Impostos de Hunter Biden estão a ser investigados nos EUA

Andy Wong / EPA

O filho do presidente eleito dos Estados Unidos Joe Biden anunciou na quarta-feira ter sido informado da existência de um inquérito federal no Estado do Delaware sobre a sua situação fiscal, designadamente relacionada com negócios com a China.

O Departamento de Justiça lançou esta investigação sobre Hunter Biden em 2018, adiantou uma pessoa conhecedora do assunto à AP. Desconhecem-se quais são as entidades envolvidas.

Hunter Biden tem uma história de negócios internacionais em vários países. A revelação volta a colocar sob atenção pública o escrutínio dos seus negócios internacionais.

“Levo isso muito a sério, mas tenho confiança no facto de um exame profissional e objetivo mostrar que geri os meus assuntos de maneira legal e apropriada, incluindo com a ajuda de conselheiros fiscais profissionais”, reagiu Hunter Biden, em comunicado.

“O presidente eleito Biden é muito orgulhoso do seu filho, que teve de enfrentar desafios terríveis, em particular ataques pessoais vis nos últimos meses, para acabar por sair reforçado”, declarou a equipa de transição de Joe Biden, no mesmo texto.

Durante a campanha eleitoral para a Casa Branca, o candidato derrotado, Donald Trump, qualificou a família Biden como “uma empresa criminal”, apontando os negócios de Hunter Biden na Ucrânia e na China, quando o seu pai era vice-presidente de Barack Obama, entre 2009 e 2017.

No ano passado, Trump foi acusado de ter telefonado para o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelenski, pressionando-o a investigar Hunter Biden, filho de Joe Biden, por suspeita de irregularidades na sua ligação com uma empresa ucraniana.

Hunter Biden foi contratado pela empresa ucraniana Burisma, de extração e produção de gás, e Joe Biden, quando era o principal interlocutor da Casa Branca na Ucrânia, incentivou o Governo de Kiev a libertar-se da dependência energética em relação a Moscovo. Trump também terá lançado dúvidas sobre o papel do ex-vice no afastamento de um ex-procurador-geral ucraniano.

Esse alegada pressão valeu-lhe um processo de destituição, do qual foi absolvido.

Com 50 anos, Hunter Biden tem um passado de luta contra dependências do álcool e de drogas. Advogado, lançou-se na finança nos anos 2000 com um sucesso mitigado e aventurou-se em negócios na China e Ucrânia.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Somente 37% dos portugueses recusam líder autoritário, revela estudo

Um estudo da Gulbenkian, divulgado esta sexta-feira, revelou que baixou para 37% a percentagem de portugueses que não quereriam ser governados por um líder autocrático, que não tivesse de se submeter ao parlamento ou a …

Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.

"Não há falta de médicos". Faculdades de Medicina não vão aumentar vagas

O Governo vai voltar a abrir a porta ao aumento de vagas nos cursos procurados pelos melhores alunos, mas as faculdades de Medicina voltam a fechá-la. De acordo com o jornal Público, o Governo vai voltar …

Jesus chama por Al Musrati. Benfica tem trunfo para baixar o preço

Jorge Jesus está a pressionar Luís Filipe Vieira para que avance o mais rapidamente possível para a contratação de Al Musrati. Chiquinho pode ser incluído no negócio. O Benfica mantém Al Musrati como o principal alvo …

Surtos em festas e casamentos pioram situação em Lisboa e Vale do Tejo

Só na região de Lisboa e Vale do Tejo foram recentemente identificados nove surtos de covid-19 relacionados com festas de aniversário, casamentos e outros eventos sociais, informa a Direção-Geral da Saúde (DGS). Do total de nove …

Cancro. Centros de saúde sem conseguir retomar rastreios e recuperar atividade

A Ordem dos Médicos alertou que os centros de saúde não estão a conseguir retomar os rastreios de alguns cancros, que estão a ser feitos apenas de forma oportunista, e que tem sido quase impossível …

Arranca o Euro2020. Itália e Turquia medem forças um ano depois do previsto

As seleções da Itália e da Turquia dão hoje o pontapé de saída para o Euro2020 de futebol, em Roma, com o torneio a disputar-se um ano depois do previsto devido à pandemia de covid-19. No …

Peglow cada vez mais perto do FC Porto. Lágrimas anunciam saída do jogador

João Peglow está perto de chegar ao FC Porto por empréstimo. Os 'dragões' devem ficar com uma opção de compra no valor de 6 milhões de euros. Na noite desta quinta-feira, o Internacional perdeu por 3-1 …

Monges cristãos podem ter enterrado este tesouro para enganar os Vikings

Um tesouro descoberto em Balmaghie, na Escócia, em 2014, pode ter sido escondido por monges ou padres cristãos por causa dos Vikings. Há mais de mil anos, alguém escondeu um tesouro opulento com mais de uma …

PS dividido entre Manuel Pizarro e José Luís Carneiro para a Câmara do Porto

Depois da desistência de Eduardo Pinheiro, o PS volta a estar indeciso entre Manuel Pizarro e José Luís Carneiro para a candidatura à Câmara Municipal do Porto. Pouco mais de 24 horas depois de ter sido …

Nova fase do desconfinamento já começou. Medidas foram antecipadas

As novas medidas tomadas pelo Governo no âmbito da nova fase de desconfinamento entraram em vigor esta quinta-feira, tendo sido antecipadas em relação ao dia que estava previsto, que era segunda-feira, segundo uma resolução publicada …