Imagens revelam que a Coreia do Norte oculta local onde armazena armas nucleares. EUA planeiam agir

(h) Maxar

Imagens de satélite revelam que a Coreia do Norte está a ocultar local onde armazena armas nucleares

As imagens de satélite mostram que a Coreia do Norte tomou medidas para ocultar uma instalação, que as agências de inteligência dos EUA acreditam estar a ser usada para armazenar armas nucleares. A situação fez soar os alarmes e evidencia a necessidade de Biden articular uma estratégia de relações com o país.

Capturadas pela Maxar a 11 de fevereiro, e analisadas por especialistas do Middlebury Institute, as imagens mostram que a Coreia do Norte construiu novas estruturas em  Yongdoktong ao longo do ano de 2020.

Vários especialistas acreditam que os esforços provavelmente têm a intenção de esconder duas entradas de túneis subterrâneos que levam à instalação onde as armas nucleares são armazenadas.

Yongdoktong já tinha sido anteriormente identificado pelo Centro de Inteligência dos EUA como uma suspeita instalação de armazenamento de armas nucleares da Coreia do Norte e ainda se acredita que seja usada para esse propósito, referiu um oficial de inteligência dos EUA à CNN.

As imagens de satélite obtidas reafirmam o que é amplamente tido como certo pelas autoridades e pelos especialistas de segurança nacional dos EUA: a Coreia do Norte continua a desenvolver armas nucleares, enquanto planeia uma forma de esconder as que já estão produzidas.

O portal 38 North revela que as imagens de satélite mostram fumo a sair da central, várias vezes. De acordo com o portal, o facto “sugere que os trabalhos podem fazer parte do processo de extração de plutónio necessário para o fabrico de armas nucleares”. O plutónio é um dos dois componentes essenciais para a fabricação de armas nucleares, assim como o urânio enriquecido.

Os principais aliados dos EUA estão a aguardar os detalhes sobre a estratégia política de Joe Biden para a Coreia do Norte, que esperam que seja anunciada publicamente nas próximas semanas, altura em que o Governo deverá concluir uma revisão, avança o CNN.

Além de enfatizar o compromisso de trabalhar ao lado dos aliados regionais, a administração Biden detalhou muito pouco sobre os seus planos de se envolver diplomaticamente com a Coreia do Norte. Apenas alguns dos altos funcionários reafirmaram o compromisso dos EUA com a “desnuclearização”.

“A visão do presidente é sem dúvida de que o míssil balístico da Coreia do Norte, e outras atividades relacionadas à proliferação, constituem uma séria ameaça à paz e segurança internacionais e minam o regime global de não proliferação”, disse o porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, no último mês.

Alguns ex-funcionários do Centro de Inteligência dos EUA alertam que os recentes esforços para inibir as imagens de satélite dos espiões americanos, pode ter o objetivo de lembrar a administração Biden que o trabalho nesses programas continua, enquanto a Casa Branca decide que conduta irá tomar.

A tática da Coreia do Norte de tentar usar “engano e negação” não é nova, explicou um ex-funcionário que, em declarações à CNN, referiu que os norte-coreanos usam a tática para chamar a atenção dos EUA para um assunto, permitir erros de cálculo e negar que o estão realmente a fazer.

O secretário de Estado Tony Blinken deixou claro que o governo está a considerar aumentar a pressão sobre Pyongyang e atraí-los com diplomacia, acrescentando que nada pode ser feito sem consultar os aliados.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O trabalho de um aluno de Física chamou a atenção dos investigadores quânticos da Amazon

Os cientistas têm várias preocupações relacionadas com o potencial dos computadores quânticos e o progresso neste campo tem sido muito lento. Recentemente, um dos obstáculos pode ter sido reduzido por um estudante de Física da …

Famosa rajada rápida de rádio bateu recorde (e revelou magnetosfera "dançante" em estrela de neutrões)

Duas equipas internacionais de astrónomos publicaram dois artigos científicos com novas informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. No estudo publicado na Astrophysical Journal Letters, os cientistas mediram a radiação das explosões nas frequências …

Farense 0-1 Sporting | Beto e Adán gigantes em noite de recorde leonino

O Sporting sofreu bastante para levar os três pontos na visita ao Farense. O líder do campeonato marcou um golo, por Pedro Gonçalves, dominou durante a primeira parte, mas na segunda deixou os algarvios criarem …

Uma simples mudança está a evitar a morte de um macaco em vias de extinção

Cientistas conseguiram dar uma tábua de salvação a uma espécie de macaco em risco de extinção, cujos espécimes são frequentemente atropelados por automóveis nas estradas de um parque nacional em Zanzibar. De acordo com a Lista …

Antigo rito sagrado "entre irmãos" pode ter sido, na verdade, o casamento homossexual

A adelfopoiese era uma cerimónia praticada historicamente na tradição cristã para unir duas pessoas do mesmo sexo - normalmente homens - num relacionamento reconhecido pela igreja, análogo ao irmão. Segundo documentos históricos, com 20 anos, Simeão …

Talin fechou uma estrada para que sapos e rãs possam atravessar em segurança

A capital da Estónia fechou uma estrada movimentada, durante as noites do mês de abril, para garantir que milhares de sapos e rãs conseguem atravessar em segurança para o local onde se vão reproduzir. Geralmente, são …

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista (que quer uma guerra racial)

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista, que procura agradar à opinião pública e quer ver uma guerra racial nos Estados Unidos. O organizador do abortado comício White Lives Matter, em …

Bezos nega que funcionários sejam vistos como "robôs". Mas Amazon deve tratá-los "melhor"

O ainda presidente executivo da Amazon, Jeff Bezos, enviou uma última carta aos acionistas da empresa, negando que os funcionários sejam "tratados como robôs", conforme alegaram alguns trabalhadores e críticos da empresa. Segundo Bezos - que …

A imponência do Titanic pode ter acelerado o fim da sua história

Com quase 269 metros de comprimento, o tamanho do Titanic - considerado o maior navio do mundo em 1912 - pode mesmo ter acelerado o fim da sua história. O Titanic media quase 269 metros de …

Pogba diz que a sua relação com Mourinho "mudou da noite para o dia"

O futebolista francês recordou a relação "muito boa" que tinha com o treinador português quando este era treinador do Manchester United, mas que acabou por mudar, segundo as suas palavras, "da noite para o dia". Numa …