Identificado na Escócia réptil gigante do tempo dos dinossauros

Todd Marshall / Universidade de Edimburgo

Conceito artístico do parente de ictiossauro descoberto na Escócia

Conceito artístico do parente de ictiossauro descoberto na Escócia

Um réptil gigante marinho, da ordem dos ictiossauros, que evoluiu há 170 milhões de anos nas águas da actual Escócia, foi identificado, anunciou esta segunda-feira a Universidade de Edimburgo.

A criatura, contemporânea dos dinossauros, foi identificada graças a um fóssil encontrado na ilha escocesa de Skye, a maior do arquipélago das Hébridas interiores.

A nova espécie assemelha-se a um golfinho, podendo medir mais de quatro metros de comprimento. Vivia no período do Jurássico, em águas pouco profundas, na região onde se situa actualmente a Escócia.

O réptil recebeu o nome de “Dearcmhara shawcrossi“, com a primeira palavra, em gaélico escocês, a significar lagarto marinho e a segunda a basear-se no nome Brian Shawcross, o curioso que descobriu o fóssil em 1959.

“No tempo dos dinossauros, as águas escocesas eram povoadas por grandes répteis do tamanho de barcos a motor. Os fósseis são muito raros e, pela primeira vez, encontrámos uma nova espécie, unicamente escocesa”, afirmou Steve Brusatte, professor na Universidade de Edimburgo, realçando “a generosidade do coleccionador que doou os ossos do réptil a um museu” e, sem a qual, os cientistas não teriam sabido da existência “deste extraordinário animal”.

O réptil mais conhecido da Escócia é o monstro de Loch Ness, o legendário animal aquático que leva anualmente milhares de turistas às margens do lago, situado nas Highlands (Terras Altas).

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Zidane, em momentos nunca vistos: "A justificação do árbitro não chega"

Uma jogada que envolveu Militão transformou o jogo entre Real Madrid e Sevilha - e pode ter transformado o desfecho do campeonato. Zidane estava claramente incomodado depois do encontro. Foi uma jornada "louca" em Espanha: Barcelona …

Pandora troca diamantes das minas por pedras criadas em laboratório

Alexander Lacik, CEO da Pandora, justificou esta mudança como parte de uma iniciativa mais ampla de sustentabilidade da empresa. O lançamento dos diamantes adquiridos de forma sustentável "marca um novo marco para a Pandora, uma vez …

FC Porto 5-1 Farense | “Dracarys” portista sobre algarvios

Esta segunda-feira, o FC Porto goleou o Farense por 5-1, na 32.ª jornada da Liga. Os dragões têm agora 74 pontos e estão a cinco do Sporting. Goleada das antigas no Dragão. O FC Porto incendiou …

Nova técnica permite observar o cérebro a mover-se (em tempo real e em 3D)

Uma equipa de cientistas da Nova Zelândia está a desenvolver uma nova técnica de imagem que ajudará a detetar distúrbios cerebrais e aneurismas antes que se tornem fatais. As imagens de ressonâncias magnéticas são estáticas. Recentemente, …

Aviso ao finalista da Liga Europa: "Se tiver de expulsar todos, expulso"

Real Madrid e Sevilha centraram as atenções, no que diz respeito à arbitragem, mas o ambiente tenso chegou igualmente ao Villarreal-Celta. O Celta de Vigo foi ao terreno do Villarreal vencer por 4-2, neste domingo, num …

Serviços Secretos ucranianos apreendem remessa de bebida alcoólica de Chernobyl

Os Serviços Secretos ucranianos apreenderam 1.500 garrafas de uma bebida alcoólica produzida com maçãs colhidas perto da central nuclear de Chernobyl. ATOMIK Chernobyl Spirits é uma bebida espirituosa feita com ingredientes de dentro da zona de …

Na Bielorrússia, calçar meias vermelhas e brancas é um risco (com um preço demasiado alto a pagar)

Uma jovem foi recentemente condenada por usar meias às riscas com as cores simbólicas da oposição ao Presidente Alexander Lukashenko. O vermelho e o branco, símbolos da oposição ao Presidente Alexander Lukashenko, podem causar sérios problemas …

O "lago rachado" de Taiwan é famoso nas redes sociais (mas esconde uma realidade sombria)

O Lago Sol Lua já foi um ponto turístico popular de Taiwan. Porém, agora o fundo do lago "rachado" é famoso por um motivo sombrio: uma das piores secas que atingiu a ilha em décadas. O …

Estado ainda tem números de valor acrescentado à margem da lei

Ainda há empresas públicas que usam números de apoio ao cliente de valor acrescentado, apesar de a lei proibir esta situação há mais de um ano. Há mais de um ano que existe legislação que impede …

"Saída do sofrimento." Na Nigéria, as letras de hip hop encorajam o cibercrime

A Internet trouxe benefícios mas também muitos riscos, entre eles o crime cibernético. Na Nigéria, este tipo de fraude representa 0,08% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, o que torna o cibercrime uma ameaça …