/

Incêndio do Canadá pode durar meses

Jerome Garot (@jeromegarot/Twitter) / EPA

-

Os gigantescos incêndios que consomem o Canadá estão fora de controlo e duplicaram de dimensão. As autoridades afirmam que este tipo de incêndio pode demorar meses a ser combatido.

O fogo, que duplicou de tamanho durante o fim-de-semana e continua a progredir, terá consumido mais de 200 mil hectares, indicou a agência de gestão de urgências de Alberta no seu último relatório.

Mais de 1.400 bombeiros, 133 helicópteros e 27 camiões-cisterna combatem 43 fogos diferentes que atravessam a província de Alberta.

7 destes fogos estão totalmente fora de controlo, nomeadamente em redor de Fort McMurray, capital da produção petrolífera canadiana, na costa oeste do país.

“As condições relacionadas com o fogo são extremas”, referiu a agência, sobretudo por causa das temperaturas, que chegam aos 30ºC durante o dia.

A situação é agravada pelos ventos, que sopram a 40 quilómetros por hora, e pelo terreno seco, depois de dois meses sem chuva.

As repercussões económicas são enormes, já que, segundo os especialistas, as petrolíferas Suncor, Syncrude e Shell reduziram a sua produção total em um milhão de barris por dia –  um quarto de toda a produção do país – gerando perdas de dezenas de milhões de dólares por dia.

A única boa notícia está no facto de os fogos “continuarem a afastar-se” de Fort McMurray e dos locais de produção de petróleo para nordeste, diz Chad Morrisson, porta-voz da agência canadiana de gestão de emergências.

(d) Chris Schwarz / Government Of Alberta

-

O fogo duplicou de tamanho durante o fim-de-semana

“Estes fogos não representam uma ameaça directa para as populações, mas provocam danos graves ao ecossistema“, acrescenta Morrisson..

As chamas só poderão ser controladas em breve se chover “significativamente”.  alertou o governo, que se mostra agora preocupado com o impacto do fogo na economia e na indústria petrolífera.

Um clima mais fresco e húmido, com possibilidade de chuva nos próximos dias poderia também contribuir para travar ou acalmar os fogos.

Mas seriam precisas chuvas fortes, pois precipitações fracas não serão suficientes, de acordo com o mesmo responsável.

“A situação permanece imprevisível e perigosa. É um incêndio enorme, perigoso e sem controlo”, disse, por seu lado, o ministro da Segurança Pública, Ralph Goodale.

Toda a população de Fort McMurray, com cerca de 80.000 habitantes, foi evacuada da cidade. Mais 20.000 pessoas foram desalojadas de três outras cidades na região.

Cerca de 18 mil portugueses e lusodescendentes vivem na província de Alberta, concentrados maioritariamente nas cidades de Edmonton e de Calgary.

Este é já considerado o maior desastre natural da história canadiana. A reconstrução da cidade de Fort McMurray tem um custo estimado em seis mil milhões de euros.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.