Impeachment na Dinamarca. Ex-ministra vai ser julgada por ter separado casais de refugiados menores

A ex-ministra da Imigração da Dinamarca Inger Stojberg, conhecida pela sua postura rígida nessa função, está a enfrentar um julgamento de impeachment por ordenar ilegalmente a separação de casais menores de idade que procuram asilo.

De acordo com a agência Reuters, a política de centro-direita, que foi ministra entre 2015 e 2019, disse que o objetivo de separar casais menores de idade que procuram asilo era erradicar os casamentos infantis.

No julgamento de impeachment, que seria apenas o sexto da Dinamarca em mais de 170 anos e o primeiro desde 1995, Inger Stojberg é acusada de violar intencionalmente a lei em 2016 ao ordenar a separação de casais refugiados menores de idade.

Uma maioria no parlamento na quinta-feira expressou apoio a um impeachment, incluindo o seu próprio Partido Liberal, mas a decisão aguarda a aprovação final.

Na última década, a Dinamarca ganhou notoriedade pelas suas políticas de imigração de linha dura, como permitir que as autoridades confiscassem jóias de requerentes de asilo e dissuadir refugiados do Médio Oriente através de anúncios em jornais de seus países.

Stojberg também estava por trás de um plano para manter criminosos estrangeiros que poderiam ser deportados para uma pequena ilha, embora o plano tenha sido posteriormente abandonado pelo atual Governo.

O caso começou quando, em 2016, um casal sírio se queixou ao ombudsman dinamarquês – cargo profissional com a função de receber críticas, sugestões e reclamações de usuários e consumidores -, depois de terem sido colocados em centros de asilo separados. Stojberg negou repetidamente ter dado qualquer ordem ilegal e disse que queria proteger as meninas menores de idade.

De acordo com a legislação dinamarquesa e de direitos humanos, cada casal deve ser avaliado individualmente, o que implica que a ordem da ministra para separar todos os casais menores de idade era ilegal. No total, 23 casais foram separados.

Uma investigação sobre o caso, também conhecido como “caso de noiva infantil”, concluiu em dezembro que a ordem de separar indiscriminadamente todos os casais menores era “claramente ilegal” e uma violação dos direitos humanos.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Deco avança para tribunal contra Apple por manipulação de desempenho dos iPhones 6

A Deco Proteste anunciou esta segunda-feira que avançou com uma ação judicial contra a Apple, acusando-a de práticas enganosas por ter manipulado os iPhones 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus para se tornarem obsoletos …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: pouco Festival no FC Porto-Sporting

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-0-0-sporting-o-musical Está bem: Futebol Clube do Porto contra Sporting Clube de Portugal. Segundo classificado recebe o líder. Jogo que pode praticamente definir o novo campeão nacional de futebol. O encontro é naquele estádio junto ao centro …

Índia e Paquistão comprometem-se a respeitar cessar-fogo em Caxemira

Na quinta-feira, o Paquistão e a Índia alcançaram um acordo para fazer cumprir o cessar-fogo na região de Caxemira, reivindicada pelos dois países. A fronteira entre ambos é palco frequente de ataques que deixam soldados …

Governo quer rever norma da dádiva de sangue que exclui homossexuais

O Governo determinou, esta segunda-feira, a constituição de um grupo de trabalho para rever a norma que exclui dadores "por comportamento sexual". De acordo com o SAPO24, o Ministério da Saúde determinou a constituição de um …

Governador de Nova Iorque volta a ser acusado de assédio sexual

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, foi acusado por outra ex-assessora de assédio sexual, que foi sua assistente executiva e conselheira de políticas de saúde até novembro do ano passado. Segundo noticiou no sábado o New …

Francisco Assis alerta Governo para riscos das raspadinhas

O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis, vai promover um estudo sobre o impacto social do vício da raspadinha e informar o Governo, na esperança de que este repondere o lançamento da …

Mais de 75% dos refugiados sírios podem sofrer de stress pós-traumático

Mais de três quartos dos refugiados sírios podem estar a sofrer de distúrbios mentais, como transtorno de stress pós-traumático (TEPT), dez anos após o início da guerra civil no país. De acordo com um artigo do …

AVC foi a principal causa das 112.334 mortes em 2019

As doenças circulatórias foram as principais causas das 112.334 mortes verificadas em Portugal em 2019, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística, assinalando que a mais mortífera foi o acidente vascular cerebral (AVC). Em 2019, …

Iémen irá enfrentar a pior fome já vista nas últimas décadas. Guterres implora por generosidade

De acordo com a ONU, a situação humanitária no Iémen é muito grave e o país irá enfrentar a pior fome à qual o mundo já assistiu. Esta situação pode ser revertida se os seus …

"Um erro histórico". Tratado assinado em Portugal incentiva aquecimento global

Um tratado assinado em Lisboa concede um grande poder às empresas de energia para processar os Estados caso se sintam prejudicadas por políticas climáticas. O Tratado da Carta da Energia (TCE) é um acordo internacional assinado …