Incêndio em comboio no Paquistão faz pelo menos 70 mortos

Passageiros estavam a cozinhar dentro do comboio e o fogão a gás explodiu dentro de uma das carruagens num comboio na província de Punjab, no leste do Paquistão. Pelo menos 70 pessoas morreram.

Pelo menos 70 pessoas morreram e 30 ficaram feridas na sequência de um incêndio num comboio no Paquistão, na manhã desta quinta-feira. Segundo o The Guardian, que cita o comissário adjunto da cidade de Multan, Mansoor Ahmed, o incêndio deflagrou perto de Liaqatpur, na província de Punjab, no comboio que partira de Karachi com destino a Rawalpindi.

“Os feridos foram transportados para o hospital mas, infelizmente, não há um hospital próximo [com uma unidade de queimados], pelo que estamos a tentar levá-los de helicóptero para Multan”, disse o ministro das Ferrovias, Sheikh Rashid Ahmed, à Al Jazeera.

Segundo o governante, as carruagens do comboio afetadas estavam “sobrelotadas”. De acordo com Sheikh Rashid Ahmed, o número de mortos pode ainda aumentar.

“O fogo está sob controlo, o serviço ferroviário foi retomado e o trabalho de resgate está concluído.”

O incêndio deflagrou quando passageiros usavam dois fogões a gás portáteis para preparar o pequeno-almoço. “Um dos fogões explodiu, causando o incêndio, e o outro explodiu em seguida”, revelou Faisal Niaz, um funcionário do gabinete do Governo paquistanês, citado pelo Expresso.

“Esta é uma tragédia que poderia ter sido evitada mas, desde que me lembro de viajar de comboio, não foram impostas verificações de bagagem ou restrições”, lamentou o ministro paquistanês dos Direitos Humanos, Shireen Mazari.

O sistema ferroviário paquistanês ainda assenta em infraestruturas da era colonial e os acidentes têm sido frequentes nos últimos anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Isabel dos Santos não vai ser detida se for a Angola, garante PGR

O procurador-geral da República de Angola afirmou, esta sexta-feira, que a justiça quer esgotar todos os procedimentos para notificar a empresária angolana antes de pedir um mandado internacional de captura. "Primeiro vamos esgotar a possibilidade de …

Assange deixa ala médica da prisão e passa para área com outros reclusos

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi transferido da ala médica da prisão de Belmarsh, no sudeste de Londres, onde estava isolado, para uma área da prisão com outros presos, anunciou hoje um membro do …

"Saudações da Tailândia." Depois de fugir da prisão, Sekkaki enviou um postal aos diretores

Depois de fugir da prisão, Oualid Sekkaki provocou os responsáveis do estabelecimento prisional e enviou-lhes um postal. Em dezembro do ano passado, Oualid Sekkaki e outros quatro indivíduos fugiram do estabelecimento prisional de Turnhout, na Bélgica. …

Irlanda. Tribunal decide extraditar motorista acusado da morte de 39 migrantes vietnamitas

O tribunal de Dublin sentenciou, esta sexta-feira, que o motorista acusado da morte de 39 imigrantes vietnamitas - encontrados em outubro num contentor refrigerado, perto de Londres - pode ser extraditado para o Reino Unido, …

Atriz norte-americana confronta em tribunal Weinstein com acusação de violação

A atriz americana Annabella Sciorra, conhecida por ter participado na série "Os Sopranos", confrontou na quinta-feira o produtor Harvey Weinstein em tribunal, acusando-o de a ter violado, em meados dos anos 1990. Segundo avançou o Expresso, …

Mulher agride médica na Urgência do Hospital de Águeda

Uma médica foi agredida, esta quinta-feira, na Urgência do Hospital de Águeda, por uma mulher que acompanhava o filho a uma consulta. De acordo com o Jornal de Notícias, a médica, de 33 anos, que estava …

Polícia do Rio de Janeiro matou cinco pessoas por dia em 2019

A polícia do Rio de Janeiro matou 1.810 pessoas em 2019, um recorde de cinco mortes por dia e um aumento de 18% em relação ao ano anterior, informou o Instituto de Segurança Pública (ISP) …

Governo dedica 20 milhões do Orçamento ao combate à violência doméstica

O orçamento total para combater a violência doméstica em 2020 é de 20,3 milhões de euros, adiantou na quinta-feira a ministra de Estado e da Presidência no Parlamento, Mariana Vieira da Silva, sublinhando o reforço orçamental …

Chega quer câmaras nas fardas e nos carros-patrulha

O Chega, liderado por André Ventura, apresentou um projeto de resolução a defender que os agentes das forças de segurança nacionais devem poder utilizar câmaras, que seriam introduzidas nas fardas e nos carros-patrulha. O partido liderado …

"Não tenho o apoio de Assunção Cristas", diz João Almeida

O candidato à liderança do CDS-PP defende que o partido deve, no imediato, fortalecer-se e depois participar numa "plataforma à direita" de alternativa ao PS, com o PSD, mas sem o Chega. "A alternativa à governação …