Pelos menos 30 mortos e mais de 30 feridos em ataque no Japão

JIJI / EPA

Pelo menos 30 pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas, 10 das quais com gravidade, num incêndio num dos maiores estúdios de animação do Japão, em Quioto.

O fogo deflagrou esta quinta-feira de manhã, pelas 10h30, horas locais (2h30 em Portugal continental), depois de um homem ter entrado no edifício de três andares e espalhado um líquido ainda não identificado – as autoridades presumem ter sido gasolina – que desencadeou o incêndio na conhecida produtora de cinema de animação.

Cerca de 30 pessoas ainda estão desaparecidas. Mais vítimas ainda podem estar no último andar, que ainda está cheio de fumo, de acordo com a BBC.

Autoridades japonesas disseram que uma morte foi confirmada e 12 pessoas foram encontradas “em parada cardiorrespiratória” – uma formulação usada no Japão para vítimas que morreram, mas cujas mortes ainda não foram confirmadas oficialmente. Quase 40 outras pessoas estão no hospital, algumas em estado grave.

Segundo a agência de notícias AFP, o balanço de mortos neste incêndio subiu de 13 para pelo menos 30 mortos, após a descoberta de mais pessoas sem vida no edifício, segundo informações dos bombeiros no local.

Segundo a estação pública NHK, o suspeito, que terá cerca de 40 anos, terá gritado: “Caiam mortos”. Não são ainda conhecidas as suas motivações nem que relação tinha com a empresa.

Pessoas que estavam próximas do local relataram que ouviram uma série de explosões e viram depois várias pessoas serem transportadas para o exterior do edifício em cobertores. De acordo com a BBC, o suspeito, cujo nome não foi revelado, já foi detido e hospitalizado por apresentar ferimentos.

Mais de 40 viaturas dos bombeiros foram deslocadas para o local. As operações de resgate ainda estão a decorrer. “Estamos a tentar resgatar as diversas vítimas que estão presas no interior do edifício de três andares, incluindo aqueles que possam não conseguir mover-se sozinhos”, disse uma fonte dos bombeiros à agência AFP. As autoridades encontraram facas no local.

O estúdio, denominado Kyoto Animation mas mais conhecido por KyoAni, foi fundado em 1981 e produz séries de animação e banda desenhada, como “Sound! Euphonium”, “A Silent Voice” e “Violet Evergarden”. O edifício está localizado numa área residencial a vários quilómetros ao sul da estação de Quioto.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estou a ficar perplexo com o facto do Japão, país com um elevado nível de cuidados de segurança sísmica, não ter algo semelhante para os incêndios.
    Edifício de 3 pisos, de serviços ou industria (cinematográfica) conforme a sua classificação local, sem meios próprios de combate a incêndio? Sem vias de evacuação?

    Parece o resultado de uma ataque a tiro mas, aí, não há muita segurança passiva a mobilizar.

RESPONDER

Minas americanas continuam inseguras apesar de multas de mil milhões de dólares

O veredito é dado pela sistema federal que multa as empresas mineiras: nem os mais de mil milhões de dólares em multas se revelaram suficientes para desencorajar as práticas inseguras do setor. Esta foi a conclusão …

Ainda há esperança. Corais do Atlântico reproduziram-se pela primeira vez em laboratório

Este é um avanço histórico que poderia ajudar a salvar corais em todo o mundo, incluindo o ameaçado recife da Flórida, nos Estados Unidos. O Aquário da Flórida, nos Estados Unidos, conseguiu que o coral Dendrogyra …

Cientistas descobrem a melhor maneira de ensinar uma nova língua a crianças

As pessoas muitas vezes assumem que as crianças aprendem novas línguas facilmente e sem esforço, independentemente da situação em que se encontram. Mas será verdade que as crianças absorvem linguagem como esponjas? Estudos mostraram que as …

Cientistas descobrem que as mantas gostam de socializar e de fazer amigos

Embora já tenham sido consideradas criaturas solitárias, um novo estudo descobriu que as mantas formam relações sociais e escolhem parceiros sociais. De acordo com o IFLScience, uma equipa de cientistas estudou mais de 500 grupos sociais …

Planta que não se reproduzia há 60 milhões de anos no Reino Unido revivida pelas alterações climáticas

Há 60 milhões de anos que as cicas não se reproduziam no Reino Unido. Agora, com a subida das temperaturas devido às alterações climáticas, fizeram-no pela primeira vez. As cicas são plantas lenhosas muito parecidas com …

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …

Trump diz que Boris é "o homem certo" e promete "grande acordo comercial"

Os dois líderes estiveram reunidos à margem da cimeira do G7. Trump elogiou Boris e garantiu que o acordo comercial com o Reino Unido será rápido depois do Brexit. Johnson diz que será "fantástico". O Presidente …

Uma impressora 3D construiu uma casa em apenas 12 horas

A impressora 3D S-Squared (SQ3D) construiu um protótipo básico de uma casa em cerca de 12 horas. A estrutura tem 46 metros quadrados e foi construída através de uma mistura de cimento em camadas. O trabalho …

Uma estrela supermassiva explodiu e aniquilou tudo à sua volta

Uma estrela renegada, que explodiu numa galáxia distante, forçou os astrónomos a colocar de lado décadas de investigação e a concentraram-se num novo tipo de supernova que pode aniquilar completamente a sua estrela-mãe - não …