Idoso já falecido pode estar na origem de surto em lar ilegal em Gondomar

1

Yuri Kochetkov / EPA

Um idoso de 90 anos, que fazia hemodiálise e que morreu na semana passada, terá estado na origem do surto de covid-19 num lar ilegal de Gondomar, disse à agência Lusa o presidente da câmara, Marco Martins.

Vinte e um utentes e oito funcionários do lar Paródias e Ternuras, em Gondomar, testaram positivo à covid-19 depois de na sexta-feira à noite ter sido detetado o surto, havendo mais nove utentes que testaram negativo, informou o autarca.

“A origem terá sido um idoso do lar que fazia hemodiálise e faleceu na semana passada”, indicou Marco Martins, dando conta que a autarquia foi “informada de manhã do surto e do resultado dos testes a que todos foram submetidos na segunda-feira”.

Marco Martins informou ter reunido durante a tarde com “o Serviço Municipal de Proteção Civil, direção do lar, Segurança Social e com a delegação de saúde de Gondomar para definir estratégias e procedimentos”.

“A direção do lar deu-nos nota de que já tinha feito a separação física dos positivos e dos negativos, tendo a câmara agilizado contactos entre o Centro de Emprego e o lar para tentar substituir o mais depressa possível os funcionários infetados”, referiu.

E prosseguiu: “A direção do lar indicou-nos já ter duas pessoas prontas para ir trabalhar e que foram fazer, entretanto, o teste da covid-19, pelo que as próximas horas e quarta-feira de manhã, em termos de cuidadores, estão asseguradas”.

A delegação de saúde de Gondomar, continuou, “já começou a contactar as pessoas com quem os idosos que testaram positivo estiveram em contacto, e que residirão, pelo menos a maioria, em Valbom, para os colocar em isolamento, evitando o foco de propagação”.

Marco Martins salientou não ter recebido indicação da direção do lar de “sobrelotação”, mas a garantia de “que fez a separação dos positivos dos negativos”.

Sala de creche encerra após colaboradora testar positivo

Uma sala do jardim-de-infância da Misericórdia de Santo Tirso foi encerrada após uma colaboradora testar positivo, o que obrigou ao isolamento de 16 crianças e de duas outras funcionárias, disse na terça-feira à Lusa a porta-voz da Santa Casa, Sara Almeida e Sousa.

Naquela sala do jardim de infância Comendador Abílio Ferreira de Oliveira “estão diariamente 16 crianças acompanhadas por três colaboradoras”, tendo sido “todos encaminhados para isolamento profilático nas respetivas habitações até 25 de setembro”, acrescentou a fonte.

A colaboradora infetada com o novo coronavírus “não estava ao serviço desde sexta-feira”, acrescentou Sara Almeida e Sousa.

No caso das duas colaboradoras que estavam a trabalhar esta terça-feira, apontou Sara Almeida e Sousa, “após contacto com a Delegação de Saúde de Santo Tirso foi determinado que apenas serão testadas caso venham a manifestar sintomas”.

Tendo tido conhecimento do caso positivo, a Santa Casa avançou “imediatamente para o encerramento daquela sala do jardim-de-infância, que tem mais cinco salas, mas que funcionam sem haver contacto entre si”, contou.

Em abril, a mesma instituição debateu-se com dois surtos em outras tantas residências para idosos, acabando por falecer seis utentes no Lar Dra. Leonor Beleza e quatro no Lar José Luiz d’Andrade.

// Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.