Imprensa francesa coloca Leonardo Jardim na porta de saída do Mónaco

Estela Silva / Lusa

Leonardo Jardim

Os diários Nice Matin e L’Équipe estão a avançar que o técnico português Leonardo Jardim está de saída dos franceses do Mónaco, com a agência France Presse (AFP) a confirmar também a informação.

Segundo a AFP, Leonardo Jardim sairá do emblema monegasco, que representa desde 2014, nos próximos dias, com o nome mais falado para o seu lugar a ser o do francês Thierry Henry, antigo jogador do clube e atual treinador adjunto da seleção da Bélgica.

Segundo fontes próximas do caso, o vice-presidente do Mónaco, Vadim Vasyliev, reuniu-se com Jardim na tarde de hoje, numa reunião em que se formalizaram os detalhes da separação, com uma indemnização a rondar os 10 milhões de euros, referente ao resto dos salários no contrato até 2020.

O arranque na época 2018/19 da formação do principado, que conta com o português Rony Lopes no plantel, tem sido desastroso, com apenas uma vitória em 12 jogos entre todas as competições.

No campeonato, o Mónaco soma apenas seis pontos e é 18.º e antepenúltimo, na zona de descida, a que se somam mais duas derrotas na Liga dos Campeões e outra na Supertaça francesa.

Jardim chegou ao clube em julho de 2014, construindo um projeto na equipa, que só tinha regressado à ‘Ligue 1’ há um ano, assente em jovens valores, como Anthony Martial ou Kylian Mbappé, conseguindo, em 2016/17, os melhores resultados desportivos.

Nesse ano, os monegascos, com Bernardo Silva, Mbappé, Falcao, Fabinho, Mendy, Lemar, João Moutinho ou Bakayoko na equipa, chegaram às meias-finais da Liga dos Campeões e sagraram-se campeões franceses.

O clube foi vendendo, ao longo das temporadas, os principais valores do plantel, como Martial, para o Manchester United, Bernardo Silva, para o Manchester City, Fabinho, para o Liverpool, e Mbappé, para o ‘rival’ Paris Saint-Germain, por 180 milhões de euros, entre outros nomes.

Depois de ser terceiro em 2014/15, o português repetiu a posição em 2015/16, antes de ser campeão e, mais tarde, segundo classificado, em 2017/18.

Antes de chegar à Liga francesa, Leonardo Jardim tinha treinado o Sporting, em 2013/14, depois de ter sido campeão na Grécia com o Olympiakos, ainda que tenha sido demitido a meio da temporada.

O técnico de 44 anos começou por treinar o Camacha, passando, depois, por Desportivo de Chaves e Beira-Mar, antes de chegar ao Sporting de Braga, de onde deu o ‘salto’ para o Sporting, que levou ao segundo lugar antes de sair para a Grécia.

PARTILHAR

RESPONDER

Só o Governo prevê uma aceleração em 2020. OCDE também está pouco otimista (e deixa um conselho a Centeno)

A economia portuguesa vai abrandar nos próximos anos, segundo antecipa a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE). No Economic Outlook publicado esta quinta-feira, as previsões para a economia nacional aponta para um crescimento …

Trump exige que se pare "a caça às bruxas" em reação a testemunho de embaixador

"Esta caça às bruxas deve parar agora. Tão prejudicial para o nosso país!", escreveu Donald Trump no Twitter, em reação ao testemunho do seu embaixador da União Europeia. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou …

Seis embaixadores portugueses mudam de países

Há seis embaixadores portugueses que vão mudar de cidade. O Presidente da República já assinou o decreto que rege a nomeação de novas chefias para tutelar as embaixadas de Portugal em Berlim, Madrid, Praga e …

Rúben Dias pede dois milhões por ano. Vieira não está disposto a pagar tanto

A negociação de contrato entre Rúben Dias e o SL Benfica atingiu um impasse. O jogador não se contenta com um salário inferior a dois milhões de euros líquidos por ano, mas Vieira não está …

Secretarias de Estado instaladas em "casa" dos governantes

As três secretarias de Estado que ficarão fora de Lisboa serão instaladas nas terras natal dos seus respetivos governantes. Esta medida do Governo faz parte de um esforço de descentralização. O Governo decidiu avançar nesta legislatura …

Governo quer bolsas do Ensino Superior automáticas para alunos de ação social escolar

O Governo quer que os alunos do secundário com direito à ação social escolar tenham direito, de forma automática, a bolsas do ensino superior, algo que pode acontecer já no próximo ano letivo. Segundo noticiou o …

Modelo económico do Google e Facebook "ameaça" direitos humanos, diz Amnistia Internacional

A Amnistia Internacional criticou esta quinta-feira o modelo económico "baseado na vigilância" dos gigantes da internet Google e Facebook, considerando que é uma "ameaça sistémica aos direitos humanos". Num relatório, a organização não-governamental argumentou que, ao …

Da Amora a Lima. Jorge Jesus "está a dois passos de alcançar a eternidade"

A cumprir a 31.ª época da sua carreira de técnico, iniciada há 30 anos, na temporada 1989/90, ao serviço do Amora, Jesus precisa de bater os argentinos do River Plate, os detentores do título, para …

Revolucionários colombianos estão a recrutar crianças venezuelanas para guerrilha

A Federação de Associações de Professores Universitários da Venezuela (FAPUV) denunciou na quarta-feira que grupos e subversivos da vizinha Colômbia estão a recrutar crianças em idade escolar para a guerrilha. "Temos jovens e crianças, especialmente nas …

Jornal espanhol arrasa Bale. "Desrespeitoso. Mal-agradecido"

O jornal desportivo espanhol Marca arrasa esta quinta-feira o internacional galês Gareth Bale, que representa o Real de Madrid, na sua manchete. "Desrespeitoso. Mal-aconselhado. Mal-agradecido", pode ler-se no jornal. Em causa esta a atitude do …