Hyundai vai criar o primeiro veículo com pernas robóticas. Consegue escalar paredes e subir escadas

A fabricante automóvel Hyundai criou um novo estúdio para trabalhar em “veículos de mobilidade definitiva” (UMVs), incluindo o Elevate – um carro futurista com pernas robóticas que lhe permitem escalar muros e subir escadas.

A Hyundai apresentou o Elevate, o conceito de um veículo todo-o-terreno na conferência tecnológica CES 2019 em Las Vegas – e nunca se pensou que a empresa fosse, de facto, para a frente com o projeto, de acordo com o NewAtlas.

No entanto, esta semana, a fabricante sul-coreana Hyundai anunciou que criou um novo estúdio para trabalhar em “veículos de mobilidade definitiva” (UMVs), incluindo o Elevate. Assim, o veículo todo-o-terreno pode ter um significado mais amplo, abrangendo saltos em buracos e escaladas em paredes e pedras.

O New Horizons Studio reunirá a experiência da Hyundai em veículos, robótica e mobilidade inteligente para expandir os limites da engenharia veicular para “reimaginar como os veículos podem atravessar o mundo”. Esse mundo não se limita à mera estrada, pista e trilhos nivelada, mas sim “terrenos não convencionais e off-road, incluindo lugares onde os veículos nunca circularam antes”.

O Elevate será o primeiro UMV no qual a Hyundai vai trabalhar. Como imaginado na fase do conceito inicial, o Elevate tem quatro rodas elétricas presas a pernas robóticas. O carro consegue viajar como um carro elétrico parecido com um casulo, mas a verdadeira magia acontece quando o terreno se torna intransitável – para os carros normais.

O Elevate estende as suas pernas para caminhar, escalar e esticar-se sobre obstáculos. As pernas têm cinco graus de movimento, incluindo rodas que giram 360 graus em relação ao “tornozelo” para um micromovimento preciso.

Segundo a Hyundai, o Elevate consegue escalar até 1,5 metros de parede vertical e ultrapassar buracos de 1,5 metros de profundidade.

Este veículo pode ser usado numa situação de resgate de emergência e alívio em desastres. Quando uma zona urbana ou natural ficasse cheia árvores caídas, por exemplo, o Elevate conseguiria deixar os veículos tradicionais para trás e escalar os escombros, realizando operações críticas de redução do tempo de resposta.

A Hyundai também vê o Elevate como um transportador porta-porta para pessoas doentes ou deficientes que não têm rampa para cadeiras de rodas.

A equipe New Horizons Studio será chefiada por John Suh, que foi diretor fundador da Hyundai Ventures e do Hyundai CRADLE (Center for Robotic-Augmented Design in Living Experiences). Este último desenvolveu o conceito Elevate em parceria com a empresa de design e inovação Sundberg-Ferar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Chegou o camião autónomo que não precisa de motorista para se deslocar

No ano passado foi lançado o T-pod, um protótipo de um camião elétrico autónomo e sem cabine. Agora, o seu fabricante, a empresa sueca Einride, revelou a última geração do veículo, que vai passar a …

"O medo não é a vacina". Centenas de pessoas contestam medidas do Governo em Lisboa

Centenas de pessoas contestaram este sábado as medidas impostas pelo Governo para mitigar os efeitos da pandemia de covid-19, com gritos pela “liberdade” e pela “verdade”, numa manifestação realizada na praça do Rossio, em Lisboa. A …

Os humanos estão a pôr em causa a alimentação dos animais predadores

Os animais predadores que vivem perto de humanos estão a obter metade dos alimentos supostos e isso pode ser muito prejudicial, referem investigadores americanos. De acordo com um novo estudo publicado no jornal Proceedings of the …

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …