Idoso já falecido pode estar na origem de surto em lar ilegal em Gondomar

Yuri Kochetkov / EPA

Um idoso de 90 anos, que fazia hemodiálise e que morreu na semana passada, terá estado na origem do surto de covid-19 num lar ilegal de Gondomar, disse à agência Lusa o presidente da câmara, Marco Martins.

Vinte e um utentes e oito funcionários do lar Paródias e Ternuras, em Gondomar, testaram positivo à covid-19 depois de na sexta-feira à noite ter sido detetado o surto, havendo mais nove utentes que testaram negativo, informou o autarca.

“A origem terá sido um idoso do lar que fazia hemodiálise e faleceu na semana passada”, indicou Marco Martins, dando conta que a autarquia foi “informada de manhã do surto e do resultado dos testes a que todos foram submetidos na segunda-feira”.

Marco Martins informou ter reunido durante a tarde com “o Serviço Municipal de Proteção Civil, direção do lar, Segurança Social e com a delegação de saúde de Gondomar para definir estratégias e procedimentos”.

“A direção do lar deu-nos nota de que já tinha feito a separação física dos positivos e dos negativos, tendo a câmara agilizado contactos entre o Centro de Emprego e o lar para tentar substituir o mais depressa possível os funcionários infetados”, referiu.

E prosseguiu: “A direção do lar indicou-nos já ter duas pessoas prontas para ir trabalhar e que foram fazer, entretanto, o teste da covid-19, pelo que as próximas horas e quarta-feira de manhã, em termos de cuidadores, estão asseguradas”.

A delegação de saúde de Gondomar, continuou, “já começou a contactar as pessoas com quem os idosos que testaram positivo estiveram em contacto, e que residirão, pelo menos a maioria, em Valbom, para os colocar em isolamento, evitando o foco de propagação”.

Marco Martins salientou não ter recebido indicação da direção do lar de “sobrelotação”, mas a garantia de “que fez a separação dos positivos dos negativos”.

Sala de creche encerra após colaboradora testar positivo

Uma sala do jardim-de-infância da Misericórdia de Santo Tirso foi encerrada após uma colaboradora testar positivo, o que obrigou ao isolamento de 16 crianças e de duas outras funcionárias, disse na terça-feira à Lusa a porta-voz da Santa Casa, Sara Almeida e Sousa.

Naquela sala do jardim de infância Comendador Abílio Ferreira de Oliveira “estão diariamente 16 crianças acompanhadas por três colaboradoras”, tendo sido “todos encaminhados para isolamento profilático nas respetivas habitações até 25 de setembro”, acrescentou a fonte.

A colaboradora infetada com o novo coronavírus “não estava ao serviço desde sexta-feira”, acrescentou Sara Almeida e Sousa.

No caso das duas colaboradoras que estavam a trabalhar esta terça-feira, apontou Sara Almeida e Sousa, “após contacto com a Delegação de Saúde de Santo Tirso foi determinado que apenas serão testadas caso venham a manifestar sintomas”.

Tendo tido conhecimento do caso positivo, a Santa Casa avançou “imediatamente para o encerramento daquela sala do jardim-de-infância, que tem mais cinco salas, mas que funcionam sem haver contacto entre si”, contou.

Em abril, a mesma instituição debateu-se com dois surtos em outras tantas residências para idosos, acabando por falecer seis utentes no Lar Dra. Leonor Beleza e quatro no Lar José Luiz d’Andrade.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Com Pizarro e Carneiro na calha para o Porto, Costa pode ter de desempatar

O primeiro-ministro e secretário-geral do PS, António Costa, pode-se ver obrigado a escolher o candidato do PS à Câmara Municipal do Porto. As estruturas locais parecem alinhadas no apoio a Manuel Pizarro, mas o secretário-geral adjunto …

Abel Ferreira leva Palmeiras à conquista da Taça do Brasil

O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, conquistou a Taça do Brasil de futebol, ao vencer por 2-0 na receção ao Grêmio, em jogo da segunda mão da final. Depois do triunfo por 1-0 no confronto …

Myanmar: Exército dispara munições reais contra manifestantes

O exército birmanês disparou este domingo contra vários manifestantes com munições reais em Bagan, a cidade histórica na área central de Myanmar, causando um ferido leve, segundo os organizadores do protesto. Milhares de birmaneses voltaram às …

Cientistas criam um "relógio" que mede a idade biológica

Dois cientistas do CECAD Cluster of Excellence in Aging Research desenvolveram um método que pode determinar a idade biológica de um organismo com uma precisão sem precedentes. Todos conhecemos a idade cronológica - a nossa idade …

"Das palavras aos atos". Marcelo com mais de 60% de mulheres na sua equipa no segundo mandato

O Presidente da República considerou este domingo que os passos dados para salvaguardar a igualdade de género em Portugal não são ainda suficientes e afirmou que quis passar "das palavras aos atos" com mais mulheres …

Governo dá 19,8 milhões às escolas para testes rápidos. Ensino privado também quer

O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução que permite às escolas e ao setor solidário efetuar despesa na realização de testes rápidos de antigénio à covid-19, num montante global de 19,8 milhões de …

Afinal, abandonar Montijo não obriga a indemnizar ANA (e há quem defenda opção Beja)

A alteração do local do novo aeroporto na sequência da avaliação ambiental estratégica não obriga ao pagamento de qualquer indemnização à ANA. De acordo com o esclarecimento do Ministério das Infraestruturas, uma eventual alteração do local …

Descoberta nova relação entre a biodiversidade dos animais e das florestas

Uma análise ao registo de imagens de 15 reservas de vida selvagem em florestas tropicais revelou uma relação até então desconhecida entre a biodiversidade de vários mamíferos e as florestas em que vivem. As florestas tropicais …

Pelo menos 17 mortos e 400 feridos em explosões na Guiné Equatorial

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas após várias explosões registadas, este domingo, num quartel militar na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, informaram as autoridades. De acordo com dados do Ministério da …

Marques Mendes antecipa desconfinamento a 15 de março. Creches e 1º ciclo são os primeiros a abrir

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que as creches, pré-escolar e 1º ciclo deverão abrir já a 15 de março. Segundo o comentador, o plano que vai ser …