/

Pode a IA transformar-nos em imbecis? Um cientista teme que sim

2

Uma nova pesquisa teme que a delegação constante de tarefas cognitivas a sistemas IA generativa como o ChatGPT possa afetar a nossa capacidade de pensar de forma crítica.

Num mundo em rápida evolução tecnológica, surgem preocupações sobre a inteligência artificial (IA) e o seu impacto na cognição humana.

Um estudo recente do Professor Umberto León Domínguez, da Universidade de Monterrey, publicado na revista Neuropsychology, aborda estas questões, destacando o potencial da IA, nomeadamente o ChatGPT, para substituir as funções cognitivas humanas.

A pesquisa de Domínguez aponta para a capacidade da IA em realizar tarefas cognitivas complexas, um conceito anteriormente considerado exclusivamente humano. O ChatGPT, com a sua avançada compreensão da linguagem e do contexto, destaca-se como um exemplo primordial deste avanço tecnológico. O estudo alerta para o potencial da IA em impedir o desenvolvimento de competências cognitivas críticas, devido à sua capacidade de atuar como uma “prótese cognitiva“.

A noção de IA como uma extensão cognitiva não é nova; um estudo de 2019 propôs o uso da IA para superar os preconceitos humanos para recompensas de curto prazo, através da ludificação dos processos de tomada de decisão. As suas experiências mostraram resultados promissores na melhoria da tomada de decisões, redução da procrastinação e foco em tarefas importantes.

No entanto, Domínguez adverte sobre os perigos do “descarregamento cognitivo”, onde a excessiva dependência da IA poderia levar a um declínio na capacidade de resolver problemas de forma independente e de pensar criticamente.

As preocupações de Domínguez derivam da observação de que a IA, particularmente o ChatGPT, pode completar tarefas de ponta a ponta, oferecendo um nível de conveniência e eficiência anteriormente indisponível. Esta capacidade única poderia levar a uma mudança social onde os indivíduos se tornam receptores passivos de informação e soluções, minando o desenvolvimento de habilidades intelectuais essenciais para o sucesso na vida moderna, explica o Psy Post.

O estudo enfatiza a importância de envolver-se em esforços cognitivos, particularmente durante a adolescência, para assegurar o desenvolvimento eficaz das capacidades cognitivas. Embora a IA possa aliviar a carga cognitiva, permitindo o envolvimento em tarefas mais complexas, Domínguez argumenta que a participação ativa é crucial para o crescimento das habilidades intelectuais.

A pesquisa diferencia o ChatGPT de outras tecnologias que permitem o descarregamento cognitivo, como calculadoras ou motores de busca, destacando a sua capacidade de gerar ideias e tomar decisões de forma independente.

Esta distinção sublinha o potencial do ChatGPT para amplificar significativamente os efeitos do descarregamento cognitivo, impondo desafios para o cultivo de habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas nas futuras gerações.

ZAP //

2 Comments

  1. Eu não sou cientista e também acho que o uso (e abuso, principalmente) da IA vai estupidificar o ser humano (ainda mais) e torná-lo cada vez mais dependente das máquinas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.