Pelos menos 30 mortos e mais de 30 feridos em ataque no Japão

JIJI / EPA

Pelo menos 30 pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas, 10 das quais com gravidade, num incêndio num dos maiores estúdios de animação do Japão, em Quioto.

O fogo deflagrou esta quinta-feira de manhã, pelas 10h30, horas locais (2h30 em Portugal continental), depois de um homem ter entrado no edifício de três andares e espalhado um líquido ainda não identificado – as autoridades presumem ter sido gasolina – que desencadeou o incêndio na conhecida produtora de cinema de animação.

Cerca de 30 pessoas ainda estão desaparecidas. Mais vítimas ainda podem estar no último andar, que ainda está cheio de fumo, de acordo com a BBC.

Autoridades japonesas disseram que uma morte foi confirmada e 12 pessoas foram encontradas “em parada cardiorrespiratória” – uma formulação usada no Japão para vítimas que morreram, mas cujas mortes ainda não foram confirmadas oficialmente. Quase 40 outras pessoas estão no hospital, algumas em estado grave.

Segundo a agência de notícias AFP, o balanço de mortos neste incêndio subiu de 13 para pelo menos 30 mortos, após a descoberta de mais pessoas sem vida no edifício, segundo informações dos bombeiros no local.

Segundo a estação pública NHK, o suspeito, que terá cerca de 40 anos, terá gritado: “Caiam mortos”. Não são ainda conhecidas as suas motivações nem que relação tinha com a empresa.

Pessoas que estavam próximas do local relataram que ouviram uma série de explosões e viram depois várias pessoas serem transportadas para o exterior do edifício em cobertores. De acordo com a BBC, o suspeito, cujo nome não foi revelado, já foi detido e hospitalizado por apresentar ferimentos.

Mais de 40 viaturas dos bombeiros foram deslocadas para o local. As operações de resgate ainda estão a decorrer. “Estamos a tentar resgatar as diversas vítimas que estão presas no interior do edifício de três andares, incluindo aqueles que possam não conseguir mover-se sozinhos”, disse uma fonte dos bombeiros à agência AFP. As autoridades encontraram facas no local.

O estúdio, denominado Kyoto Animation mas mais conhecido por KyoAni, foi fundado em 1981 e produz séries de animação e banda desenhada, como “Sound! Euphonium”, “A Silent Voice” e “Violet Evergarden”. O edifício está localizado numa área residencial a vários quilómetros ao sul da estação de Quioto.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estou a ficar perplexo com o facto do Japão, país com um elevado nível de cuidados de segurança sísmica, não ter algo semelhante para os incêndios.
    Edifício de 3 pisos, de serviços ou industria (cinematográfica) conforme a sua classificação local, sem meios próprios de combate a incêndio? Sem vias de evacuação?

    Parece o resultado de uma ataque a tiro mas, aí, não há muita segurança passiva a mobilizar.

RESPONDER

Jornal espanhol arrasa Bale. "Desrespeitoso. Mal-agradecido"

O jornal desportivo espanhol Marca arrasa esta quinta-feira o internacional galês Gareth Bale, que representa o Real de Madrid, na sua manchete. "Desrespeitoso. Mal-aconselhado. Mal-agradecido", pode ler-se no jornal. Em causa esta a atitude do …

Porteiro recua e diz que errou em mencionar Bolsonaro no caso Marielle

O porteiro do condomínio onde o Presidente brasileiro tem casa recuou na informação cedida anteriormente à polícia, admitindo que errou ao citar o nome de Jair Bolsonaro no caso do homicídio da vereadora Marielle Franco. De …

Peixes, pássaros e humanóides. Revelados mais 140 geóglifos de Nazca no Peru

Foram descobertos 142 novos geóglifos, que representam pessoas, animais e outros seres, nas famosas linhas na superfície de Nazca e dos seus arredores no Peru. Localizados principalmente a oeste da Pampa de Nazca, estes novos geóglifos …

Sem-abrigo morta a tiro no Brasil após pedir esmola

Uma mulher sem-abrigo foi morta no sábado, em Niterói, no estado brasileiro do Rio de Janeiro, quando pedia esmola a um transeunte, que disparou sobre ela. O crime, que ocorreu no sábado, foi filmado por câmaras …

Polícias saem à rua para reivindicar promessas do Governo. Chega e mais seis partidos vão ao protesto

Elementos das forças de segurança (PSP e GNR) manifestam-se esta quinta-feira, em Lisboa, para pressionarem o novo Governo a cumprir as reivindicações da classe e as promessas do anterior Executivo. Sob o lema “tolerância zero”, a …

Homens ficam mais stressados quando esposas ganham quase tanto como eles

https://vimeo.com/374392301 Um novo estudo sugere que o homem fica mais stressado quando a mulher ganha mais do que 40% do rendimento do casal. Em sentido contrário, ficam menos ansiosos quando a esposa ganha menos do que …

Estratégia Nacional para Sem-Abrigo prevê que ninguém fique na rua mais de 24 horas

A atual Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo está assente num modelo de intervenção em que ninguém fique na rua por mais de 24 horas e um conhecimento permanente do …

Protesto nacional de quinta-feira na Colômbia leva governo a encerrar fronteiras

A Colômbia é esta quinta-feira palco de um protesto nacional convocado por sindicatos e movimentos sociais, que levou as autoridades a adotarem várias medidas preventivas, designadamente o encerramento das fronteiras. O objetivo do Governo é assegurar …

Na Austrália, há cobras que saltam (e os cientistas querem saber porquê)

Cientistas da Virgínia, no Estados Unidos, descobriram na Austrália uma espécie de cobra comum das árvores que é capaz de saltar entre galhos e folhas. Tratam-de das cobras de árvores australianas da espécie Dendrelaphis, espécimes …

Entomólogo diz que há "abelhas" em Marte (e tem provas)

Enquanto os cientistas tentam encontrar vida em Marte com experiências no terreno, como a sonda Curiosity, o entomólogo William Romoser, professor emérito na Universidade do Ohio, nos Estados Unidos, afirma que já temos provas da …