IBM vai usar tecnologia da bitcoin em nova carteira digital

De acordo com informação avançada pela agência Reuters, a IBM está a ponderar adotar a tecnologia por trás da bitcoin, conhecida como blockchain, para criar um sistema de pagamentos e moeda digital para as principais moedas.

A informação foi avançada por uma fonte ligada ao assunto, que explicou que o principal objetivo é permitir que as pessoas possam transferir dinheiro ou fazer pagamentos sem recorrer a bancos, poupando em custas de transação.

As transações monetárias usando o blockchain, uma espécie de lista de registo, permitiriam fazer os pagamentos de forma anónima e instantânea, sem recorrer a regulamentação do governo. Esta tecnologia é considerada como umas principais inovações da bitcoin.

Em vez de as transações serem guardadas num servidor separado e controladas por uma entidade individual, como uma empresa ou um banco, o “livro de registo” da bitcoin está aberto e acessível a todos os participantes da rede de moeda virtual.

“Quando alguém quer fazer uma transação no sistema, em vez de tentar adquirir bitcoin, basta dizer um valor de dólares. É quase como se fosse bitcoin sem a bitcoin”, disse a fonte sobre o projecto.

A IBM é uma das empresas tecnológicas que ambiciona expandir o uso de blockchain para além da bitcoin, a moeda virtual que, apesar da desconfiança, tem vindo a chamar a atenção de investidores.

Apesar de o projeto ainda estar numa fase inicial de desenvolvimento, a fonte afirma que existem bancos interessados na ideia. Ao contrário da bitcoin, este projeto de transação seria fiscalizado por bancos.

Para além disso, seria também possível associar a moeda digital a uma conta bancária, possibilitando a criação de uma carteira digital ligada à conta.

A IBM não confirmou oficialmente, até o momento, estar a trabalhar em tal projeto.

B!T

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. ummm querem criar bitcoin sem os próprios! mais dinheiro fantasma que não tem equivalência no mundo real,eu também gostava de criar dinheiro do ar ,mas esse caminho perigoso pode levar as inflação incontrolável e ate degenerar em conflitos mundiais

RESPONDER

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …

Joacine quer mais direitos para deputados sem partido. "Está a antecipar" o futuro

A deputada Joacine Katar Moreira, do partido Livre, defendeu esta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos. A deputada única do Livre assumiu esta posição no final de uma reunião do …

França confirma 3 casos de coronavírus chinês. Já chegou à Austrália e Malásia

Depois de França ter confirmado três pessoas infetadas com o novo coronavírus oriundo da China, também a Austrália e Malásia reportaram casos. As autoridades da Malásia anunciaram este sábado terem registado os primeiros três casos de …

Amadora. Agredido motorista de autocarro que denunciou Cláudia Simões

Foi agredido o motorista de autocarro que chamou a PSP para denunciar a passageira Cláudia Simões, que alegou posteriormente ter sido agredida pelos agentes da polícia. As agressões tiveram lugar na noite desta sexta-feira, em …

"Dos 4 mil euros que ganho, 3 mil vão para os frades". O padre Vítor Melícias recusa que Tomás Correia ainda controle o Montepio

O padre Vítor Melícias, presidente da Assembleia Geral do Montepio, diz que Tomás Correia "faz falta, mas fez muito bem" em abandonar a liderança da mutualista Montepio. "Dizer que Tomás Correia continua a controlar através …