Algoritmo 3D criou uma curta de ficção científica. E é espectacular

À primeira vista, ao assistir à curta-metragem de ficção científica Fraktaal, temos a impressão de que o seu criador se dedicou profundamente ao projecto. Nada mais errado.

A verdade é que o artista Julius Horsthuis precisou apenas de usar fractais e padrões matemáticos complexos num software 3D para conseguir a proeza.

A animação mostra detalhes complexos do que se parecem mundos alienígenas, cidades soberbas e maravilhosas paisagens de encher o olho, que nos fazem esquecer que estamos a assistir ao resultado do trabalho de um computador a debitar dados aleatórios com um algoritmo matemático.

Fraktaal é uma curta de ficção científica, sem uma história“, diz Horsthuis, que explica que decidiu deixar o computador fazer todo o trabalho porque, nas suas palavras, “sou um animador preguiçoso”. E a verdade é que o computador não o deixou ficar mal.

Ainda assim, o resultado (acima) é surpreendente e mostra que, com o software certo e algum talento, é possível criar uma verdadeira obra de arte que pouco fica a dever a muitas curtas dos melhores estúdios de animação de Hollywood.

Depois do romance escrito por software que quase ganhou um prémio literário, já pouco mais parece poder surpreender-nos. O próximo grande êxito sci-fi, à distância de um click?

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E isso é considerado AI? Então eu pego em duas dezenas ou centenas de fractais e espeto-lhe meia dúzia de algoritmos em cima e deixo a suposta “inteligência artificial” a bombar… Nesse caso o PC não vai para além de tudo o que eu lhe dou. Não cria nada que eu não lhe tivesse determinado e imposto. Eu disse o que queria fazer; como; e estabeleci-lhe limites ao impor fractais e algoritmos. Se me viessem dizer que perante meia dúzia de fractais e uma simples imagem inicial de um mundo e uma cidade o próprio pc desenvolveu os seus algoritmos para definir novos mundos e cidades… ainda vá que não vá…

    • Exatamente. Nada de Inteligência artificial, simplesmente meshes alterados por fractais.
      Parecido aos videos de “chill-out” da MTV nos anos 90, mas com mais definição e complexidade.
      Atenção: está bonito e bem feito, com qualidade estética. Não tem é nada que ver com criação automática: o algoritmo não criou nada. É o criador é o artista, e que cria a visualização utilizando ferramentas (entre os quais, algoritmos), além de que existe muita pós-produção na curta.

RESPONDER

Selfies estão a destruir muralha romana considerada Património Mundial da UNESCO

Uma parte da antiga Muralha de Adriano, no Reino Unido, está a colapsar por causa dos turistas que procuram o local para tirar selfies. O monumento, que em 1987 foi considerado Património Mundial da UNESCO, inspirou …

Carros vão mudar mais numa década do que aquilo que mudaram num século

Embora a aparência dos carros tenha mudado nos últimos cem anos, a maneira como os conduzimos pouco ou nada mudou. Contudo, acredita-se que na próxima década, além da forma como se movimentam ser diferente, também …

São Francisco lidera ranking das cidades onde se recebe melhor

O American Dream está claramente destacado no ranking das cidades onde se recebe melhor, mas há alguns "intrusos" no meio desta lista. Das dez cidades eleitas, há apenas quatro europeias. Apenas três continentes estão representados no …

Em 30 anos, Amazónia perdeu 953 mil hectares de áreas protegidas

Nos últimos 30 anos, a Amazónia perdeu 953 mil hectares em áreas pertencentes a unidades de conservação e terras indígenas que deveriam estar preservadas. A Amazónia brasileira perdeu 953 mil quilómetros em áreas que foram desflorestadas …

Mulheres e meninas norte-coreanas forçadas a prostituir-se e a casar-se na China

Mulheres e meninas norte-coreanas são coagidas, vendidas ou raptadas na China ou traficadas diretamente da Coreia do Norte, denuncia a Korea Future Initiative. As mulheres são forçadas a casar-se, violadas e sujeitas a outros tipos …

Trump corta financiamento para centros de investigação de saúde infantil

A administração de Trump está a terminar o financiamento para uma rede de centro de investigação focados em ameaças ambientais para crianças, colocando em risco vários estudos de longa data sobre os efeitos dos poluentes …

PJ detém ex-diretor da Santa Casa de Ponte de Sor

Um antigo diretor e contabilista de uma Santa Casa da Misericórdia do distrito de Portalegre foi esta quarta-feira detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas dos crimes de peculato e participação económica em negócio, foi …

Costa diz que só soube do memorando de Tancos no dia da demissão de Azeredo

O primeiro-ministro, António Costa, diz que só soube do memorando da Polícia Judiciária Militar (PJM) sobre o assalto a Tancos no dia em que o então ministro da Defesa, Azeredo Lopes, apresentou a sua demissão. A …

Jasper Cillessen muito perto da baliza do Benfica

O guarda-redes do Barcelona Jasper Cillessen está muito perto de reforçar a baliza do Benfica, escreve o jornal Record esta quarta-feira. De acordo com o desportivo, o negócio ronda os 20 milhões de euros. O Benfica …

Brexit. Demissão no Governo deixa Theresa May por um fio

A ministra dos Assuntos Parlamentares britânica, Andrea Leadsom, anunciou esta quarta-feira a demissão do Governo em desacordo com o plano da primeira-ministra, Theresa May, para tentar aplicar o ‘Brexit'. "Não acreditamos que sejamos um Reino Unido …