Pelos menos 30 mortos e mais de 30 feridos em ataque no Japão

1

JIJI / EPA

Pelo menos 30 pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas, 10 das quais com gravidade, num incêndio num dos maiores estúdios de animação do Japão, em Quioto.

O fogo deflagrou esta quinta-feira de manhã, pelas 10h30, horas locais (2h30 em Portugal continental), depois de um homem ter entrado no edifício de três andares e espalhado um líquido ainda não identificado – as autoridades presumem ter sido gasolina – que desencadeou o incêndio na conhecida produtora de cinema de animação.

Cerca de 30 pessoas ainda estão desaparecidas. Mais vítimas ainda podem estar no último andar, que ainda está cheio de fumo, de acordo com a BBC.

Autoridades japonesas disseram que uma morte foi confirmada e 12 pessoas foram encontradas “em parada cardiorrespiratória” – uma formulação usada no Japão para vítimas que morreram, mas cujas mortes ainda não foram confirmadas oficialmente. Quase 40 outras pessoas estão no hospital, algumas em estado grave.

Segundo a agência de notícias AFP, o balanço de mortos neste incêndio subiu de 13 para pelo menos 30 mortos, após a descoberta de mais pessoas sem vida no edifício, segundo informações dos bombeiros no local.

Segundo a estação pública NHK, o suspeito, que terá cerca de 40 anos, terá gritado: “Caiam mortos”. Não são ainda conhecidas as suas motivações nem que relação tinha com a empresa.

Pessoas que estavam próximas do local relataram que ouviram uma série de explosões e viram depois várias pessoas serem transportadas para o exterior do edifício em cobertores. De acordo com a BBC, o suspeito, cujo nome não foi revelado, já foi detido e hospitalizado por apresentar ferimentos.

Mais de 40 viaturas dos bombeiros foram deslocadas para o local. As operações de resgate ainda estão a decorrer. “Estamos a tentar resgatar as diversas vítimas que estão presas no interior do edifício de três andares, incluindo aqueles que possam não conseguir mover-se sozinhos”, disse uma fonte dos bombeiros à agência AFP. As autoridades encontraram facas no local.

O estúdio, denominado Kyoto Animation mas mais conhecido por KyoAni, foi fundado em 1981 e produz séries de animação e banda desenhada, como “Sound! Euphonium”, “A Silent Voice” e “Violet Evergarden”. O edifício está localizado numa área residencial a vários quilómetros ao sul da estação de Quioto.

ZAP //

 

 

1 Comment

  1. Estou a ficar perplexo com o facto do Japão, país com um elevado nível de cuidados de segurança sísmica, não ter algo semelhante para os incêndios.
    Edifício de 3 pisos, de serviços ou industria (cinematográfica) conforme a sua classificação local, sem meios próprios de combate a incêndio? Sem vias de evacuação?

    Parece o resultado de uma ataque a tiro mas, aí, não há muita segurança passiva a mobilizar.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.