Imunidade de grupo pode ser impossível de atingir, avisam especialistas

Mário Oliveira / SEMCOM

No futuro, o vírus SARS-CoV-2 pode tornar-se endémico, mas menos perigoso e mais controlável, como “uma constipação comum”.

Alguns especialistas avisam que as novas variantes do vírus SARS-CoV-2 e o ritmo lento da vacinação um pouco por todo o mundo pode pôr em causa a tão ambicionada imunidade de grupo.

De acordo com o Público, alguns epidemiologistas defendem que, dadas as condições atuais, o mais provável é que o mundo tenha de aprender a viver com a covid-19, numa versão mais controlada.

A capacidade de adaptação do vírus parece indiciar que a doença irá persistir no futuro. Ao The New York Times, David Heymann, epidemiologista da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, explicou que poderão haver pequenos surtos de covid-19 no futuro, embora com muito menor mortalidade do que aquela verificada nos países mais atingidos.

“Esta é a progressão natural de muitas infeções que encontramos em humanos, seja a tuberculose ou o VIH. Tornaram-se endémicas e aprendemos a viver com elas e também a fazer avaliações de risco sobre como proteger aqueles que queremos proteger”, explicou.

Ainda assim, a vacinação deverá manter-se acelerada, sobretudo nos países mais pobres que lutam pelo acesso a doses da vacina contra a covid-19.

Apesar de o número de contágios continuar a bater recordes, os dados revelam que a mortalidade tem caído desde fevereiro – um efeito atribuído à distribuição de vacinas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Português identifica proteína que pode desbloquear imunoterapia contra o cancro

Uma proteína que ajuda os tumores a escaparem ao sistema imunológico e, em certos tipos de cancro, está associada a uma menor probabilidade de sobrevivência, foi identificada por um grupo de investigadores liderados pelo português …

Documentos revelam que o Palácio de Buckingham proibiu a contratação de minorias étnicas

De acordo com uma nova investigação, o Palácio de Buckingham proibiu "imigrantes de cor ou estrangeiros" de servir em funções clericais na casa real até ao final dos anos 1960. A investigação levada a cabo pelo …

Obama prevê surgimento de "novas religiões" caso se prove existência de alienígenas

O ex-Presidente Barack Obama considerou que evidências concretas de vida alienígena mudariam a sociedade global, dando espaço para discussões sobre os sistemas de armas de defesa e a criação de novas religiões. Numa entrevista publicada na …

Portugal Campeão Europeu em 2016

Goldman Sachs prevê um campeão estreante no Euro 2020 (e já traçou o destino de Portugal)

Analistas do Goldman Sachs já sabem quem vai vencer o Euro 2020 que foi adiado para este ano, por causa da pandemia de covid-19. A sua previsão, com base em estatísticas, é de que o …

Estado norte-americano está a oferecer armas a quem for vacinado

Com o objetivo de aumentar o número de vacinados, a West Virginia está a organizar um sorteio onde irá oferecer armas. Só quem já foi inoculado contra a covid-19 pode participar. Numa altura em que o …

Terceira vacina russa contra a covid-19 tem eficácia superior a 80%

A terceira vacina contra a covid-19 produzida pela Rússia tem uma eficácia superior a 80%, avançou esta quarta-feira a agência de notícias russa Interfax, citando dados preliminares fornecidos pelo laboratório responsável. De acordo com a informação …

Vacina da Janssen vai ser administrada a homens abaixo dos 50 anos

A Direção-Geral da Saúde (DGS) vai retirar a limitação de idade na administração da vacina da Janssen aos homens, avançou esta quarta-feira o coordenador da task force para o plano de vacinação contra a covid-19. "A …

EUA. Trump prevê ser "reposto" na presidência em agosto

O ex-Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, tem dito a várias pessoas que espera de ser "reposto" na Casa Branca em agosto, escreveu no Twitter uma jornalista do New York Times, Maggie Haberman, na …

Grupo de elefantes foge e causa rasto de destruição de 500 quilómetros na China

Um grupo de 15 elefantes causou um rasto de destruição no sudoeste da China. A manada selvagem destruiu celeiros e campos de cultivo depois de ter fugido de uma reserva natural.  Segundo o The Guardian, uma …

"Boom" da indústria das bicicletas em destaque no The New York Times

O "boom" da indústria das bicicletas em Portugal é destaque no The New York Times. A produção tem aumentado, levando à criação de mais postos de trabalho. Para responder ao aumento da procura de bicicletas, Portugal …