/

Icebergue gigante deu à costa em aldeia no Canadá (e trouxe uma multidão de turistas)

A costa da província da Terra Nova e Labrador é conhecida como “alameda dos icebergues” por ser o local de passagem de vários blocos de gelos vindos do Ártico. Este fenómeno só costuma ocorrer no verão, mas a cidade canadiana já recebeu o primeiro iceberg do ano.

A pequena aldeia de Ferryland foi inundada por visitantes este fim de semana depois do icebergue gigante ter ficado preso nas águas pouco profundas.

O presidente da câmara, Adrian Kavanagh, disse aos meios de comunicação que este icebergue com 45 metros de altura parece ter encalhado e pode ficar na região durante algum tempo.

Esta situação agrada bastante aos turistas porque, por estar próximo da costa, o bloco de gelo serve como um fundo muito atraente para boas fotos. Normalmente, icebergues avistados em Ferryland são menores e costumam surgir mais afastados da costa.

Esta tem sido uma temporada movimentada na costa da província da Terra Nova e Labrador, com centenas de icebergues já avistados, um número que é invulgar para esta altura do ano.

Segundo o Huffington Post, a 6 de abril, a guarda costeira do Canadá já tinha contado 481 icebergues nesta zona, em comparação aos 687 avistados durante todo o ano de 2016.

A quantidade significativa destes icebergues gigantes tem sido atribuída aos ventos fortes e aos efeitos do aquecimento global, que reduz a camada de gelo nos extremos do planeta.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.