Imagem de Nossa Senhora de Fátima vai viajar para a Síria

Paulo Cunha / Lusa

-

Uma imagem de Nossa Senhora de Fátima vai viajar para a Síria, na sequência de um pedido do arcebispo de Aleppo, Joseph Tobji, ao Santuário de Fátima.

Fonte do Santuário de Fátima disse que o envio da imagem foi solicitado na semana passada, em Roma, ao reitor da instituição, Carlos Cabecinhas.

A mesma fonte indicou que a imagem de Nossa Senhora de Fátima seguirá para a Síria por via diplomática, sem que ainda seja possível prever a data da chegada.

A imagem foi benzida pelo bispo de Leiria-Fátima, António Marto, na celebração da Peregrinação Internacional Aniversária que contou com 80 mil peregrinos e terminou esta quinta-feira na Cova de Iria, a última grande peregrinação antes da visita do Papa Francisco, agendada para maio de 2017.

António Marto agradeceu a presença ao secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, chefe da diplomacia da Santa Sé, a quem deixou uma mensagem para ser transmitida ao Papa Francisco.

“Diga-lhe que o queremos acolher aqui [em maio de 2017] de braços abertos, que queremos acender aqui com ele as velas da nossa fé, rezar com ele, cantar com ele, queira transmitir-lhe esses nossos sentimentos e os aplausos de todos os peregrinos”, afirmou, ovacionado por milhares de pessoas.

Em agosto de 2015, o Santuário de Fátima chegou a anunciar a visita a Damasco, capital da Síria, de uma das imagens da virgem peregrina – diferente desta – na sequência de uma solicitação nesse sentido, do patriarca católico no Médio Oriente.

A viagem, prevista para setembro do mesmo ano, foi depois adiada por questões de segurança, na sequência do agravamento da situação naquele país.

“Havia a promessa de a virgem peregrina visitar a Síria mas nunca foi possível. Agora a imagem de Nossa Senhora vai e fica”, adiantou a fonte do santuário de Fátima.

Em dezembro de 2013, há quase três anos, o arcebispo maronita de Damasco, Samir Nassar, consagrou o povo sírio a Nossa Senhora de Fátima, durante cerimónias religiosas na Capelinha das Aparições, no Santuário da Cova da Iria.

Na oração do rosário, o arcebispo fez um apelo à paz na Síria, que vive uma guerra civil, com a perseguição à comunidade católica.

Em julho de 2015, um grupo de monjas de um mosteiro cristão em Qara, na Síria, ofereceu ao Santuário de Fátima três balas e um lenço, “símbolos do martírio” que foram mostrados aos fieis do templo português.

Um ano mais tarde, no passado mês de julho, a peregrinação a Fátima teve nas suas intenções a paz na Síria, em resposta a um desafio lançado pelo Papa Francisco.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Deslocações na Páscoa limitadas ao concelho de residência

O Governo vai limitar as deslocações dos portugueses durante o período de Páscoa aos concelhos de residência de permanência. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia esta quinta-feira, entre a sexta-feira Santa …

"Dos mais novos no mundo a morrer." Bebé de seis semanas morre de covid-19 nos EUA

Morreu, nos Estados Unidos, um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim de semana, na sequência de uma infeção provocada pela covid-19. Um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim …

Reyes seguia a 187 km/h quando sofreu acidente mortal

O futebolista José Antonio Reyes conduzia a 187 km/h quando rebentou um pneu do carro, provocando o acidente que causou a morte ao antigo jogador do Benfica, indica o relatório pericial da Guarda Civil. A investigação …

OMS está "muito preocupada com o rápido aumento da infeção"

A OMS mostra-se preocupada com a evolução do número de infetados pelo novo coronavírus e pede o perdão da dívida para os países mais vulneráveis. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz estar muito …

Cerco sanitário prolongado em Ovar. "Situação ainda não está controlada"

A Direção-Geral de Saúde decidiu prolongar a cerca sanitária no concelho de Ovar por mais 15 dias, avança o Jornal de Notícias esta quinta-feira. De acordo com o matutino, as autoridades de saúde vão permitir …

Liga belga propõe fim do campeonato e o Club Brugge campeão

A Liga de futebol da Bélgica recomendou esta quinta-feira que se dê por terminada a época 2019/20 do campeonato e a “aceitação da classificação atual” que faz do Clube Brugge campeão, devido ao novo coronavírus …

Pico da pandemia pode ser tardio. "Só saberemos quando começarmos a descer"

A diretora-geral da Saúde disse que ainda não é possível saber quando é que será o pico da covid-19 em Portugal, alertando que este pode ser tardio, uma vez que uma progressão mais lenta da …

"China esconde a severidade deste vírus há meses", acusam serviços secretos dos EUA

Os Estados Unidos concluíram que a China falseou os dados sobre a severidade do novo coronavírus, indica um relatório dos serviços de inteligência norte-americanos divulgado esta quarta-feira a vários senadores. A agência Bloomberg aludiu esta quinta-feira …

Forças Armadas aceitaram líder do CDS como voluntário

O Jornal de Notícias escreve esta quinta-feira que as Forças Armadas aceitaram o líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, como voluntário para ajudar nas ações desenvolvidas na luta contra a covid-19 durante o estado …

Portugal duplica capacidade de ventilação. Oito profissionais de saúde nos cuidados intensivos

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou esta quinta-feira a duplicação dos equipamentos de ventilação e garantiu uma distribuição equilibrada dos testes de despistagem. “Entre ofertas, compras e empréstimos, estaremos em condições de duplicar …