Identificado suspeito do incêndio no estúdio de animação no Japão. Queixa-se de plágio

JIJI / EPA

Esta quinta-feira, um incêndio no estúdio de animação KyoAni provocou 33 mortos e 35 feridos. Confirmadas as suspeitas de que o desastre resultara de fogo posto e que o autor usara gasolina para propagar as chamas pelo edifício, sabe-se agora a identidade deste homem e o motivo.

Numa conferência de imprensa dada esta manhã, a polícia japonesa identificou o homem suspeito como Shinji Aoba, de 41 anos. O porta-voz das autoridades japoneses adiantou ainda que o homem apresenta alguns problemas mentais embora ainda não se consiga especificar quais. No momento da detenção, o suspeito adiantou que a empresa de animação havia utilizado o seu trabalho sem a sua autorização.

O homem terá dito às autoridades de investigação que o estúdio se apropriou injustamente de um livro por si escrito. “Já que eles roubaram o meu romance, eu despejei o líquido e deitei-lhe fogo“, terá dito o homem responsável pelo ataque.

Contudo, como ainda não foi possível realizar um interrogatório ao suspeito, dado que o mesmo se encontra no hospiral a recuperar das queimaduras, as autoridades não querem avançar com uma confirmação do motivo.

O ataque é o mais mortífero do Japão desde 2001. Mais de 70 pessoas estavam dentro do edifício no momento do fogo que só foi extinto três horas depois. Pelo menos 33 pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas no incêndio.

O fogo deflagrou pelas 10h30 (2h30 em Portugal continental), depois de um homem ter entrado no edifício de três andares e espalhado um líquido. O homem terá gritado “caiam mortos” enquanto pegava fogo às instalações.

Pessoas que estavam próximas do local relataram que ouviram uma série de explosões e viram depois várias pessoas serem transportadas para o exterior do edifício em cobertores. Mais de 40 viaturas dos bombeiros foram deslocadas para o local.

O estúdio, denominado Kyoto Animation mas mais conhecido por KyoAni, foi fundado em 1981 e produz séries de animação e banda desenhada, como “Sound! Euphonium”, “A Silent Voice” e “Violet Evergarden”. O edifício está localizado numa área residencial a vários quilómetros ao sul da estação de Quioto.

Foi ainda criada uma campanha de recolha de fundos na plataforma GoFundMe, que já está perto de duplicar o objetivo que foi definido para a ajuda às vítimas do ataque. Já foram recolhidos cerca de 1,3 milhões de dólares, pouco mais de 24 horas depois de ter sido criada a campanha – que tinha como objetivo inicial 500 mil dólares, depois revisto para 750 mil.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A icónica tapeçaria "Guernica" de Picasso foi retirada da ONU. Rockfeller pediu-a de volta

A icónica tapeçaria "Guernica", de Pablo Picasso, foi retirada do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) onde estava há mais de 30 anos. A pintura “Guernica”, considerada uma das obras-primas de Picasso …

Este robô-tartaruga não precisa de circuitos eletrónicos para andar. Basta ar

O robô macio de quatro patas, criado por uma equipa da Universidade da Califórnia, não precisa de nenhum circuito eletrónico para funcionar. Os robôs macios têm captado a atenção dos cientistas e o mais recente, criado …

Norte-americano cria secretária para manter crianças seguras durante os tiroteios nas escolas

Um norte-americano desenvolveu uma secretária à prova de bala para assegurar um lugar seguro às crianças dos Estados Unidos em situações de tiroteio. Passaram três anos desde que, a 14 de fevereiro de 2018, Nikolas Cruz entrou …

A Cidade do México proibiu tampões menstruais com aplicador. Agora, as mulheres estão furiosas

A Cidade do México já tinha proibido outros objetos compostos por plástico, como é o caso de copos e palhinhas, mas agora foi mais longe e resolveu banir os tampões menstruais que contém aplicadores. No …

Benfica 2-0 Rio Ave | Águia volta a voar

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS, três jogos depois. A formação “encarnada” recebeu e venceu o Rio Ave por 2-0, com os dois golos apontados por Haris Seferovic e Pizzi numa segunda parte …

Criança de dois anos cai do 12º andar (mas acaba por ser salva por estafeta)

No passado domingo, em Honói, na capital do Vietname, um estafeta salvou a vida de uma criança de dois anos que caiu do 12° andar de um prédio. Nguyen Ngoc Manh é agora conhecido como …

Em França, livrarias e lojas de discos são agora "comércio essencial"

O decreto de lei do Governo francês, publicado na última sexta-feira, incluiu as livrarias e lojas de discos na lista do chamado "comércio essencial", podendo permanecer abertas em caso de confinamento. Em declarações à agência France-Presse, …

Icebergue maior que Nova Iorque parte-se perto de estação de investigação na Antártida

Um icebergue gigante partiu-se esta sexta-feira na plataforma de gelo de Brunt, na Antártida, perto de um posto de investigação do British Antartic Survey (BAS). O bloco de gelo, com 1.270 quilómetros quadrados, será ainda maior …

A Greenpeace está a atirar pedras gigantes para o Mar do Norte. Eis a razão

Na semana passada, a Greenpeace atirou pedras gigantes ao mar ao redor do Reino Unido. Esta ação faz parte do objetivo da organização de acabar com os barcos de pesca de arrasto no fundo do …

Deco avança para tribunal contra Apple por manipulação de desempenho dos iPhones 6

A Deco Proteste anunciou esta segunda-feira que avançou com uma ação judicial contra a Apple, acusando-a de práticas enganosas por ter manipulado os iPhones 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus para se tornarem obsoletos …