Hyundai vai criar o primeiro veículo com pernas robóticas. Consegue escalar paredes e subir escadas

A fabricante automóvel Hyundai criou um novo estúdio para trabalhar em “veículos de mobilidade definitiva” (UMVs), incluindo o Elevate – um carro futurista com pernas robóticas que lhe permitem escalar muros e subir escadas.

A Hyundai apresentou o Elevate, o conceito de um veículo todo-o-terreno na conferência tecnológica CES 2019 em Las Vegas – e nunca se pensou que a empresa fosse, de facto, para a frente com o projeto, de acordo com o NewAtlas.

No entanto, esta semana, a fabricante sul-coreana Hyundai anunciou que criou um novo estúdio para trabalhar em “veículos de mobilidade definitiva” (UMVs), incluindo o Elevate. Assim, o veículo todo-o-terreno pode ter um significado mais amplo, abrangendo saltos em buracos e escaladas em paredes e pedras.

O New Horizons Studio reunirá a experiência da Hyundai em veículos, robótica e mobilidade inteligente para expandir os limites da engenharia veicular para “reimaginar como os veículos podem atravessar o mundo”. Esse mundo não se limita à mera estrada, pista e trilhos nivelada, mas sim “terrenos não convencionais e off-road, incluindo lugares onde os veículos nunca circularam antes”.

O Elevate será o primeiro UMV no qual a Hyundai vai trabalhar. Como imaginado na fase do conceito inicial, o Elevate tem quatro rodas elétricas presas a pernas robóticas. O carro consegue viajar como um carro elétrico parecido com um casulo, mas a verdadeira magia acontece quando o terreno se torna intransitável – para os carros normais.

O Elevate estende as suas pernas para caminhar, escalar e esticar-se sobre obstáculos. As pernas têm cinco graus de movimento, incluindo rodas que giram 360 graus em relação ao “tornozelo” para um micromovimento preciso.

Segundo a Hyundai, o Elevate consegue escalar até 1,5 metros de parede vertical e ultrapassar buracos de 1,5 metros de profundidade.

Este veículo pode ser usado numa situação de resgate de emergência e alívio em desastres. Quando uma zona urbana ou natural ficasse cheia árvores caídas, por exemplo, o Elevate conseguiria deixar os veículos tradicionais para trás e escalar os escombros, realizando operações críticas de redução do tempo de resposta.

A Hyundai também vê o Elevate como um transportador porta-porta para pessoas doentes ou deficientes que não têm rampa para cadeiras de rodas.

A equipe New Horizons Studio será chefiada por John Suh, que foi diretor fundador da Hyundai Ventures e do Hyundai CRADLE (Center for Robotic-Augmented Design in Living Experiences). Este último desenvolveu o conceito Elevate em parceria com a empresa de design e inovação Sundberg-Ferar.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo lamenta decisão do PCP. "Nunca tínhamos ido tão longe como fomos este ano"

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares reagiu, esta segunda-feira à tarde, na Assembleia da República, ao anúncio de voto contra do PCP ao Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). Na Assembleia da República, Duarte Cordeiro …

Vulcão Cumbre Vieja lança lava, cinzas e fumo em La Palma

Vulcão de La Palma "no auge da atividade". Derrocada parcial do cone revela grande fonte de lava

Uma derrocada parcial do cone do vulcão da ilha de La Palma, nas Canárias, deixou à vista uma grande fonte de lava, segundo o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan). "Estamos no auge da atividade" do …

Presidente recebeu dose de reforço da vacina contra a covid-19 juntamente com a da gripe

O Presidente da República recebeu, esta segunda-feira, a dose de reforço da vacina contra a covid-19, juntamente com a vacina da gripe. "O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa recebeu esta tarde o reforço (ou terceira dose) …

PCP duvida do "golpe de asa" do Governo. BE estranha a sua "indisponibilidade"

O Partido Comunista anunciou, esta segunda-feira, que vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) na generalidade, juntando-se ao Bloco de Esquerda. "Não acredito em bruxas (...). Nunca faltámos à chamada e procurámos sempre …

"Ou há Orçamento ou avanço para a dissolução da Assembleia da República", diz Presidente

O Presidente da República afirmou, esta segunda-feira, que irá aguardar até ao último segundo da votação do Orçamento do Estado para 2022 na generalidade e, caso se confirme o chumbo, iniciará logo o processo de …

Portugal regista mais cinco mortes e 313 casos de covid-19

Portugal registou, esta segunda-feira, mais cinco mortes e 313 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 313 novos …

Quase 23 milhões de afegãos vão sofrer insegurança alimentar aguda no inverno

O Programa Alimentar Mundial da ONU alerta para a crise no Afeganistão, afirmando que o país está "entre os piores desastres humanitários do mundo, senão o pior". Cerca de 22,8 milhões de afegãos, mais de metade …

A COP26 ainda não começou, mas parece condenada ao fracasso. Matos Fernandes está "pouco otimista"

Cimeira tem início a 31 de outubro, mas os sinais que chegam não são positivos, com muitos dos líderes e representantes dos principais países a apontar dedos aos que ainda não se comprometeram com metas …

Líder do CDS-PP compara Estado a centro comercial por devolver "míseros cêntimos" do combustível

Líder centrista anunciou que o CDS vai apresentar novamente no Parlamento uma proposta para acabar com o adicional dos produtos petrolíferos — algo que já tinham feito no passado, mas que mereceu o chumbo de …

Crescem os apelos a que o Reino Unido avance com o Plano B contra a covid, mas Governo continua reticente

Em público, o governo de Boris Johnson afirma que ainda não é tempo de apertar as medidas de combate à pandemia, mas em privado já está a ponderar como pode avançar com o Plano B. Depois …