Idade não chega para colocar professores em grupo de risco

O fator idade não será suficiente. Para faltarem às aulas com justificação, os professores terão de apresentar atestado médico.

O Ministério da Educação confirmou ao Público que a idade, por si só, não será um fator para que um docente seja considerado como pertencente a um grupo de risco e, desta forma, ficar dispensado de regressar às aulas presenciais a partir de 18 de maio.

Graça Freitas indicou, no final do mês de abril, que os professores mais velhos estariam incluídos no grupo de risco, tendo especificado que ainda estavam a ser definidos os “critérios etários” para tal definição.

No entanto, tal não vai acontecer. O gabinete de Tiago Brandão Rodrigues informou que, para os professores, estão em vigor as mesmas disposições que para a restante função pública no que respeita à possibilidade de terem “um regime especial de proteção”, que justifique a sua não comparência ao trabalho.

Nesta situação estão “os imunodeprimidos e os portadores de doença crónica que, de acordo com as orientações da autoridade de saúde, devam ser considerados de risco, designadamente os doentes cardiovasculares, os portadores de doença respiratória crónica, os doentes oncológicos e os portadores de insuficiência renal”.

O diário ressalva ainda que os diabéticos e os hipertensos figuravam numa primeira lista, mas acabaram por ser excluídos.

À semelhança dos restantes funcionários públicos, os professores que estejam incluídos nestes grupos podem justificar a falta “mediante declaração médica, desde que não possam desempenhar a sua atividade em regime de teletrabalho ou através de outras formas de prestação de actividade”.

Esta sexta-feira, Susana Amador, secretária de Estado da Educação, mostrou-se otimista quanto à possibilidade de substituir professores em tempo útil para o regresso às aulas, já no próximo dia 18 deste mês.

“Teremos condições para, com celeridade, resolver estes assuntos e estou certa de que os nossos professores e os nossos dirigentes escolares irão conseguir dar a resposta necessária”, disse a governante.

As escolas podem proceder à contratação de professores através das reservas de recrutamento, que são semanais, ou do regime de contratação de escola, que opera no prazo de quatro dias.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma poética notícia do governo “contradição”!! a que já estamos habituados, e até proporciona um certo humor, mas até esse tem limites, principalmente quando toca ao governo a tentar fugir a responsabiliades de caracter económico, que muito podem prejudicar famílias!
    Já que o tempo é de idiotices diárias, gostaria de perguntar se o governo (avançando com aquela permissão das festas e romarias (assim é que o povo está feliz e vai votar nos mesmos) vai controlar as entradas nas mesmas festividades aos tais grupos de risco, isto é, pedir o atestado médico!

    • Fiquei espantadíssimo com a inteligência do seu comentário, tipo QI de 70 após ler 3 sites de conspiração e maledicência! Qual a contradição em continuar a proteger quem tem comprovados problemas de saúde, que lhe retira a resistência a um vírus, já letal para quem é saudável? Os professores cardíacos, doentes oncológicos, etc, vão a que festividades?!?

  2. É claro que até será benéfico, economicamente, que alguns professores, com mais de 40 anos de serviço, e 60 anos ou mais, venham a morrer ao serviço, antes que lhes seja sequer pago um único mês de aposentação, dado que em breve a ela teriam direito…
    É vergonhosa a forma como se desrespeita aqueles que, cinicamente, se têm elogiado no seu profissionalismo, em tempo de pandemia.
    PALAVRAS VÃS!…

RESPONDER

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …

Novo vídeo mostra morcegos vivos em laboratório de Wuhan (e adensa o mistério sobre a origem da pandemia)

Para já, é possível afirmar que o consenso científico aponta para a origem zoonótica do novo coronavírus, que confirma a versão chinesa de que o patógeno passou de morcegos para um animal e desse para …

Canal 11 anuncia jogos que não transmite (e avisou 5 minutos antes)

Sucedem-se os casos de jogos de futebol que, apesar de estarem inseridos na programação oficial do canal, não são transmitidos, ou são transmitidos noutro dia. Último caso aconteceu em Varzim. O Canal 11 revolucionou a transmissão …

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …

É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. "Tem de ser na base da denúncia"

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só "na …

Aprovado prolongamento de apoios às rendas até ao final do ano

Os apoios às rendas foram concedidos no ano passado, para fazer face às dificuldades criadas pela pandemia de covid-19. A comissão parlamentar de Economia aprovou, esta quarta-feira, o prolongamento dos apoios às rendas habitacionais e comerciais …

PSD volta a apresentar queixa à CNE contra Rui Moreira

Esta quarta-feira, o PSD/Porto acusou o movimento independente liderado por Rui Moreira de enviar informação da apresentação da sua recandidatura à Câmara Municipal "para emails institucionais" do município, acrescentando que vai apresentar queixa à Comissão …

Para Rio, as críticas de Ana Catarina Mendes são de "quem não tem nada para dizer"

As águas entre o PS e o PSD estão agitadas, depois da troca de galhardetes entre o presidente social-democrata, Rui Rio, e a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes. Depois de ter sido acusado por …

Nova Iorque atinge 70% de adultos vacinados (e celebra com fogo-de-artifício)

O estado de Nova Iorque atingiu o marco de vacinação que, de acordo com os especialistas, garante a imunidade de grupo. O governador do estado norte-americano de Nova Iorque, Andrew Cuomo, anunciou na noite de terça-feira …