Impeachment jogou-se fora do Congresso. Trump acusado de intimidar testemunha no Twitter

Andrew Harrer / EPA

Donald Trump foi acusado de intimidar Marie Yovanovitch, a testemunha principal daquele que foi o segundo dia de audiências do processo de Impeachment ao presidente norte-americano.

Esta sexta-feira marcou o segundo dia do Impeachment do presidente norte-americano Donald Trump. A audição no congresso, que contou com a testemunha Marie Yovanovitch, ex-embaixadora na Ucrânia afastada por Trump, acabou por não ser o centro das atenções. Fora de “campo”, Trump ia reagindo no Twitter e foi acusado de intimidação da testemunha.

Onde quer que a Marie Yovanovitch vá as coisas correm mal. Ela começou na Somália e como é que isso ficou? Depois avancem para a Ucrânia, onde o novo Presidente ucraniano me disse mal dela no segundo telefonema que tivemos”, começou por escrever Trump no Twitter.

O presidente do Comité, o democrata Adam Schiff, tomou atenção aos tweets que iam sendo publicados e confrontou Yovanovitch com eles. Em resposta, a antiga embaixadora disse que não tinha o poder necessário para fazer com que as coisas corressem mal noutros países.

Schiff realçou ainda que estes tweets de Trump poderão ser considerados como uma forma de intimidação da testemunha. “Quero que saiba, embaixadora, que alguns de nós aqui consideram a intimidação de testemunhas um assunto muito sério“, disse, citado pelo DN. Por sua vez, Yovanovitch disse que o ataque do presidente norte-americano nas redes sociais é “muito intimidador”.

“Pessoas inocentes não fazem isto”, disse Eric Swalwell, democrata e membro da Comissão de Serviços Secretos. Swalwell realçou que o ataque de Trump pode até integrar a acusação no processo de destituição do presidente.

Em defesa de Trump, o deputado republicano Jim Jordan explica que o tweet não teve influência nas declarações de Yovanovitch, já que a ex-embaixadora só teve conhecimento durante a audição no Congresso, quando Schiff lhe disse.

Yovanovitch garante estar a ser alvo de uma campanha para a descredibilizar e disse que Trump contou com a ajuda dos ucranianos, contratados pelo seu advogado Rudolph Giuliani, na campanha difamatória que referiu.

Durante a audição, o republicano Devin Nunes leu um memorando divulgado pela Casa Branca, que resume a primeira conversa telefónica entre Trump e o presidente ucraniano. Na sua perspetiva, o memorando mostra que Donald Trump não fez nada de errado e nunca quis pressionar Zelensky para investigar a família Biden.

Devin Nunes deixou ainda duras críticas a Marie Yovanovitch, pela sua “performance”.  “Esteve lá em baixo nas salas dos depoimentos secretos, foi aprovada. E quero felicitá-la pela sua performance hoje também”, atirou.

Além disso, garante que a antiga embaixadora não foi uma testemunha direta dos alegados crimes de Trump. “Não tenho a certeza do que faz a embaixadora aqui hoje”, disse Nunes, citado pelo Observador.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu a atriz e encenadora Fernanda Lapa

A atriz e encenadora faleceu, esta quinta-feira, aos 77 anos, em Cascais, onde estava hospitalizada, anunciou a Escola de Mulheres, companhia que dirigiu desde a sua fundação. "É com profundo pesar e imensa tristeza que a …

PJ acredita ter detido homem que ateou fogo que matou animais em canil de Santo Tirso

A Polícia Judiciária (PJ) está "convencida" de que o autor do fogo que teve origem em Valongo e se estendeu a Santo Tirso, onde dezenas de animais morreram, é um eletricista que foi esta quarta-feira …

O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos. Os fios de cabelo …

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …