IBM vai usar tecnologia da bitcoin em nova carteira digital

De acordo com informação avançada pela agência Reuters, a IBM está a ponderar adotar a tecnologia por trás da bitcoin, conhecida como blockchain, para criar um sistema de pagamentos e moeda digital para as principais moedas.

A informação foi avançada por uma fonte ligada ao assunto, que explicou que o principal objetivo é permitir que as pessoas possam transferir dinheiro ou fazer pagamentos sem recorrer a bancos, poupando em custas de transação.

As transações monetárias usando o blockchain, uma espécie de lista de registo, permitiriam fazer os pagamentos de forma anónima e instantânea, sem recorrer a regulamentação do governo. Esta tecnologia é considerada como umas principais inovações da bitcoin.

Em vez de as transações serem guardadas num servidor separado e controladas por uma entidade individual, como uma empresa ou um banco, o “livro de registo” da bitcoin está aberto e acessível a todos os participantes da rede de moeda virtual.

“Quando alguém quer fazer uma transação no sistema, em vez de tentar adquirir bitcoin, basta dizer um valor de dólares. É quase como se fosse bitcoin sem a bitcoin”, disse a fonte sobre o projecto.

A IBM é uma das empresas tecnológicas que ambiciona expandir o uso de blockchain para além da bitcoin, a moeda virtual que, apesar da desconfiança, tem vindo a chamar a atenção de investidores.

Apesar de o projeto ainda estar numa fase inicial de desenvolvimento, a fonte afirma que existem bancos interessados na ideia. Ao contrário da bitcoin, este projeto de transação seria fiscalizado por bancos.

Para além disso, seria também possível associar a moeda digital a uma conta bancária, possibilitando a criação de uma carteira digital ligada à conta.

A IBM não confirmou oficialmente, até o momento, estar a trabalhar em tal projeto.

B!T

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. ummm querem criar bitcoin sem os próprios! mais dinheiro fantasma que não tem equivalência no mundo real,eu também gostava de criar dinheiro do ar ,mas esse caminho perigoso pode levar as inflação incontrolável e ate degenerar em conflitos mundiais

RESPONDER

"Será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na região de Lisboa

O presidente da Associação dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, considerou que "será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na Grande Lisboa, tendo em conta os números da região nos …

Atraso na partilha de informação. Responsáveis da OMS recusam responder a perguntas sobre China

Os mais altos responsáveis da Organização Mundial de Saúde (OMS) recusaram-se esta quarta-feira a responder diretamente a perguntas sobre um atraso da China na partilha do mapa genético do novo coronavírus com a agência. Três perguntas …

Espanha reabre fronteiras a 22 de junho. Portugal diz que ainda não há uma decisão tomada

Espanha vai reabrir as fronteiras com Portugal e França a 22 de junho. O país tinha planeado abrir as fronteiras ao turismo estrangeiro a 1 de julho, mas decidiu adiantar a data. Porém, Portugal diz …

Conceição critica arbitragem, mas em Espanha fala-se de penálti de Pepe "que roça o escândalo"

Os 'dragões' perderam no primeiro jogo após a retoma do campeonato. Sérgio Conceição deixou críticas à arbitragem, mas em Espanha fala-se de um penálti escandaloso... de Pepe. O FC Porto ficou com a liderança da I …

Redução do IVA, abono para crianças e incentivos para comprar elétricos. O plano de 130 mil milhões de Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou esta quinta-feira um pacote de estímulo de 130 mil milhões de euros para este ano e 2021, para impulsionar a economia do país, duramente atingida pela pandemia de covid-19. Entre …

De Jorge Jesus a Bruno de Carvalho. Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades

O português Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades, acusa o Tribunal da Relação de Lisboa. A defesa do denunciante criticou a manutenção da prisão preventiva. De acordo com o acórdão do Tribunal da Relação …

Empresas podem manter lay-off até ao fim de setembro. Trabalhadores podem receber 85% do salário

Os traços gerais do plano do Governo para a retoma da economia e para tentar travar a escalada do desemprego foram apresentados aos parceiros sociais, esta terça-feira, por Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade …

O próximo Wolves? Charlton pode tornar-se "português"

O consórcio português Corporate Football Organisation Portugal (CFO), liderado por Fernando Côrte-Real, está a estudar a compra do Charlton, clube que milita no Championship, o segundo escalão inglês. "A CFO Portugal já existe há pelo menos …

PJ prossegue investigação e confirma envolvimento de alemão no desaparecimento de Maddie

A Polícia Judiciária adiantou esta quarta-feira que prosseguem em Portugal diligências no âmbito da investigação ao desaparecimento da criança inglesa Madeleine McCann, no Algarve, em 2007, confirmando as suspeitas de envolvimento de um cidadão alemão …

Benfica critica presença de Rui Moreira na lista de Pinto da Costa

O diretor de comunicação do SL Benfica, Luís Bernardo, criticou, esta quarta-feira, a presença de Rui Moreira na lista de Pinto da Costa às eleições para a presidência do FC Porto. "Já não bastava o nível …