/

Humanos para quê? Inteligência Artificial recria tabela periódica

2

Os humanos demoraram quase um século para organizar a tabela periódica, mas um novo programa de Inteligência Artificial realizou a mesma tarefa em apenas algumas horas.

Tabela periódica é indiscutivelmente uma das maiores realizações científicas em química, mas demorou quase um século para estar completamente concluída. Agora, um novo programa de Inteligência Artificial, desenvolvido por físicos da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, conseguiu o mesmo feito mas em apenas algumas horas.

O Atom2Vec, programa que conseguiu igualar o feito humano num período de tempo menor, aprendeu a distinguir diferentes átomos depois de analisar uma lista de nomes de compostos químicos a partir de um banco de dados online.

A Inteligência Artificial usou conceitos emprestados do campo do processamento de linguagem natural para agrupar esses elementos de acordo com suas propriedades químicas, sem qualquer ajuda humana.

“Queríamos saber se uma IA podia ser inteligente o suficiente para descobrir a tabela periódica por conta própria”, disse o principal autor do estudo, Shou-Cheng Zhang. E pode mesmo!. Este é um importante passo – e o primeiro – em direção a uma meta muito mais ambiciosa: projetar um substituto para o teste de Turing, um dos mais importantes para definir a inteligência de uma máquina.

Para passar no teste de Turing, a IA deve ser capaz de responder a perguntas de maneira indistinguível à de um ser humano.

“Os seres humanos são produto da evolução e as nossas mentes estão cheias de qualquer tipo de irracionalidade. Para uma IA passar no teste de Turing seria necessário reproduzir todas essas irracionalidades humanas. Isso é muito difícil de fazer”, diz Zhang.

Em vez disso, Zhang propõe um novo marco para a inteligência da máquina. “Queremos tentar projetar uma Inteligência Artificial capaz de derrotar humanos ao descobrir uma nova lei da natureza. Para fazer isso, temos de testar, em primeiro lugar, se a nossa IA consegue fazer algumas das maiores descobertas já feitas por humanos”, como a tabela periódica.

Zhang e a sua equipa desenvolveram o Atom2Vec a partir de um programa de Inteligência Artificial que engenheiros da Google criaram para analisar a linguagem natural, o Word2Vec. A IA da Google converte palavras em códigos numéricos ou vetores. Ao analisar os vetores, o programa consegue estimar a probabilidade de uma palavra aparecer num determinado texto. “Podemos aplicar a mesma ideia aos átomos”, explicou Zhang.

“Em vez de alimentar todas as palavras e frases de uma coleção de textos, fornecemos ao Atom2Vec todos os compostos químicos conhecidos“, adianta a investigadora. O estudo foi publicado recentemente na Phys Org.

A partir destes dados, o Atom2Vec descobriu, por exemplo, que o potássio (K) e o sódio (Na) devem ter propriedades semelhantes, porque ambos os elementos podem-se ligar ao cloro (Cl).

Aplicações práticas

Os investigadores esperam que, no futuro, o conhecimento do Atom2Vec seja aproveitado para descobrir e projetar novos materiais, como “um material altamente eficiente na conversão de luz solar em energia”, sugeriu Zhang.

A sua equipa está agora concentrada em desenvolver a versão 2.0 do programa, que se irá preocupar com a resolução de um problema intratável na investigação médica: desenvolver o anticorpo certo para atacar antígenos específicos de células cancerígenas.

2 Comments

  1. Assim vendemos a loucura moderna este texto é tão cheio de loucura ,e em si é uma completa mentira afinal o que aqui se fazer um jogo de palavras o que este programa nada fez não nada de fantástico ,mas o pior são os comentários deste senhor zhang que está mais para um cientista louco de filmes de super heróis ,ele diz coisas que são mentiras científicas e demonstra desconhecer em completo no ser humano e seu procesamento cerebral,o que temos aqui é o exemplo de um fanático que acredita que a aí é um espécime de ser divino que até vai descobrir ou criar um nova lei da natureza ,mas na realidade o que vemos aqui é megalomania o complexo de Deus este senhor não sabe o que são os seres humanos ,chama de e irracionais aos seres humanos ,ele nem sabe o que é o que ele chama de irracional é ,este senhor é uma pessoa doente que acredita no Deus racional como algo divino ,acho incrível um jornal fazer este tipo de títulos e de fazer propaganda a este tipo de distúrbios psicológicos.

  2. Vamos estar de olhos abertos para ver realmente o que esse fazendeiros sr. Shou Cheng Zhang tem para oferecer a sociedade!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.