Identificado na Escócia réptil gigante do tempo dos dinossauros

Todd Marshall / Universidade de Edimburgo

Conceito artístico do parente de ictiossauro descoberto na Escócia

Conceito artístico do parente de ictiossauro descoberto na Escócia

Um réptil gigante marinho, da ordem dos ictiossauros, que evoluiu há 170 milhões de anos nas águas da actual Escócia, foi identificado, anunciou esta segunda-feira a Universidade de Edimburgo.

A criatura, contemporânea dos dinossauros, foi identificada graças a um fóssil encontrado na ilha escocesa de Skye, a maior do arquipélago das Hébridas interiores.

A nova espécie assemelha-se a um golfinho, podendo medir mais de quatro metros de comprimento. Vivia no período do Jurássico, em águas pouco profundas, na região onde se situa actualmente a Escócia.

O réptil recebeu o nome de “Dearcmhara shawcrossi“, com a primeira palavra, em gaélico escocês, a significar lagarto marinho e a segunda a basear-se no nome Brian Shawcross, o curioso que descobriu o fóssil em 1959.

“No tempo dos dinossauros, as águas escocesas eram povoadas por grandes répteis do tamanho de barcos a motor. Os fósseis são muito raros e, pela primeira vez, encontrámos uma nova espécie, unicamente escocesa”, afirmou Steve Brusatte, professor na Universidade de Edimburgo, realçando “a generosidade do coleccionador que doou os ossos do réptil a um museu” e, sem a qual, os cientistas não teriam sabido da existência “deste extraordinário animal”.

O réptil mais conhecido da Escócia é o monstro de Loch Ness, o legendário animal aquático que leva anualmente milhares de turistas às margens do lago, situado nas Highlands (Terras Altas).

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, o universo pode ser 2 mil milhões de anos mais novo do que pensávamos

Novos cálculos sugerem que o universo pode ser dois mil milhões de anos mais novo do que aquilo que se pensava. Contudo, é difícil saber com exatidão a sua verdadeira idade. Os cientistas calculam a idade …

O maior vulcão de uma lua de Júpiter pode estar prestes a entrar em erupção

O maior vulcão de Io, uma das quatro grandes luas de Júpiter, pode estar prestes a explodir. Décadas de observação mostram um ciclo periódico nas erupções deste vulcão. De acordo com o Science Alert, o vulcão …

Crianças e adolescentes são quem mais consome açúcar em Portugal

Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que teve por base o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, concluiu que as crianças e os adolescentes são quem mais consome …

A Rússia já sabe como apareceu a fissura na nave Soyuz (mas não revela)

A Corporação Espacial Estatal da Rússia, Roscosmos, já sabe qual é a origem da fissura encontrada há um ano na nave Soyuz MS-09, acoplada à Estação Espacial internacional. Mas não revelará mais informações. "O buraco foi …

SIVRAC, a bicicleta elétrica que se dobra em apenas um segundo

Com um quadro em forma de "X" e dobrável num estalar de dedos, a nova SIVRAC promete ser uma solução prática para quem viaja, por exemplo, de bicicleta para o trabalho. A bicicleta é um …

Porto 2-1 Young Boys | Dragão de duas faces com estreia feliz

O FC Porto entrou na Liga Europa com o pé direito, ao vencer o Young Boys por 2-1, no Estádio do Dragão. Uma primeira parte de enorme qualidade, na qual os suíços só por uma …

Dois turistas foram apanhados a nadar nus em Veneza. Vão pagar 3 mil euros cada um

Os homens checos estavam em Itália para apoiar a sua equipa de futebol - o Slavia de Praga que jogou contra o Inter em Milão -. Os dois visitantes, em Veneza, decidiram dar um mergulho. Um …

Voar sobre as águas do Sena. Paris testa "bolha do mar", um barco-táxi amigo do ambiente

Paris está a testar um novo meio de transporte mais amigo do ambiente: um barco-táxi ecológico que desliza nas águas do rio Sena. Esta semana, o sea bubble (bolha do mar) está em testes no rio …

Há uma "Matilde" na Bélgica que também precisa do medicamento mais caro do mundo

Mais de 950 mil belgas responderam ao apelo de um casal, que precisava de reunir 1,9 milhões de euros para comprar o medicamento mais caro do mundo para a filha. Pia, de nove meses, sofre de …

System of a Down confirmados no festival VOA, no Estádio Nacional

Os System of a Down são a primeira grande confirmação do VOA - Heavy Rock Festival, que em 2020 se realiza a 2 e 3 de julho no Estádio Nacional. De acordo com a Blitz, este …