Identificado anticorpo capaz de travar covid-19. Pode ser o primeiro passo para o tratamento

Mahmoud Khaled / EPA

Um grupo de investigadores holandeses identificou um anticorpo monoclonal humano capaz de impedir o vírus SARS-CoV-2 de infetar células, o que pode significar um primeiro passo para um tratamento contra a Covid-19.

O trabalho foi conduzido por investigadores da Universidade de Utrecht, do Centro Médico Erasmus e da Harbour BioMed (HBM), na Holanda, e deu continuidade aos passos dados na pesquisa contra o surto do primeiro coronavírus (SARS-CoV), que ocorreu na Ásia entre 2002 e 2003, noticiou a agência Lusa.

“Ao utilizar esta coleção de anticorpos contra o SARS-CoV, identificámos um anticorpo que também neutraliza a infeção por SARS-CoV-2 em células cultivadas”, afirmou o investigador Berend-Jan Bosch, da Universidade de Utrecht, autor principal do estudo publicado esta segunda-feira na revista Nature Communications.

“Este anticorpo neutralizador tem o potencial de alterar o curso da infeção no hospedeiro infetado, apoiar a eliminação do vírus ou proteger um indivíduo que não esteja infetado, mas exposto ao vírus”,

Segundo o cientista, este anticorpo tem a capacidade de se ligar a um domínio que se conserva nas duas estirpes de coronavírus, o que explica a sua ação neutralizadora tanto no SARS-CoV como no SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19.

“Esta característica neutralizante cruzada do anticorpo é muito interessante e sugere que pode ter o potencial de mitigar doenças futuras causadas por coronavírus”, acrescentou Berend-Jan Bosch.

O investigador Frank Grosveld vincou que o anticorpo utilizado é “inteiramente humano” e fornece “uma base sólida para a continuação da investigação”, com vista à caracterização do anticorpo identificado e ao desenvolvimento de “possíveis tratamentos para a covid-19”.

O presidente da HBM, Jingsong Wang, afirmou que é necessário trabalhar mais para determinar se este anticorpo pode proteger ou reduzir a gravidade da doença nos seres humanos. Embora tenha deixado em aberto “outras vias de investigação”, Jingsong Wang não deixou de expressar confiança na tecnologia para “ajudar a responder a esta necessidade urgente de saúde pública”.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, no centro da China. A nível global, segundo um balanço da agência AFP, a pandemia já provocou mais de 247 mil mortos e infetou mais de 3,5 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Mais de um milhão de doentes foram já considerados curados.

Lusa //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Agora venham lá dizer que os holandeses são uns chulos que montaram um paraíso fiscal apenas para acumular guito.
    Havia aqui uns tolos que diziam que a Holanda era só bancos e seguradoras. Enfim, uns tolinhos que à primeira ordem de marrar do líder Costa, resolveram todos marrar cegamente.

    • Ena! Um grupo de investigadores holandeses identificou um anticorpo monoclonal humano capaz de impedir o vírus SARS-CoV-2 de infetar células, o que pode significar um primeiro passo para um tratamento contra a Covid-19! Isto tem tudo a ver com o facto de um holandês querer mandar fiscalizar a economia de Espanha e do outro que acha que se deve deixar morrer os idosos.

    • O que é que o c tem a ver com as calças? Não sabes distinguir cientistas de políticos? Os teus neurónios estão no offshore?

      • Os anormais que por aqui proliferam, diziam nessa altura que os holandeses de nada eram capazes, eram apenas uns ladrões, sem qualquer capacidade de criar o que quer que fosse.
        E quanto aos dois comentadores que agora aqui vieram marrar, estranho que tenham enfiado a carapuça. Será que são alguns dos marrões que na altura seguiram o carneio mor?
        E não, os meus neurónios não estão em nenhum offshore. Quanto aos teus, foi pena não estares presente quando os distribuíram.

    • Só mesmo um carneiro para vir marrar num assunto que NADA tem a ver com a notícia!!
      .
      Curiosamente, numa noticia sobre esse assunto, nem uma palavra da carneirada:
      “Holanda é dos países que mais enriquece com o projeto europeu”
      hzap.aeiou.pt/holanda-paises-enriquece-projeto-europeu-320414

  2. É uma boa linha de investigação até porque provavelmente o caminho para uma vacina será difícil. Lembro que para o vírus da SIDA, que também é um coronavírus, ainda não foi encontrada uma vacina. Portanto, faz sentido procurarem-se outras vias de tratamento/prevenção. Esta parece ser uma boa pista.

  3. Então e esta?
    https://zap.aeiou.pt/israel-anticorpo-neutraliza-coronavirus-pessoas-doentes-322698

    Só uns pequenos excertos:
    “…estando a preparar a patente para depois contactar farmacêuticas com o objetivo de uma produção em escala comercial.”
    “…“Estou orgulhoso do pessoal do Instituto de Biotecnologia por este grande avanço. A criatividade e o pensamento judaico atingiram este grande resultado”, expressou o ministro através do mesmo comunicado, que não indica se foram realizados ensaios em humanos.”

    Independentemente da forma, é bom saber que estão a haver avanços.

  4. Solidariedade e respeito neste tempo pelos que estao infectados ou partiram desta Vida, devia ser o que os carneiros e tolos deviam comentar. Mas so pela forma que falam mostram quem sao os tolos e carneiros. Quem cospe par o ar arrisca a apanhar o escarro na tromba

RESPONDER

Portugal é o primeiro país europeu a receber o selo "Safe Travels"

Portugal foi o primeiro país europeu a receber o selo "Safe Travels", que reconhece um compromisso com a segurança, informou esta quinta-feira o Governo. A distinção, atribuída pelo World Travel & Tourism Council (WTTC), pretende certificar …

Ventura reforça poder no Chega. Direção pode suspender militantes

No dia 30 de maio, foram aprovados dois regulamentos que dão poder à direção do Chega para suspender militantes do partido. Segundo avança a revista Sábado, no passado fim de semana, o Conselho Nacional do partido …

Egípcio submeteu as três filhas a mutilação genital feminina. Agora, vai ser julgado

Um pai terá dito às três filhas que iam ser vacinadas contra a covid-19, mas, quando acordaram, tinham sido mutiladas. Um cidadão egípcio vai ser julgado por, alegadamente, ter forçado as três filhas menores a serem …

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …