andares do imóvel, onde o fogo foi mais violento”, explicou o porta-vos dos bombeiros no local, Clément Cognon, à Agence France-Press (AFP).

O incêndio acontece menos de um mês depois de uma explosão de gás num edifício em Paris, no nono bairro da capital francesa, que causou quatro mortos e cerca de 50 feridos. Um outro incêndio a 27 de dezembro em Seine-Saint-Denis, nos subúrbios de Paris, provocou quatro mortos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …

Oficial: Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto

O advogado Pedro Pardal Henriques anunciou esta quarta-feira que aceitou o convite para encabeçar a lista do PDR a Lisboa, deixando de ser porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas para "não misturar …

Vem aí um novo filme da saga Matrix

O quarto filme da saga "Matrix" será realizado e produzido por Lana Wachowski e deverá começar a ser rodado no início do próximo ano. A saga cinematográfica "The Matrix" vai ter um novo filme, anunciaram na terça-feira …

Em momento "de vida ou morte" da empresa, Huawei tenta evitar despedimentos

O fundador da Huawei, Ren Zhengfei, escreveu na segunda-feira um comunicado interno no qual admite que a empresa está "num momento de vida ou morte" e pediu aos funcionários que não estão com muito trabalho …

Honduras. Ex-primeira dama condenada por desviar verbas quando marido era Presidente

Um tribunal hondurenho condenou a ex-primeira dama Rosa Elena Bonilla por desviar cerca de 600 mil dólares (540 mil euros) em dinheiro do Governo (2010-2014), quando o marido, Porfirio Lobo, era Presidente. Segundo informou esta quarta-feira …

Maduro confirma conversações ao mais alto nível com EUA

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, confirmou esta quarta-feira que membros do seu governo mantêm contactos de alto nível com funcionários da administração norte-americana de Donald Trump. "[Donald] Trump disse que os Estados Unidos [EUA] dialogam …

Pardal Henriques desmente Marinho e Pinto. Recebeu convite mas ainda não é candidato

O presidente do Partido Democrático Republicano (PDR) anunciou que o porta-voz do SNMMP é candidato às legislativas de outubro. Pardal Henriques confirmou o convite mas diz que ainda não tomou uma decisão. "Pardal Henriques vai ser …

Desemprego registado cai em julho para o valor mais baixo desde 1991

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego em Portugal continua a diminuir. O desemprego registado cai em julho para o valor mais baixo desde 1991. É o chamado desemprego registado que, depois de em …

Nova acusação contra Plácido Domingo. Jornalista espanhola diz que o tenor se aproximou “mais do que devia”

A jornalista espanhola Karmele Marchante acusou o tenor Plácido Domingo de se ter aproximado "mais do que devia com cara de quero, posso e mando". É um dos desenvolvimentos mais recentes do caso Plácido Domingo e …