/

Impostos de Hunter Biden estão a ser investigados nos EUA

Andy Wong / EPA

O filho do presidente eleito dos Estados Unidos Joe Biden anunciou na quarta-feira ter sido informado da existência de um inquérito federal no Estado do Delaware sobre a sua situação fiscal, designadamente relacionada com negócios com a China.

O Departamento de Justiça lançou esta investigação sobre Hunter Biden em 2018, adiantou uma pessoa conhecedora do assunto à AP. Desconhecem-se quais são as entidades envolvidas.

Hunter Biden tem uma história de negócios internacionais em vários países. A revelação volta a colocar sob atenção pública o escrutínio dos seus negócios internacionais.

“Levo isso muito a sério, mas tenho confiança no facto de um exame profissional e objetivo mostrar que geri os meus assuntos de maneira legal e apropriada, incluindo com a ajuda de conselheiros fiscais profissionais”, reagiu Hunter Biden, em comunicado.

“O presidente eleito Biden é muito orgulhoso do seu filho, que teve de enfrentar desafios terríveis, em particular ataques pessoais vis nos últimos meses, para acabar por sair reforçado”, declarou a equipa de transição de Joe Biden, no mesmo texto.

Durante a campanha eleitoral para a Casa Branca, o candidato derrotado, Donald Trump, qualificou a família Biden como “uma empresa criminal”, apontando os negócios de Hunter Biden na Ucrânia e na China, quando o seu pai era vice-presidente de Barack Obama, entre 2009 e 2017.

No ano passado, Trump foi acusado de ter telefonado para o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelenski, pressionando-o a investigar Hunter Biden, filho de Joe Biden, por suspeita de irregularidades na sua ligação com uma empresa ucraniana.

Hunter Biden foi contratado pela empresa ucraniana Burisma, de extração e produção de gás, e Joe Biden, quando era o principal interlocutor da Casa Branca na Ucrânia, incentivou o Governo de Kiev a libertar-se da dependência energética em relação a Moscovo. Trump também terá lançado dúvidas sobre o papel do ex-vice no afastamento de um ex-procurador-geral ucraniano.

Esse alegada pressão valeu-lhe um processo de destituição, do qual foi absolvido.

Com 50 anos, Hunter Biden tem um passado de luta contra dependências do álcool e de drogas. Advogado, lançou-se na finança nos anos 2000 com um sucesso mitigado e aventurou-se em negócios na China e Ucrânia.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.