“Virgem com a criança a rir” afinal é a única escultura que resta de Leonardo da Vinci

(dr) Victoria & Albert Museum, London

“Virgem com a criança a rir” de Leonardo da Vinci

“Virgem com a criança a rir”, anteriormente atribuída a Antonio Rossellino, foi identificada como a única escultura tridimensional que resta de Leonardo da Vinci. Já em 1899, uma potencial atribuição da obra a da Vinci foi sugerida.

Uma equipa de académicos italianos liderada por Francesco Caglioti acredita que a escultura, ao contrário do que se pensava, foi criada por Da Vinci no ano de 1472. Na altura, o artista tinha cerca de 19 ou 20 anos e ainda estudava com Andrea del Verrocchio, o italiano que foi mestre de Leonardo da Vinci.

Caglioti e os seus colegas prepararam uma exposição dedicada a Verrocchio intitulada “Verrocchio, Master of Leonardo” e pode ser vista no Palácio Strozzi, no centro de Florença. A escultura foi, até aos dias de hoje, atribuída a Antonio Rossellino — escultor e arquiteto italiano do séc. XV.

A faceta de escultor de Leonardo da Vinci era vista como um mito, uma vez que nunca tinha sido encontrada nenhuma obra a três dimensões do génio italiano. No entanto, Caglioti garante que o “toque” de Leonardo da Vinci na escultura é incontornável.

Professor na Universidade de Nápoles, Caglioti diz que os académicos foram enganados pela opinião de John Pope-Hennessy, um falecido historiador de arte e diretor do Museu Britânico, que atribuiu a autoria da obra a Rossellino, sem provas substanciais.

Segundo o Observador, a revelação de que a escultura é de Da Vinci é apoiada também por Carmen C. Bambach, uma das maiores especialistas na obra do italiano, presente na conferência de imprensa em que a notícia foi revelada.

As roupas detalhadas da Virgem Maria, semelhantes às dos desenhos do italiano datados da mesma altura, são um pormenor que levam os cientistas a crer que a obra pertence a da Vinci.

O outro pormenor é o facto de o menino Jesus ser retratado com a normalidade de uma criança a sorrir, algo que no século XV roçaria a blasfémia. Numa passagem dos cadernos de Leonardo, o artista recorda os problemas que teve, quando era jovem, por retratar o menino Jesus. Esta poderá ser a obra que o italiano se referia, sugere o The Guardian.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …

"Não há vagas". Ambulâncias fazem fila à porta dos hospitais (até parece Itália em Março)

Os engarrafamentos de ambulâncias à entrada das urgências dos Hospitais de Torres Vedras e de Santa Maria, em Lisboa, ilustram a gravidade do que está a acontecer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o …

PSD prepara reforma do sistema político e quer "conquistar" PS

Até maio, o PSD vai lançar um processo de debate, interno e externo, para preparar uma série de reformas no sistema político, na Justiça e para a revisão constitucional. O PSD vai preparar um pacote de …

Arranca na Índia a "maior campanha de vacinação do mundo"

Começou este sábado, na Índia, aquela que é considerada a "maior campanha de vacinação do mundo" pelo Governo de Narendra Modi. Depois de ter registado 175 mortes e 15.158 novos casos nas últimas 24 horas, a …

Entre críticas e um mea culpa, Marcelo não quer "sistema manco" e deixa recados à direita e esquerda

Marcelo Rebelo de Sousa deixa algumas críticas ao Governo e aos partidos políticos pela forma como tem sido alinhada a resposta à pandemia de covid-19, mas também faz um mea culpa quanto ao alívio das …

PS consegue o seu melhor resultado desde as legislativas. Chega ultrapassa CDU

O PS consegue o seu melhor resultado desde as legislativas de 2019, com 39%, num estudo da Eurosondagem em que o Chega ultrapassa a CDU nas intenções de voto. Na sondagem, para o Porto Canal e …

ACT não tem carros suficientes para fiscalizar teletrabalho

Apesar de a falta de viaturas ser um problema antigo, o regresso ao teletrabalho obrigatório aumenta as preocupações da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), que está sem carros suficientes para garantir a fiscalização. Os …

Livros, vestuário e brinquedos. Supermercados proíbem venda de artigos não essenciais a partir de segunda-feira

A partir de segunda-feira, os supermercados estão proibidos de vender produtos que não sejam essenciais ou de primeira necessidade. O decreto que regulamenta o novo estado de emergência prevê a possibilidade de o Governo limitar as …

Sindicato promete "guerra total" para travar "destruição" do SEF

"Nenhuma força policial tem competências necessárias" para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Este é o entendimento do sindicado dos inspetores, que promete "guerra" contra qualquer tentativa de "destruir" o SEF. O Sindicato da Carreira …

Arqueólogos acreditam ter encontrado a arte rupestre mais antiga do mundo

Arqueólogos da Universidade de Griffith, na Austrália, acreditam ter descoberto a arte rupestre mais antiga do mundo já encontrada. Em causa está a figura de um javali, pintada numa caverna da Indonésia há pelo menos …