/

Hyundai vai criar o primeiro veículo com pernas robóticas. Consegue escalar paredes e subir escadas

A fabricante automóvel Hyundai criou um novo estúdio para trabalhar em “veículos de mobilidade definitiva” (UMVs), incluindo o Elevate – um carro futurista com pernas robóticas que lhe permitem escalar muros e subir escadas.

A Hyundai apresentou o Elevate, o conceito de um veículo todo-o-terreno na conferência tecnológica CES 2019 em Las Vegas – e nunca se pensou que a empresa fosse, de facto, para a frente com o projeto, de acordo com o NewAtlas.

No entanto, esta semana, a fabricante sul-coreana Hyundai anunciou que criou um novo estúdio para trabalhar em “veículos de mobilidade definitiva” (UMVs), incluindo o Elevate. Assim, o veículo todo-o-terreno pode ter um significado mais amplo, abrangendo saltos em buracos e escaladas em paredes e pedras.

O New Horizons Studio reunirá a experiência da Hyundai em veículos, robótica e mobilidade inteligente para expandir os limites da engenharia veicular para “reimaginar como os veículos podem atravessar o mundo”. Esse mundo não se limita à mera estrada, pista e trilhos nivelada, mas sim “terrenos não convencionais e off-road, incluindo lugares onde os veículos nunca circularam antes”.

O Elevate será o primeiro UMV no qual a Hyundai vai trabalhar. Como imaginado na fase do conceito inicial, o Elevate tem quatro rodas elétricas presas a pernas robóticas. O carro consegue viajar como um carro elétrico parecido com um casulo, mas a verdadeira magia acontece quando o terreno se torna intransitável – para os carros normais.

O Elevate estende as suas pernas para caminhar, escalar e esticar-se sobre obstáculos. As pernas têm cinco graus de movimento, incluindo rodas que giram 360 graus em relação ao “tornozelo” para um micromovimento preciso.

Segundo a Hyundai, o Elevate consegue escalar até 1,5 metros de parede vertical e ultrapassar buracos de 1,5 metros de profundidade.

Este veículo pode ser usado numa situação de resgate de emergência e alívio em desastres. Quando uma zona urbana ou natural ficasse cheia árvores caídas, por exemplo, o Elevate conseguiria deixar os veículos tradicionais para trás e escalar os escombros, realizando operações críticas de redução do tempo de resposta.

A Hyundai também vê o Elevate como um transportador porta-porta para pessoas doentes ou deficientes que não têm rampa para cadeiras de rodas.

A equipe New Horizons Studio será chefiada por John Suh, que foi diretor fundador da Hyundai Ventures e do Hyundai CRADLE (Center for Robotic-Augmented Design in Living Experiences). Este último desenvolveu o conceito Elevate em parceria com a empresa de design e inovação Sundberg-Ferar.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.