Identificado suspeito do incêndio no estúdio de animação no Japão. Queixa-se de plágio

JIJI / EPA

Esta quinta-feira, um incêndio no estúdio de animação KyoAni provocou 33 mortos e 35 feridos. Confirmadas as suspeitas de que o desastre resultara de fogo posto e que o autor usara gasolina para propagar as chamas pelo edifício, sabe-se agora a identidade deste homem e o motivo.

Numa conferência de imprensa dada esta manhã, a polícia japonesa identificou o homem suspeito como Shinji Aoba, de 41 anos. O porta-voz das autoridades japoneses adiantou ainda que o homem apresenta alguns problemas mentais embora ainda não se consiga especificar quais. No momento da detenção, o suspeito adiantou que a empresa de animação havia utilizado o seu trabalho sem a sua autorização.

O homem terá dito às autoridades de investigação que o estúdio se apropriou injustamente de um livro por si escrito. “Já que eles roubaram o meu romance, eu despejei o líquido e deitei-lhe fogo“, terá dito o homem responsável pelo ataque.

Contudo, como ainda não foi possível realizar um interrogatório ao suspeito, dado que o mesmo se encontra no hospiral a recuperar das queimaduras, as autoridades não querem avançar com uma confirmação do motivo.

O ataque é o mais mortífero do Japão desde 2001. Mais de 70 pessoas estavam dentro do edifício no momento do fogo que só foi extinto três horas depois. Pelo menos 33 pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas no incêndio.

O fogo deflagrou pelas 10h30 (2h30 em Portugal continental), depois de um homem ter entrado no edifício de três andares e espalhado um líquido. O homem terá gritado “caiam mortos” enquanto pegava fogo às instalações.

Pessoas que estavam próximas do local relataram que ouviram uma série de explosões e viram depois várias pessoas serem transportadas para o exterior do edifício em cobertores. Mais de 40 viaturas dos bombeiros foram deslocadas para o local.

O estúdio, denominado Kyoto Animation mas mais conhecido por KyoAni, foi fundado em 1981 e produz séries de animação e banda desenhada, como “Sound! Euphonium”, “A Silent Voice” e “Violet Evergarden”. O edifício está localizado numa área residencial a vários quilómetros ao sul da estação de Quioto.

Foi ainda criada uma campanha de recolha de fundos na plataforma GoFundMe, que já está perto de duplicar o objetivo que foi definido para a ajuda às vítimas do ataque. Já foram recolhidos cerca de 1,3 milhões de dólares, pouco mais de 24 horas depois de ter sido criada a campanha – que tinha como objetivo inicial 500 mil dólares, depois revisto para 750 mil.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …