Identificado anticorpo capaz de travar covid-19. Pode ser o primeiro passo para o tratamento

Mahmoud Khaled / EPA

Um grupo de investigadores holandeses identificou um anticorpo monoclonal humano capaz de impedir o vírus SARS-CoV-2 de infetar células, o que pode significar um primeiro passo para um tratamento contra a Covid-19.

O trabalho foi conduzido por investigadores da Universidade de Utrecht, do Centro Médico Erasmus e da Harbour BioMed (HBM), na Holanda, e deu continuidade aos passos dados na pesquisa contra o surto do primeiro coronavírus (SARS-CoV), que ocorreu na Ásia entre 2002 e 2003, noticiou a agência Lusa.

“Ao utilizar esta coleção de anticorpos contra o SARS-CoV, identificámos um anticorpo que também neutraliza a infeção por SARS-CoV-2 em células cultivadas”, afirmou o investigador Berend-Jan Bosch, da Universidade de Utrecht, autor principal do estudo publicado esta segunda-feira na revista Nature Communications.

“Este anticorpo neutralizador tem o potencial de alterar o curso da infeção no hospedeiro infetado, apoiar a eliminação do vírus ou proteger um indivíduo que não esteja infetado, mas exposto ao vírus”,

Segundo o cientista, este anticorpo tem a capacidade de se ligar a um domínio que se conserva nas duas estirpes de coronavírus, o que explica a sua ação neutralizadora tanto no SARS-CoV como no SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19.

“Esta característica neutralizante cruzada do anticorpo é muito interessante e sugere que pode ter o potencial de mitigar doenças futuras causadas por coronavírus”, acrescentou Berend-Jan Bosch.

O investigador Frank Grosveld vincou que o anticorpo utilizado é “inteiramente humano” e fornece “uma base sólida para a continuação da investigação”, com vista à caracterização do anticorpo identificado e ao desenvolvimento de “possíveis tratamentos para a covid-19”.

O presidente da HBM, Jingsong Wang, afirmou que é necessário trabalhar mais para determinar se este anticorpo pode proteger ou reduzir a gravidade da doença nos seres humanos. Embora tenha deixado em aberto “outras vias de investigação”, Jingsong Wang não deixou de expressar confiança na tecnologia para “ajudar a responder a esta necessidade urgente de saúde pública”.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, no centro da China. A nível global, segundo um balanço da agência AFP, a pandemia já provocou mais de 247 mil mortos e infetou mais de 3,5 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Mais de um milhão de doentes foram já considerados curados.

Lusa //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Agora venham lá dizer que os holandeses são uns chulos que montaram um paraíso fiscal apenas para acumular guito.
    Havia aqui uns tolos que diziam que a Holanda era só bancos e seguradoras. Enfim, uns tolinhos que à primeira ordem de marrar do líder Costa, resolveram todos marrar cegamente.

    • Ena! Um grupo de investigadores holandeses identificou um anticorpo monoclonal humano capaz de impedir o vírus SARS-CoV-2 de infetar células, o que pode significar um primeiro passo para um tratamento contra a Covid-19! Isto tem tudo a ver com o facto de um holandês querer mandar fiscalizar a economia de Espanha e do outro que acha que se deve deixar morrer os idosos.

    • O que é que o c tem a ver com as calças? Não sabes distinguir cientistas de políticos? Os teus neurónios estão no offshore?

      • Os anormais que por aqui proliferam, diziam nessa altura que os holandeses de nada eram capazes, eram apenas uns ladrões, sem qualquer capacidade de criar o que quer que fosse.
        E quanto aos dois comentadores que agora aqui vieram marrar, estranho que tenham enfiado a carapuça. Será que são alguns dos marrões que na altura seguiram o carneio mor?
        E não, os meus neurónios não estão em nenhum offshore. Quanto aos teus, foi pena não estares presente quando os distribuíram.

    • Só mesmo um carneiro para vir marrar num assunto que NADA tem a ver com a notícia!!
      .
      Curiosamente, numa noticia sobre esse assunto, nem uma palavra da carneirada:
      “Holanda é dos países que mais enriquece com o projeto europeu”
      hzap.aeiou.pt/holanda-paises-enriquece-projeto-europeu-320414

  2. É uma boa linha de investigação até porque provavelmente o caminho para uma vacina será difícil. Lembro que para o vírus da SIDA, que também é um coronavírus, ainda não foi encontrada uma vacina. Portanto, faz sentido procurarem-se outras vias de tratamento/prevenção. Esta parece ser uma boa pista.

  3. Então e esta?
    https://zap.aeiou.pt/israel-anticorpo-neutraliza-coronavirus-pessoas-doentes-322698

    Só uns pequenos excertos:
    “…estando a preparar a patente para depois contactar farmacêuticas com o objetivo de uma produção em escala comercial.”
    “…“Estou orgulhoso do pessoal do Instituto de Biotecnologia por este grande avanço. A criatividade e o pensamento judaico atingiram este grande resultado”, expressou o ministro através do mesmo comunicado, que não indica se foram realizados ensaios em humanos.”

    Independentemente da forma, é bom saber que estão a haver avanços.

  4. Solidariedade e respeito neste tempo pelos que estao infectados ou partiram desta Vida, devia ser o que os carneiros e tolos deviam comentar. Mas so pela forma que falam mostram quem sao os tolos e carneiros. Quem cospe par o ar arrisca a apanhar o escarro na tromba

RESPONDER

NASA revela que há água na Lua

A NASA revelou, esta segunda-feira, que foi encontrada água em forma de gelo numa superfície da Lua. Os investigadores apontam ainda para a possibilidade de existirem múltiplos depósitos subterrâneos na Lua onde esteja armazenada água …

Itália volta a disputar a fronteira do Monte Branco com França

Depois das autoridades francesas imporem medidas restritivas que afetaram o território italiano, o país reacendeu uma disputa antiga com França. Em causa estão os direitos de fronteira do Monte Branco. Luigi Di Maio, ministro das Relações …

Maior queda do mês no preço dos combustíveis. Gasóleo atinge mínimos de 4 meses

A partir de hoje os preços dos combustíveis irão baixar, e esta será a maior queda do mês. No que diz respeito ao preço da gasolina, esta deverá cair um cêntimo para 1,387€ por litro. …

Mais de 500 detidos nos protestos contra Lukashenko. Segue-se a greve geral

A greve geral anunciada pela líder da oposição bielorrussa no exílio para exigir a saída do Presidente começou, esta segunda-feira, com protestos tímidos e detenções em todo o país. "O prazo para cumprir as exigências do …

Polacos protestam contra acórdão que torna o aborto quase impossível

Milhares de polacos têm-se manifestado, nos últimos dias, contra a proibição quase total do aborto, quando as leis do país estavam já entre as mais restritivas da União Europeia. Na última quinta-feira, o Tribunal Constitucional polaco …

Japão promete "uma sociedade neutra em termos de carbono" até 2050

O Japão quer alcançar a neutralidade de carbono até 2050, disse hoje o primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga, um caminho que se afigura complicado, devido à dependência do país do carvão. Numa altura em que cada vez …

"Nada nos vai fazer recuar". Macron desperta a raiva do mundo muçulmano (e enfurece Erdogan)

Emmanuel Macron, presidente de França, assumiu posições muito claras na defesa da liberdade de exibir as caricaturas de Maomé, no âmbito da homenagem ao professor decapitado na semana passada, suscitando protestos em vários países muçulmanos. "Nada …

Merkel avisa Alemanha que os próximos meses vão ser “muito difíceis”

A chanceler alemã, Angela Merkel, avisou a Alemanha de que os próximos meses vão ser "muito difíceis", já que o número de infeções por covid-19 continua a crescer diariamente, tendo-se registado 8.685 nas últimas …

Portugal acusado de bloquear lei europeia contra evasão fiscal pelas multinacionais

Os governos português e sueco estão a ser acusados de bloquear, no Conselho da União Europeia (UE), a deliberação de uma lei contra a evasão fiscal por parte de grandes empresas multinacionais digitais. Segundo anunciou esta …

Consumo de antibióticos desce 22% durante a pandemia. Menos 1,1 milhões de embalagens vendidas

O consumo de antibióticos registou uma descida na ordem dos 22% nos primeiros oito meses deste ano. Venderam-se menos 1,1 milhões de embalagens, quando comparado com igual período do ano passado. Entre janeiro e agosto deste …