Romance escrito por software quase ganhou um prémio literário

(dr) Naoko Kawamura

Hitoshi Matsubara, professor de Inteligència Artificial na Future University Hakodate

Equipa de investigadores japoneses desenvolveu um software capaz de escrever um romance tão bem estruturado que este passou na primeira fase de um concurso literário nacional.

Quem trabalha em áreas mais ligadas à criatividade geralmente acredita que nunca na vida os computadores vão poder substituir o seu trabalho.

Porém, os japoneses podem estar cada vez mais perto de apagar essa certeza, graças a um novo software que pelos vistos terá talento para a escrita.

Uma equipa de investigadores japoneses, liderada por Hitoshi Matsubara, professor na Future University Hakodate, programou de forma a que este conseguisse escrever um romance.

Para isso, os responsáveis funcionaram como uma espécie de “guia”, decidindo à partida elementos como o enredo e o sexo das personagens.

Além disso, a equipa também desenvolveu uma série de frases feitas, as quais eram selecionadas posteriormente para que o programa pudesse escrever autonomamente o livro.

O produto final, chamado “O dia que um computador escreve um romance”, enganou tudo e todos, tanto que o livro conseguiu passar na primeira fase do Prémio Literário Shinichi Hoshi.

Já há alguns anos que este concurso nacional permite a participação de candidatos não humanos, mas esta foi a primeira vez que a comissão recebeu material produzido por inteligência artificial.

Do total de 1.450 trabalhos inscritos, onze foram, pelo menos parcialmente, escritos por um software.

Um romancista de ficção científica que estava presente no concurso, Satoshi Hase, disse ter ficado muito surpreendido com a obra “porque era bem estruturada”.

“No entanto, ainda existem alguns problemas que precisam de ser superados para ganhar o prémio como, por exemplo, a descrição das personagens”, aponta o escritor.

Ainda que o “romance artificial” não tenha levado para casa o prémio final, o desempenho mostra já o grande potencial que esta área pode vir a ter.

“Até agora, os programas de inteligência artificial são muitas vezes usados para resolver problemas com resposta, tal como os jogos go e shogi. No futuro, eu gostava de alargar o potencial da IA para que se assemelhe à criatividade humana”, afirmou Matsubara ao site Yomiuri Shimbun.

E para que possa tirar a prova dos nove, cá vai um excerto do romance com o qual todo os humanos do concurso tiveram de competir:

“Contorci-me de alegria, sensação que experimentei pela primeira vez, e continuei a escrever com emoção. O dia em que um computador escreveu um romance. O computador, a dar prioridade na busca da sua própria alegria, parou de trabalhar para os seres humanos”.

ZAP / Hypescience

PARTILHAR

RESPONDER

Algarve escolhido como melhor destino de golfe do Mundo para 2020

A Associação Internacional de Operadores de Turismo de Golfe (IAGTO) escolheu o Algarve como "melhor destino de golfe do mundo para 2020", distinção que o presidente do Turismo do Algarve atribuiu à qualidade dos 40 …

Balakov deixa cargo de selecionador da Bulgária

O treinador Krasimir Balakov deixou nesta sexta-feira o cargo de seleccionador de futebol da Bulgária, na sequência da goleada (6-0) sofrida na recepção à Inglaterra, num jogo de qualificação para o Euro 2020 marcado por …

Fez-se História no Espaço com o primeiro passeio espacial feminino

As astronautas Jessica Meir e Christina Koch saíram esta sexta-feira da Estação Espacial Internacional (EEI) no primeiro passeio orbital sem a participação de homens, durante o qual repararão um controlo das baterias da estação. A saída …

UEFA proíbe Ajax de vender bilhetes

O Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA proibiu o Ajax de vender bilhetes para o próximo encontro da Liga dos Campeões, em Londres, frente ao Chelsea, a 5 de Novembro, devido ao mau …

Aumenta para cinco número de mortos em desabamento de prédio no Brasil

O número de mortos no desabamento de um prédio residencial em Fortaleza, capital do estado do Ceará, no nordeste do Brasil, aumentou para cinco, segundo informações do corpo de bombeiros divulgadas esta sexta-feira pelas autoridades …

Cartel de Sinaloa abre fogo e obriga polícia a libertar filho de “El Chapo”

O filho de El Chapo, Ovidio Guzmán López, foi libertado depois de várias horas de violência que se seguiram à sua detenção e o ministro da Defesa argumentou com medidas de segurança para o fazer. O …

Portugal tem 796 mil “eleitores-fantasma”

Portugal tem mais 796 mil eleitores do que população residente com 18 e mais anos. O número de inscritos nos cadernos eleitorais, em território nacional, apresenta uma diferença de 9,3% face ao número de residentes …

Lenine Cunha e Ana Filipe conquistam mais duas medalhas nos INAS Global Games

Os portugueses Lenine Cunha e Ana Filipe conquistaram esta quinta-feira medalhas de prata e bronze, respetivamente, nos INAS Global Games, competição mundial para atletas com deficiência intelectual, que decorre em Brisbane, na Austrália. Os dois pódios …

Homem detido em França por ameaça de ataque inspirado no 11 de setembro

Um indivíduo identificado como sendo um radical islâmico foi detido em França acusado de terrorismo devido a uma ameaça de sequestro e ataque inspirado no atentado às Torres Gémeas, nos Estados Unidos, em 2001, anunciaram …

Nick Cave and The Bad Seeds regressam a Portugal em 2020

Dois anos depois do concerto no NOS Primavera Sound, no Porto, Nick Cave and The Bad Seeds vão regressar a Portugal no Campo Pequeno, em Lisboa. Os dois concertos, marcados para 22 e 23 de abril, …