/

Ilha remota e desabitada no Pacífico tem a maior concentração de lixo do mundo

1

Um grupo de cientistas afirmou que a maior densidade mundial de lixo plástico de que se tem conhecimento fica numa pequena ilha desabitada do Oceano Pacífico.

Os especialistas estimam haver 37,7 milhões de peças plásticas, ou 17,6 toneladas, nas praias da ilha Henderson, que é parte do território ultramarino britânico Pitcairn, localizado entre a Nova Zelândia e o Chile.

Segundo o estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, há entre 21 a 671 pedaços de lixo por metro quadrado nas areias da ilha, incluindo uma ampla variedade de objetos, como brinquedos, escovas de dente, capacetes e isqueiros, nas mais variadas cores.

Para chegar a estes números, os cientistas limparam uma parte da praia e acompanharam a acumulação diária de lixo, para concluir que mais de 13 mil objetos alcançam a ilha todos os dias.

Jennifer Lavers / Universidade da Tasmânia

-

“A quantidade de plástico nesta ilha é realmente alarmante”, afirmou a principal autora do estudo, Jennifer Lavers, da Universidade da Tasmânia, na Austrália.

A especialista encontrou dezenas de caranguejos e viver nos detritos como, por exemplo, tampas de garrafas, fracos de cosméticos e, até, na cabeça de uma boneca.

“Apesar de lhes termos dado uma casa, isto não é um benefício para eles. Temos de repensar drasticamente a nossa relação com o plástico. É algo feito para durar para sempre, mas é usado apenas por alguns instantes e depois é deitado fora”, acrescentou.

Segundo Lavers, é a localização da ilha que faz com que o plástico se acumule nas suas praias. Com 3.700 hectares, a ilha Henderson fica perto um vórtice de correntes oceânicas conhecido como Giro do Pacífico Sul, o que faz com que “receba” o lixo dos navios que vêm da costa oeste da América do Sul.

A ilha de Henderson é a maior das quatros que fazem parte do grupo das ilhas Pitcairn e é um lugar classificado como Património Mundial da Unesco. Apesar da poluição é um dos poucos atóis do mundo cuja ecologia tem estado preservada dos seres humanos.

ZAP // EcoD

1 Comment

  1. Os ingleses são uns preguiçosos !!! A ilha não é deles? Então têm de a manter limpinha ! Vá lá Isabelinha vai limpar o quintal…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.