Incêndio em comboio no Paquistão faz pelo menos 70 mortos

Passageiros estavam a cozinhar dentro do comboio e o fogão a gás explodiu dentro de uma das carruagens num comboio na província de Punjab, no leste do Paquistão. Pelo menos 70 pessoas morreram.

Pelo menos 70 pessoas morreram e 30 ficaram feridas na sequência de um incêndio num comboio no Paquistão, na manhã desta quinta-feira. Segundo o The Guardian, que cita o comissário adjunto da cidade de Multan, Mansoor Ahmed, o incêndio deflagrou perto de Liaqatpur, na província de Punjab, no comboio que partira de Karachi com destino a Rawalpindi.

“Os feridos foram transportados para o hospital mas, infelizmente, não há um hospital próximo [com uma unidade de queimados], pelo que estamos a tentar levá-los de helicóptero para Multan”, disse o ministro das Ferrovias, Sheikh Rashid Ahmed, à Al Jazeera.

Segundo o governante, as carruagens do comboio afetadas estavam “sobrelotadas”. De acordo com Sheikh Rashid Ahmed, o número de mortos pode ainda aumentar.

“O fogo está sob controlo, o serviço ferroviário foi retomado e o trabalho de resgate está concluído.”

O incêndio deflagrou quando passageiros usavam dois fogões a gás portáteis para preparar o pequeno-almoço. “Um dos fogões explodiu, causando o incêndio, e o outro explodiu em seguida”, revelou Faisal Niaz, um funcionário do gabinete do Governo paquistanês, citado pelo Expresso.

“Esta é uma tragédia que poderia ter sido evitada mas, desde que me lembro de viajar de comboio, não foram impostas verificações de bagagem ou restrições”, lamentou o ministro paquistanês dos Direitos Humanos, Shireen Mazari.

O sistema ferroviário paquistanês ainda assenta em infraestruturas da era colonial e os acidentes têm sido frequentes nos últimos anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Chega quer expulsar autor de moção pela remoção de ovários a mulheres

A direção do Chega vai propor a “suspensão imediata” do militante Rui Roque que defendia a extração dos ovários numa moção de estratégia que foi rejeitada em congresso, informou esta segunda-feira o partido. Mais de uma …

Precários à espera de apoio extraordinário estão a receber multas do fisco

A Associação de Combate à Precariedade denunciou que a Autoridade Tributária (AT) está a aplicar multas de 75 euros a trabalhadores precários que ficaram sem rendimento e estão a recorrer ao novo apoio extraordinário a …

Portugal regista mais seis óbitos e 688 novos casos

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais seis mortos relacionados com a covid-19 e 688 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

Novo lay-off é para "aguentar o emprego e as empresas" (mas agrava cortes dos trabalhadores)

O novo regime de lay-off anunciado pelo Governo, para apoiar as empresas com "perdas mais significativas", nomeadamente na área do turismo, visa "aguentar o emprego e as empresas", segundo o ministro da Economia, Siza Vieira, …

Jornal "The Guardian" sugere que Portugal é um país racista e compara Ventura a Bolsonaro

O jornal britânico "The Guardian" noticiou, esta segunda-feira, alguns dos mais recentes acontecimentos racistas que têm ocorrido no país, afirmando no seu título que "Portugal regista um aumento da violência racista com ascensão da extrema …

Jornal Washington Post declara apoio a Biden e quer afastar "o pior presidente dos tempos modernos"

O jornal de referência Washington Post declarou esta segunda-feira o seu apoio ao candidato democrata à presidência dos EUA, Joe Biden, para derrotar o republicano Donald Trump, que considera “o pior Presidente dos tempos modernos”. No …

Portugal não recorrerá aos empréstimos do fundo de recuperação da UE

O primeiro-ministro António Costa salientou esta terça-feira que Portugal "recorrerá integralmente" aos cerca de 15,3 mil milhões de euros em subvenções que poderá receber do fundo de recuperação europeu, mas adiantou que não utilizará a …

Isabel dos Santos impugna nacionalização da Efacec

A empresária angolana Isabel dos Santos avançou com uma ação para impugnar a nacionalização da Efacec, decisão que foi anunciada pelo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, no início de julho. Numa nota enviada às …

Brexit. Na nona e última ronda, Von der Leyen está convencida de que acordo é possível

A União Europeia (UE) e o Reino Unido voltam esta terça-feira às negociações, na nona e última ronda para sair do impasse em questões como as pescas e concorrência e chegar a um acordo de …

Fundo de Resolução deve ser analisado com rigor, diz BCP. Presidente do banco defende moratórias

O presidente da Comissão Executiva do Millennium BCP, Miguel Maya, disse na segunda-feira que o tema do financiamento do Fundo de Resolução deve ser analisado com o "máximo cuidado e rigor", afirmando não ter nenhuma …