/

Identificado suspeito do incêndio no estúdio de animação no Japão. Queixa-se de plágio

JIJI / EPA

Esta quinta-feira, um incêndio no estúdio de animação KyoAni provocou 33 mortos e 35 feridos. Confirmadas as suspeitas de que o desastre resultara de fogo posto e que o autor usara gasolina para propagar as chamas pelo edifício, sabe-se agora a identidade deste homem e o motivo.

Numa conferência de imprensa dada esta manhã, a polícia japonesa identificou o homem suspeito como Shinji Aoba, de 41 anos. O porta-voz das autoridades japoneses adiantou ainda que o homem apresenta alguns problemas mentais embora ainda não se consiga especificar quais. No momento da detenção, o suspeito adiantou que a empresa de animação havia utilizado o seu trabalho sem a sua autorização.

O homem terá dito às autoridades de investigação que o estúdio se apropriou injustamente de um livro por si escrito. “Já que eles roubaram o meu romance, eu despejei o líquido e deitei-lhe fogo“, terá dito o homem responsável pelo ataque.

Contudo, como ainda não foi possível realizar um interrogatório ao suspeito, dado que o mesmo se encontra no hospiral a recuperar das queimaduras, as autoridades não querem avançar com uma confirmação do motivo.

O ataque é o mais mortífero do Japão desde 2001. Mais de 70 pessoas estavam dentro do edifício no momento do fogo que só foi extinto três horas depois. Pelo menos 33 pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas no incêndio.

O fogo deflagrou pelas 10h30 (2h30 em Portugal continental), depois de um homem ter entrado no edifício de três andares e espalhado um líquido. O homem terá gritado “caiam mortos” enquanto pegava fogo às instalações.

Pessoas que estavam próximas do local relataram que ouviram uma série de explosões e viram depois várias pessoas serem transportadas para o exterior do edifício em cobertores. Mais de 40 viaturas dos bombeiros foram deslocadas para o local.

O estúdio, denominado Kyoto Animation mas mais conhecido por KyoAni, foi fundado em 1981 e produz séries de animação e banda desenhada, como “Sound! Euphonium”, “A Silent Voice” e “Violet Evergarden”. O edifício está localizado numa área residencial a vários quilómetros ao sul da estação de Quioto.

Foi ainda criada uma campanha de recolha de fundos na plataforma GoFundMe, que já está perto de duplicar o objetivo que foi definido para a ajuda às vítimas do ataque. Já foram recolhidos cerca de 1,3 milhões de dólares, pouco mais de 24 horas depois de ter sido criada a campanha – que tinha como objetivo inicial 500 mil dólares, depois revisto para 750 mil.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.