“Virgem com a criança a rir” afinal é a única escultura que resta de Leonardo da Vinci

(dr) Victoria & Albert Museum, London

“Virgem com a criança a rir” de Leonardo da Vinci

“Virgem com a criança a rir”, anteriormente atribuída a Antonio Rossellino, foi identificada como a única escultura tridimensional que resta de Leonardo da Vinci. Já em 1899, uma potencial atribuição da obra a da Vinci foi sugerida.

Uma equipa de académicos italianos liderada por Francesco Caglioti acredita que a escultura, ao contrário do que se pensava, foi criada por Da Vinci no ano de 1472. Na altura, o artista tinha cerca de 19 ou 20 anos e ainda estudava com Andrea del Verrocchio, o italiano que foi mestre de Leonardo da Vinci.

Caglioti e os seus colegas prepararam uma exposição dedicada a Verrocchio intitulada “Verrocchio, Master of Leonardo” e pode ser vista no Palácio Strozzi, no centro de Florença. A escultura foi, até aos dias de hoje, atribuída a Antonio Rossellino — escultor e arquiteto italiano do séc. XV.

A faceta de escultor de Leonardo da Vinci era vista como um mito, uma vez que nunca tinha sido encontrada nenhuma obra a três dimensões do génio italiano. No entanto, Caglioti garante que o “toque” de Leonardo da Vinci na escultura é incontornável.

Professor na Universidade de Nápoles, Caglioti diz que os académicos foram enganados pela opinião de John Pope-Hennessy, um falecido historiador de arte e diretor do Museu Britânico, que atribuiu a autoria da obra a Rossellino, sem provas substanciais.

Segundo o Observador, a revelação de que a escultura é de Da Vinci é apoiada também por Carmen C. Bambach, uma das maiores especialistas na obra do italiano, presente na conferência de imprensa em que a notícia foi revelada.

As roupas detalhadas da Virgem Maria, semelhantes às dos desenhos do italiano datados da mesma altura, são um pormenor que levam os cientistas a crer que a obra pertence a da Vinci.

O outro pormenor é o facto de o menino Jesus ser retratado com a normalidade de uma criança a sorrir, algo que no século XV roçaria a blasfémia. Numa passagem dos cadernos de Leonardo, o artista recorda os problemas que teve, quando era jovem, por retratar o menino Jesus. Esta poderá ser a obra que o italiano se referia, sugere o The Guardian.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar não vacinados contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …

"Deixa os homens cantar". Ex-paraquedistas vaiam e pedem demissão do ministro da Defesa

Centenas de ex-paraquedistas vaiaram e pediram hoje a demissão do ministro da Defesa e do Chefe do Estado Maior do Exército durante a cerimónia militar nas comemorações do Dia do Exército, em Aveiro. A iniciativa, que …

Portugal com mais quatro óbitos e 604 casos de covid-19

Portugal regista hoje mais 604 novos casos de covid-19 confirmados e quatro óbitos pela doença, assim como mais 243 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, segundo o boletim oficial. De …

Retrato de Monsieur Lavoisier e a sua esposa Marie-Anne-Pierrette Paulze.

Análise revela composição secreta debaixo de retrato de Lavoisier

Um icónico retrato do químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier e da sua esposa, Marie-Anne, mostrou ter uma composição escondida debaixo dele. Antoine-Laurent de Lavoisier foi um químico francês fundamental para a revolução deste campo científico no …

Combustíveis: governantes "não fizeram o trabalho de casa"

A presidente executiva da OZ Energia, Micaela Silva, defendeu que o “Governo devia intervir menos” no mercado dos combustíveis, porque é liberalizado e não tem margens excessivas de comercialização, mas é “muito penalizado” pela quantidade …

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …