Ilha remota e desabitada no Pacífico tem a maior concentração de lixo do mundo

Um grupo de cientistas afirmou que a maior densidade mundial de lixo plástico de que se tem conhecimento fica numa pequena ilha desabitada do Oceano Pacífico.

Os especialistas estimam haver 37,7 milhões de peças plásticas, ou 17,6 toneladas, nas praias da ilha Henderson, que é parte do território ultramarino britânico Pitcairn, localizado entre a Nova Zelândia e o Chile.

Segundo o estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, há entre 21 a 671 pedaços de lixo por metro quadrado nas areias da ilha, incluindo uma ampla variedade de objetos, como brinquedos, escovas de dente, capacetes e isqueiros, nas mais variadas cores.

Para chegar a estes números, os cientistas limparam uma parte da praia e acompanharam a acumulação diária de lixo, para concluir que mais de 13 mil objetos alcançam a ilha todos os dias.

Jennifer Lavers / Universidade da Tasmânia

-

“A quantidade de plástico nesta ilha é realmente alarmante”, afirmou a principal autora do estudo, Jennifer Lavers, da Universidade da Tasmânia, na Austrália.

A especialista encontrou dezenas de caranguejos e viver nos detritos como, por exemplo, tampas de garrafas, fracos de cosméticos e, até, na cabeça de uma boneca.

“Apesar de lhes termos dado uma casa, isto não é um benefício para eles. Temos de repensar drasticamente a nossa relação com o plástico. É algo feito para durar para sempre, mas é usado apenas por alguns instantes e depois é deitado fora”, acrescentou.

Segundo Lavers, é a localização da ilha que faz com que o plástico se acumule nas suas praias. Com 3.700 hectares, a ilha Henderson fica perto um vórtice de correntes oceânicas conhecido como Giro do Pacífico Sul, o que faz com que “receba” o lixo dos navios que vêm da costa oeste da América do Sul.

A ilha de Henderson é a maior das quatros que fazem parte do grupo das ilhas Pitcairn e é um lugar classificado como Património Mundial da Unesco. Apesar da poluição é um dos poucos atóis do mundo cuja ecologia tem estado preservada dos seres humanos.

ZAP // EcoD

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Os ingleses são uns preguiçosos !!! A ilha não é deles? Então têm de a manter limpinha ! Vá lá Isabelinha vai limpar o quintal…

RESPONDER

União Europeia acrescenta quatro paraísos fiscais à "lista negra"

Ilhas Caimão, Palau, Panamá e Seicheles juntam-se a Samoa Americana, Fiji, Guame, Samoa, Omã, Trindade e Tobago, Vanuatu e Ilhas Virgens Americanas na lista de não respeitadores das regras comunitárias. O Conselho da União Europeia (UE) …

"Relação estava cristalizada". PS satisfeito com retoma do "diálogo cordial" com CDS

O presidente do PS saudou, esta terça-feira, a "retoma" de um relacionamento "cordial" com a nova direção do CDS-PP em torno de matérias de interesse nacional, considerando que se verificou uma transição e acabou uma …

Ministra espanhola não pensa "nem um segundo" em substituir Centeno

A ministra dos Assuntos Económicos de Espanha, Nadia Calviño, assegurou que não dedica “nem um segundo” a pensar numa candidatura à presidência do Eurogrupo, apontando que Mário Centeno “está a fazer um excelente trabalho”. A cerca …

Grupo alemão de extrema-direita tinha planos "assustadores" para atacar mesquitas

Um grupo alemão de extrema-direita, em que 12 elementos foram detidos na semana passada, é suspeito de planear ataques em larga escala "assustadores e chocantes" contra muçulmanos, semelhantes aos realizados na Nova Zelândia no ano …

Novo Banco deverá pedir perto de mil milhões de euros ao Fundo de Resolução

O Novo Banco prepara-se para pedir uma nova injeção ao Fundo de Resolução a rondar os mil milhões de euros. Com este montante, o banco atinge o teto definido na venda ao fundo Lone Star. O …

"Nunca tive um processo como este". Juiz Carlos Alexandre "surpreendido" com o caso Tancos

O juiz Carlos Alexandre assumiu, em pleno tribunal, estar "surpreendido" com os meandros que envolvem ocaso de Tancos. "Nunca tive um processo como este", terá desabafado em mais uma audiência, notando que o caso "mostra …

Maduro anuncia exercícios militares permanentes e de surpresa

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou esta terça-feira que o país fará exercícios militares "de surpresa" e de maneira permanente, em manobras que poderão incluir centenas de milhares de membros da Força Armada Nacional Bolivariana …

Bolsonaro recebe Jorge Jesus, mas muitos não gostaram da fotografia

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, recebeu esta segunda-feira, em Brasília, o treinador português Jorge Jesus, após ter conquistado no domingo a Supertaça ao serviço do Flamengo. Depois de, no domingo, ter conquistado a Supertaça ao serviço …

Cientistas encontram 300 vírus "enormes" com habilidades estranhas

Uma equipa de investigadores identificou 300 novos vírus "enormes" com habilidades estranhas encontrados em vários ambientes. Estes podem causar doenças nos seres humanos. Os vírus têm sido um tema habitual ultimamente, abrindo jornais e deixando a …

Seguro de saúde específico para britânicos visa "mitigar" consequências do Brexit

Com o objetivo de minimizar o impacto do 'Brexit' no turismo, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, informou que estão em curso estratégias para "mitigar as consequências" e encorajar os "turistas a continuar a …