Imprensa internacional odeia (mesmo) Cristiano Ronaldo

Miguel A. Lopes / Lusa

-

Jornalistas do espanhol El País e do britânico The Guardian arrasaram o internacional português nos seus últimos artigos.

As declarações de Cristiano Ronaldo, depois do empate contra a Islândia, deram pano para mangas na imprensa internacional mas o alegado “ódio” pelo jogador português parece ter estalado verdadeiramente este domingo.

Num artigo intitulado “Cristiano: a grandeza, a tristeza e o ridículo”, o jornalista do El País, John Carlin, aproveitou as declarações de CR7 sobre os islandeses para tecer duras críticas ao futebolista.

“A mentalidade da seleção islandesa esteve de acordo com as suas possibilidades. E quanto a isso, não há nada a dizer, mas, para um país como Portugal, a ambição tem de ser ganhar o Euro”, começa por dizer.

“Ronaldo não entendeu. Quem tem mentalidade pequena é ele”, ataca o jornalista.

“Há que reconhecer: nunca na história do futebol houve alguém que combinasse tanta grandeza como jogador com tanta ridiculez como pessoa”, acrescenta Carlin.

“Ronaldo é a maior prova de que existe alguém que pode ser rico, bonito e famoso, inclusive ser considerado o segundo melhor jogador do mundo e, ao mesmo tempo, ser um tipo pobre“.

“Por mais que esteja rodeado de Ferraris e de Rolls-Royces e de supermodelos, não está em paz consigo mesmo e, no fundo, não é feliz“, acrescenta.

Como se todas as críticas não bastassem, Carlin parece ainda ter descoberto o motivo que explica a péssima personalidade de Ronaldo, considerando que “a sua história de vida pede compreensão e perdão”.

O pai era alcoólico e morreu quando Ronaldo tinha 20 anos. A figura paternal foi usurpada por um grupo de abutres cujo único interesse era retirar a maior fatia económica dos seus êxitos. Não teve gente à sua volta que tivesse a bondade de tentar colocar-lhe os pés na terra, teve falsos aduladores”, continua.

O jornalista convida ainda os leitores a ver o documentário sobre a vida do jogador, realizado por Anthony Wonke, aquele que considera ser um “monumento cinematográfico ao frágil narcisismo” de CR7.

Por fim, Carlin termina dizendo: “Coitado. Debaixo desse corpo de Adónis super-estrela o que há, efetivamente, é um puto malcriado. Tanta boa sorte teve na sua vida e tanta má também”.

Segundo o Expresso, o jornalista em questão é conhecido por “adorar Messi e detestar Cristiano Ronaldo, com a mesma intensidade que venera o Barcelona e despreza o Real Madrid”.

Ronaldo “é uma força em declínio”

Também o jornal The Guardian, pelas palavras do jornalista Jamie Jackson, não poupou nas críticas ao internacional português, considerando que está a ser, no Euro 2016, “uma força em declínio”.

“Aos 31 anos é compreensível. (…) Ele, como qualquer atleta de elite, está a ter dificuldade em aceitar o avançar da idade. A sua intermitente prestação no empate a zero contra a Áustria foi a última prova”.

O britânico considera que, fora das quatro linhas, Ronaldo continua a ser o “número um”, graças ao seu “sorriso de ídolo e físico de Tarzan”, muito superior a Lionel Messi.

Miguel A. Lopes / Lusa

-

Mas nós acreditamos, Ronaldo!

Mas, dentro do campo, onde as coisas verdadeiramente importam, é o argentino quem se mantém como “a figura central nos jogos por causa do seu jogo e não por causa da reputação que tem”.

Jackson termina o artigo, fazendo referência ao facto da vitória no próximo jogo ser quase obrigatória para a equipa das quinas, e que os jogadores ainda podem acreditar que é possível.

No entanto, o jornalista não consegue esquecer Cristiano e deixa espaço para mais uma crítica: “No nível pessoal que sempre parece ter guiado Ronaldo, parece que os melhores tempos já passaram. CR7 ainda é a mais hipnótica das personagens mas agora por razões diferentes. A atividade secundária de Ronaldo está a tornar-se o seu evento principal”, termina.

Melhor golo da Liga dos Campeões

Apesar de todas as críticas, o jogador português soma e segue na conquista de mais um ponto para o currículo, desta vez com o “melhor golo da Liga dos Campeões de 2015/2016”.

O anúncio foi feito esta segunda-feira pela UEFA, que considera que o golo marcado por Ronaldo, frente à Roma, foi o melhor da competição.

O remate certeiro no jogo da primeira mão dos oitavos de final da prova, realizado na capital italiana, que o Real Madrid venceu por 2-0, recebeu 36% dos votos dos utilizadores do site oficial da UEFA.

E se houvesse prémio para o melhor relato, a organização que tutela o futebol europeu não podia ficar indiferente ao de um comentador espanhol que entrou em êxtase perante esse mesmo golo.

“Chuta o bicho. É golo, golo, golo. É golo do animal. É golo do jogador que não marca fora. É golo do jogador que não marca golos nos jogos importantes. É golo de um animal que não tem réplica”, grita.

O vídeo do momento em que El Señor Ronaldo marca o Roma 0-1 Real Madrid está aqui:

FM, ZAP / Lusa

PARTILHAR

24 COMENTÁRIOS

  1. Coitados… até se espumam, num misto de raiva e estupidez!!!
    O Ronaldo é que todos sabem e a “qualidade” desses jornais/jornalistas está, masi uma vez, bem à vista de todos…
    Next!…

  2. Tanto ódio recalcado motivado pela inveja!
    Certos jornalistas que não conseguem ser bons a nada, não aceitam nem podem conviver bem com um homem com as qualidades e o carácter de Cristiano Ronaldo.
    Jogador genial, bom filho bom irmão, bom amigo, bom cidadão.
    Têm vontade de morder? Dêem uma voltinha à roda e mordam no c …

  3. Preocupados com as suas selecções não?, querem arrumar com Portugal desta forma, mostram ser jornalistas muito fracos e interesseiros, exageraram na dose e pagarão por isso, esqueceram o 2004 que também muitos jornalistas de meia tigela de certos países ficaram de boca fechada, e este ataque é apenas para prejudicar Portugal.

  4. Aqui na minha terra há um ditado que diz “quem põe defeito em mulher boa é pane….ro!!! . Estes jornalistas da treta só conseguem que alguém ouça o seu nome denegrindo a imagem de alguém que continua a “mostrar o seu perfume” por esses estádios fora… recordes atrás de recordes!!!

  5. Ronaldo da a sensaçao que só joga por dinheiro
    é rico mas da a sensaçao de nao ter principios
    o jornalista tem razão no que dizem .Nota-se a diferença do bale para ele que um joga por amor a camisola

  6. Esses jornalistas–têm é dor de corno…… E como tal despejam todo o fel sob Ronaldo……Coitados…queriam ganhar um momento de fama a dizerem mal de Ronaldo…mas coitados são tão pobres de espírito….que até evocam o pai de Ronaldo…são mesmo miseráveis! gostava de saber como foi a vossa mãezinha…..e o vosso paizinho……….seus escribas da treta…Vazem……….seus espíritos … das trevas……. Preocupem-se com a vossa Mãezinha… e deixem o pai de Ronaldo…e o Ronaldo em Paz…Voc~es…não passam de uns pobres diabos…que vivem à custa da fofoca…… do diz..que disse…… e nada mais…senão morriam…no esgoto…Viva Ronaldo E Portugal!

  7. A dor de ***** é muito espanhola….os bois investem com frequência nas trincheiras, vidé Praça de Toiros de Madrid. E para serem toureados são muito picados com cavaleiros cegos, desculpem cavalos cegos….

  8. Pois eu sou admirador do Ronaldo como jogador mas não sou fanático e para contradizer o mal de que os jornalistas falam dele só terá que demonstrar em campo o que vale ele e os outros, tomem como exemplo a seleção do País de Gales que não se impressionou com o nome da Rússia e deu uma lição de bom futebol e humildade em campo coisa que falta quase sempre ás vedetas portuguesas, a vaidade é um pouco adversa da capacidade.

  9. É interessante mas triste ver a quantidade de Portugueses que odeiam ou desistem com tanta facilidade de apoiar uma das maiores, se não a maior, figura desportiva Portuguesa de todos os tempos. Para alguns é um certo cinzentismo materializado num ódio sistemático a tudo que brilha ou que tem cor, inveja, cegueira clubística ou quiçá pura ignorância. Porém eu resumo isto à pequenez e à frustração de alguns. Enfim maus Portugueses.
    Quanto aos senhores Carlin (vive em Barcelona… que coincidência!) e Jackson não dou importância nenhuma. Nenhum deles alguma vez jogou futebol para entender o que é Futebol ou sequer sabem falar Português para conhecerem o verdadeiro carácter de um rapaz que apesar dos milhões nunca se perdeu. O Cristiano é uma pessoa orgulhoso mas humilde. Mantém uma família unida e está sempre pronto a dar a mão aos mais novos. Um grande exemplo. Mais houvesse…

  10. A comunicação internacional estará atenta à postura do jogador sempre que integra a Selecção, ou seja, uma muito fraca prestação, porque o Menino está ansioso pelas FÉRIAS!

    • Tú querias era estar lá no barquinho. Os portuguesas dão-no e uns tostões para passar férias com os meninos ricos. tú não és gay , nem tão pouco homossexual tú és mesmo afagador de tacos em wc’s públicos.

  11. Tenho pena destes “jornalistas” que nem para jornaleiros servem. Foram até ao mais baixo nível no ataque pessoal. Se tivessem 5 % do profissionalismo do Ronaldo faziam uma crítica séria. Tenho dúvidas que sejam jornalistas, ou então não há código deontológico nos países deles, só pode!

  12. Podem dizer o que quizerem, porém a verdade é só uma: em muitos jogos de apuramente muito pouco fez pela camisola Nacional que veste, e nestes dois jogos da fase final, ainda não fez um cara*** e se fez, só fez me***. Não existe nenhum Português que não estivesse à espera de muito mais da parte dele… ou será que há alguem aqui que diga que fez um bom (ou até medio) trabalho nestes dois jogos???!!!!

  13. …e quando deixarem o menino no banco…então, sim, teremos uma boa seleção, mas…mesmo no banco…de suplentes!!!

  14. Não estou de acordo de maneira alguma com os comentários desses ditos jornalistas John Carlin ou Jamie Jackson, e condeno-os veemente pelas suas críticas, principalmente no que toca à vida pessoal de Ronaldo, mas há coisas, verdades que têm de ser ditas e reconhecidas por todos nós. Quer seja pela obrigação de as entender-mos ou pela situação de as denunciarmos. Quero eu dizer com isso que o mérito do Cristiano ninguém o tira, apenas temos de se indignar quando a sua prestação é medíocre e isso tem estado a acontecer neste europeu. Perdoem-me, mas é aquilo a que tenho assistido e a minha modesta opinião. Tenho dito, obrigado.

  15. Não se trata de inveja nem de ódio ou de crucificação pela Imprensa. Passa por alguém que ganha milhões, tem regalias acrescidas, não tem humildade nem conseguiu, com todo o dinheiro que tem,adquirir alguma educação. Efetivamente a prestação foi paupérrima. Parece que tudo passa por ele mas até agora nada passou. Devia ter passado dar a cara depois do segundo jogo, mas até nisso foi poupado sabe-se lá por quê….Os atos falam por si.

  16. ronaldo tem que viver com protogonismo
    um dia que morra o protogonismo desaparece o ronaldo
    desde que se virou para Marrocos acabou
    se as manias pagassem impostos nao sei se ainda tinha sitio para por os carimbos
    sou do tempo de jogadores a ganharem em porpoção como ele e morrerem na misera

  17. O que me entristece é que esses jornalistas até têm razão… sobretudo o espanhol, que não falhou em nada no que disse…!!!

  18. os portugueses gostam de ser espezinhados e até alinham com os jornalistas para dizerem mal. o jornalista pode ter a sua opinião mas chegar ao ponto de falar da família, principalmente do pai do ronaldo, é falta de profissionalismo e de educação. se o pai do jornalista fosse pa______o que culpa é que ele teria? gostaria que lho dissessem ou publicassem nos jornais? em portugal passa-se num instante de bestial a besta. aqui ninguém fala do que o ronaldo já fez ajudando pessoas anónimas sem dar nas vistas ou aparecer na tv. se ele voltar a marcar golos como já marcou e foi considerado o melhor jogador do jogo, voltam a bater palmas. ronaldo, não desistas e continua a ser o melhor jogador do mundo.

RESPONDER

Rainha Isabel II está a procura de um gestor de redes sociais

A família real britânica está à procura de um gestor de redes sociais. O salário vai oscilar entre os 53 e 59 mil euros anuais por 37 horas semanais, de segunda a sexta-feira. A rainha Isabel II …

Cinco antepassados de crocodilos viveram há 150 milhões de anos na Lourinhã

Pelo menos cinco crocodilomorfos, antepassados dos crocodilos, viveram na região da Lourinhã há 150 milhões de anos, durante o período do Jurássico. Num artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society, os paleontólogos Alexandre Guillaume, …

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …