Iniciativa Liberal em consonância de pontos de vista com Marcelo sobre covid-19

António Cotrim / Lusa

João Cotrim de Figueiredo, Iniciativa Liberal

A Iniciativa Liberal identificou esta quarta-feira consonância com o Presidente da República na necessidade de fundamentação científica e técnica para impor medidas que restringem liberdades devido à pandemia, pedindo explicações ao Governo sobre a utilização dos “poderes especiais de contingência”.

O deputado único e presidente da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, foi na quarta-feira recebido no Palácio de Belém, a seu pedido, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, uma audiência na qual pretendia discutir a legalidade da situação de contingência devido à covid-19 já anunciada pelo Governo a partir de 15 de setembro.

“Há uma série de situações em que, naquele equilíbrio que se deseja ter entre um combate à pandemia – que deve ser determinado e eficaz – e o combate à crise económica e social, esse equilíbrio está totalmente do lado do combate à pandemia, com prejuízo de tudo resto, incluindo das liberdades individuais das pessoas”, afirmou à agência Lusa João Cotrim Figueiredo após a reunião com Marcelo Rebelo de Sousa.

O deputado liberal, sem querer “trair o teor da conversa”, adiantou que “houve uma consonância bastante grande de pontos de vista” com o Presidente da República.

Instado a detalhar onde tinha identificado essa consonância, João Cotrim Figueiredo respondeu: “na parte em que achamos que tem de haver uma fundamentação bastante, e nomeadamente do ponto de vista científico e técnico, para a imposição de medidas que restringem a atividade social, económica e pessoal de cada um de nós”.

“As nossas liberdades económicas, sociais e pessoais não podem estar dependentes das conveniências, têm que estar baseadas em evidências científicas e nós temos tido muito pouco disso”, sustentou.

Na perspetiva do dirigente liberal, o Governo socialista “não aparece para responder por aquilo que têm sido decisões arbitrárias e erráticas das autoridades de saúde técnicas”.

“Isto que o Governo quer fazer, com a utilização dos poderes de contingência, têm ou não têm resultados práticos no controlo da pandemia? Não temos dados novos que nos permitam dizer que sim e isso era uma matéria que devia já na próxima segunda-feira, na reunião do Infarmed, que terá lugar no Porto, ser um tema central dessa reunião”, pediu.

Uma vez que “o Governo estará a uma semana de ter poderes especiais de contingência”, o deputado quer o executivo explique “quais é que pretende usar, porque é que os pretende usar, que resultado espera obter dessa utilização desses poderes”.

“Se fosse a Iniciativa Liberal a realizar estas reuniões seria claríssimo que esperava obter da parte dos cientistas e dos técnicos dados de suporte para as decisões políticas que teria de tomar na semana seguinte e espero que seja isso que aconteça a bem dos portugueses e das nossas liberdades individuais e a bem também do eficaz combate à pandemia”, disse.

A Presidência da República, numa nota, referiu entretanto que “Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, em audiência a pedido dos próprios, uma delegação do Iniciativa Liberal”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, cientistas viram chimpanzés a matar gorilas

Investigadores testemunharam, pela primeira vez, chimpanzés e gorilas a lutar entre si, confrontos esses que provocaram a morte de alguns deles. De acordo com o site Science Alert, as duas disputas foram observadas no Parque Nacional …

Vírus com 15 mil anos descobertos no gelo do Planalto do Tibete

Cientistas que estudam glaciares encontraram vírus com quase 15 mil anos em duas amostras de gelo retiradas do Planalto do Tibete, na China. Muitos deles, que sobreviveram porque se mantiveram congelados, são diferentes de todos …

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …