Icebergue gigante deu à costa em aldeia no Canadá (e trouxe uma multidão de turistas)

A costa da província da Terra Nova e Labrador é conhecida como “alameda dos icebergues” por ser o local de passagem de vários blocos de gelos vindos do Ártico. Este fenómeno só costuma ocorrer no verão, mas a cidade canadiana já recebeu o primeiro iceberg do ano.

A pequena aldeia de Ferryland foi inundada por visitantes este fim de semana depois do icebergue gigante ter ficado preso nas águas pouco profundas.

O presidente da câmara, Adrian Kavanagh, disse aos meios de comunicação que este icebergue com 45 metros de altura parece ter encalhado e pode ficar na região durante algum tempo.

Esta situação agrada bastante aos turistas porque, por estar próximo da costa, o bloco de gelo serve como um fundo muito atraente para boas fotos. Normalmente, icebergues avistados em Ferryland são menores e costumam surgir mais afastados da costa.

Esta tem sido uma temporada movimentada na costa da província da Terra Nova e Labrador, com centenas de icebergues já avistados, um número que é invulgar para esta altura do ano.

Segundo o Huffington Post, a 6 de abril, a guarda costeira do Canadá já tinha contado 481 icebergues nesta zona, em comparação aos 687 avistados durante todo o ano de 2016.

A quantidade significativa destes icebergues gigantes tem sido atribuída aos ventos fortes e aos efeitos do aquecimento global, que reduz a camada de gelo nos extremos do planeta.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …

Erro clínico. Centenas de hóspedes em quarentena em hotel da Austrália vão ter de fazer teste ao VIH

Centenas de pessoas que estiveram em quarentena no hotel Victoria, na Austrália, vão ter de fazer o teste de doenças transmitidas pelo sangue, incluindo VIH, devido a um erro dos profissionais de saúde daquele local …

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …

Abstenção do PCP no OE2021? É um excelente indicador, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou um “excelente indicador” o PCP ter anunciado a abstenção no Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) e resultado de um entendimento “para ter um bom orçamento para o próximo ano”. “É …

Egito abre restaurante com vista de luxo para as pirâmides de Gizé

O Egito inaugurou um novo restaurante com vista panorâmica para as pirâmides. O investimento faz parte de uma tentativa de reavivar o turismo no país. O Egito revelou novas instalações para os visitantes no planalto nas …

Novo recorde. Portugal regista mais 3.669 casos de covid-19

Portugal regista este sábado 3.669 novos casos de infeção com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 21 mortes relacionadas com a covid-19, segundo …

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …