Impostos de Hunter Biden estão a ser investigados nos EUA

Andy Wong / EPA

O filho do presidente eleito dos Estados Unidos Joe Biden anunciou na quarta-feira ter sido informado da existência de um inquérito federal no Estado do Delaware sobre a sua situação fiscal, designadamente relacionada com negócios com a China.

O Departamento de Justiça lançou esta investigação sobre Hunter Biden em 2018, adiantou uma pessoa conhecedora do assunto à AP. Desconhecem-se quais são as entidades envolvidas.

Hunter Biden tem uma história de negócios internacionais em vários países. A revelação volta a colocar sob atenção pública o escrutínio dos seus negócios internacionais.

“Levo isso muito a sério, mas tenho confiança no facto de um exame profissional e objetivo mostrar que geri os meus assuntos de maneira legal e apropriada, incluindo com a ajuda de conselheiros fiscais profissionais”, reagiu Hunter Biden, em comunicado.

“O presidente eleito Biden é muito orgulhoso do seu filho, que teve de enfrentar desafios terríveis, em particular ataques pessoais vis nos últimos meses, para acabar por sair reforçado”, declarou a equipa de transição de Joe Biden, no mesmo texto.

Durante a campanha eleitoral para a Casa Branca, o candidato derrotado, Donald Trump, qualificou a família Biden como “uma empresa criminal”, apontando os negócios de Hunter Biden na Ucrânia e na China, quando o seu pai era vice-presidente de Barack Obama, entre 2009 e 2017.

No ano passado, Trump foi acusado de ter telefonado para o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelenski, pressionando-o a investigar Hunter Biden, filho de Joe Biden, por suspeita de irregularidades na sua ligação com uma empresa ucraniana.

Hunter Biden foi contratado pela empresa ucraniana Burisma, de extração e produção de gás, e Joe Biden, quando era o principal interlocutor da Casa Branca na Ucrânia, incentivou o Governo de Kiev a libertar-se da dependência energética em relação a Moscovo. Trump também terá lançado dúvidas sobre o papel do ex-vice no afastamento de um ex-procurador-geral ucraniano.

Esse alegada pressão valeu-lhe um processo de destituição, do qual foi absolvido.

Com 50 anos, Hunter Biden tem um passado de luta contra dependências do álcool e de drogas. Advogado, lançou-se na finança nos anos 2000 com um sucesso mitigado e aventurou-se em negócios na China e Ucrânia.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Extinto incêndio no Hospital CUF Descobertas em Lisboa e sem necessidade de evacuar edifício

O incêndio que deflagrou hoje, pelas 12:20, no Hospital CUF Descobertas, no Parque das Nações, em Lisboa, foi extinto pelas 12:50, e não houve necessidade de evacuar o edifício, disse à Lusa fonte do Regimento …

Infarmed alerta para dois sites de venda ilegal de medicamentos

A Autoridade Nacional do Medicamento afirma que não é possível assegurar a qualidade, eficácia, segurança e autenticidade dos fármacos adquiridos em dois websites ilegais de venda de medicamentos. O Infarmed alertou esta terça-feira para a existência …

Julian Reichelt, ex-diretor do jornal alemão Bild

Diretor do jornal alemão Bild despedido por "conduta inapropriada"

Julian Reichelt, diretor do jornal alemão Bild, foi demitido com efeito imediato por “conduta inapropriada”, anunciou a empresa de comunicação social Axel Springer, detentora do jornal mais vendido da Alemanha. O diretor do jornal alemão Bild, …

“Não acho que o CDS esteja a viver uma crise interna”, diz Francisco Rodrigues dos Santos

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, defendeu esta segunda-feira que a situação interna que o partido atravessa, com congresso eletivo marcado para o final de dezembro, "não é uma crise, é a democracia …

Em sessão acesa, primeiro-ministro polaco diz ao Parlamento Europeu que o país não cederá a chantagens

Guerra de palavras entre representantes do governo polaco e as instituições europeias tem vindo a escalar ao longo das últimas semanas, depois de o Tribunal Constitucional do país ter determinado que a lei nacional se …

China nega lançamento de míssil hipersónico - mas Estados Unidos estão “muito preocupados”

Em agosto, a China terá lançado um míssil com capacidade nuclear. Os Estados Unidos mostram-se muito preocupados com este tipo de atividade. Segundo noticia o Financial Times, o míssil terá sido lançado pelos militares chineses num …

O ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Trump luta para manter sob sigilo documentos sobre ataque ao Capitólio (e avança para tribunal)

Donald Trump processou a comissão do Congresso responsável pela investigação do ataque ao Capitólio, alegando que fez um pedido ilegal dos seus registos da Casa Branca. O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump entrou com uma …

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, e o presidente do Partido Social Democrata, Rui Rio

Rio defendeu, Rangel atirou, Balsemão marcou e Montenegro fez o relato. A luta interna do PSD fez-se nas entrelinhas da posse de Moedas

Podia ter sido um jogo de futebol, mas foi só a tomada de posse de Carlos Moedas. Na Praça do Município, em Lisboa, Rio defendeu ao não ter notado a presença de um dos protagonistas …

Proposta Coba Consultores para nova ponte sobre o Douro

Nova ponte do Porto já tem desenho conhecido. Vai servir para metro, ciclovia e peões

A Metro do Porto recebeu 28 propostas para o concurso público de elaboração de projeto e execução da nova ponte sobre o rio Douro. Já foram selecionadas as três melhores. Esta segunda-feira, foram apresentados os três …

AC Milan não esconde: jogos com o FC Porto serão decisivos

Italianos recordam que vão defrontar uma equipa que está quase sempre presente na Liga dos Campeões. "Os nossos dois jogos contra o FC Porto vão ser decisivos para a classificação final do grupo". O treinador do …