“Virgem com a criança a rir” afinal é a única escultura que resta de Leonardo da Vinci

(dr) Victoria & Albert Museum, London

“Virgem com a criança a rir” de Leonardo da Vinci

“Virgem com a criança a rir”, anteriormente atribuída a Antonio Rossellino, foi identificada como a única escultura tridimensional que resta de Leonardo da Vinci. Já em 1899, uma potencial atribuição da obra a da Vinci foi sugerida.

Uma equipa de académicos italianos liderada por Francesco Caglioti acredita que a escultura, ao contrário do que se pensava, foi criada por Da Vinci no ano de 1472. Na altura, o artista tinha cerca de 19 ou 20 anos e ainda estudava com Andrea del Verrocchio, o italiano que foi mestre de Leonardo da Vinci.

Caglioti e os seus colegas prepararam uma exposição dedicada a Verrocchio intitulada “Verrocchio, Master of Leonardo” e pode ser vista no Palácio Strozzi, no centro de Florença. A escultura foi, até aos dias de hoje, atribuída a Antonio Rossellino — escultor e arquiteto italiano do séc. XV.

A faceta de escultor de Leonardo da Vinci era vista como um mito, uma vez que nunca tinha sido encontrada nenhuma obra a três dimensões do génio italiano. No entanto, Caglioti garante que o “toque” de Leonardo da Vinci na escultura é incontornável.

Professor na Universidade de Nápoles, Caglioti diz que os académicos foram enganados pela opinião de John Pope-Hennessy, um falecido historiador de arte e diretor do Museu Britânico, que atribuiu a autoria da obra a Rossellino, sem provas substanciais.

Segundo o Observador, a revelação de que a escultura é de Da Vinci é apoiada também por Carmen C. Bambach, uma das maiores especialistas na obra do italiano, presente na conferência de imprensa em que a notícia foi revelada.

As roupas detalhadas da Virgem Maria, semelhantes às dos desenhos do italiano datados da mesma altura, são um pormenor que levam os cientistas a crer que a obra pertence a da Vinci.

O outro pormenor é o facto de o menino Jesus ser retratado com a normalidade de uma criança a sorrir, algo que no século XV roçaria a blasfémia. Numa passagem dos cadernos de Leonardo, o artista recorda os problemas que teve, quando era jovem, por retratar o menino Jesus. Esta poderá ser a obra que o italiano se referia, sugere o The Guardian.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Secretário da Cultura brasileiro vai ser demitido depois de se inspirar em discurso nazi de Goebbels

Roberto Alvim, secretário da Cultura brasileiro, fez um discurso esta quinta-feira copiando um discurso muito conhecido do ministro da propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. O secretário da Cultura do Brasil, Roberto Alvim, divulgou um vídeo …

Presidente da Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

O novo Presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou na quinta-feira que ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada neste país. Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, …

Bolsonaro vai manter secretário acusado de irregularidades no Governo

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, defendeu hoje o titular da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom, órgão da Presidência), Fabio Wajngarten, acusado de alegadas irregularidades em contratos, garantindo que o manterá no cargo. “Pelo que eu …

FC Porto empresta Waris ao Estrasburgo com opção de compra obrigatória

O avançado ganês foi emprestado pelo FC Porto ao Estrasburgo até ao final da temporada, num negócio que inclui uma cláusula de opção de compra obrigatória. No final do empréstimo, o Estrasburgo fica obrigado a contratar …

Miguel Guimarães reeleito bastonário da Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, foi eleito esta quinta-feira para um segundo mandato, com 93% dos votos. De acordo com os resultados provisórios avançados pela Ordem, estando contados 16.723 votos, Miguel Guimarães foi …

Governante sugere "chazinhos e bolos" para acabar com agressões nas salas de espera dos hospitais

"Salas de espera com bom aspecto, com televisão, revistas" e com "chazinhos e bolos" podem ajudar a reduzir o "clima de tensão" que se vive em alguns hospitais, contribuindo para acabar com as agressões a …

Detidos cinco suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano em Bragança

A Polícia Judiciária anunciou, esta sexta-feira, que foram detidos cinco homens, suspeitos de estarem envolvidos na morte do estudante cabo-verdiano, em Bragança. A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, em comunicado, que procedeu, esta quinta-feira, a "buscas domiciliárias, …

Cláudio Monteiro renuncia a cargo de juiz do Tribunal Constitucional

O juiz renunciou ao mandato do Tribunal Constitucional por ter sido, entretanto, nomeado Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal. O juiz Cláudio Monteiro renunciou, esta quinta-feira, ao mandato de juiz do Tribunal Constitucional (TC), de acordo com …

Proposta do BE sobre IVA da energia vai ser rejeitada pelo Governo, revela PS

Uma proposta do Bloco de Esquerda (BE) para reduzir o IVA sobre a eletricidade e o gás natural, sem impacto no Orçamento de Estado para 2020, vai ser rejeitada pelo Governo, por não corresponder à sua …

Petição quer enfermeiros como profissão de desgaste rápido e subsídio de risco. 2.500 já assinaram

Mais de 2.500 pessoas já assinaram uma petição online que defende a atribuição do estatuto de profissão de desgaste rápido aos enfermeiros, bem como a atribuição de um subsídio de risco. No texto, os promotores defendem …