Humor de Obama em grande no seu último jantar com os jornalistas

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, mostrou este sábado o seu lado de humorista e mestre de cerimónias neste sábado, durante o jantar anual da associação dos correspondentes da Casa Branca, em que lançou várias piadas sobre os pré-candidatos à sua sucessão – e sobre si mesmo.

“No próximo ano, outra pessoa estará aqui, neste lugar, e ninguém pode saber quem será”, afirmou Obama, em seu último discurso no tradicional jantar, em referência à candidata favorita à nomeação democrata, Hillary Clinton.

“E eu, passarei a comandante do sofá“, acrescentou, num trocadilho com a expressão “comandante em chefe”.

Aproximadamente 3 mil convidados participaram no jantar, no grande salão do Hotel Hilton, um evento com o fim de aproximar os correspondentes do presidente e da administração dos Estados Unidos.

Segundo a DW, além de jornalistas, estiveram presentes vários políticos e personalidades como os atores Will Smith e Jared Leto.

Como era de se esperar, Obama não deixou de falar do magnata Donald Trump, que emerge como candidato favorito à nomeação republicana para a eleição presidencial de novembro, e que se tornou a sensação da campanha eleitoral.

“Não quero gastar muito tempo com o Donald. Seguindo o vosso exemplo, quero mostrar alguma moderação”, disse, numa ironia à ampla cobertura mediática que Trump recebe.

Numa das melhores piadas da noite, afirmou que, ao contrário do que muitos pensam, Trump tem grande experiência em relações internacionais.

“Trump passou anos em reuniões com líderes de todo o mundo: Miss Suécia, Miss Argentina, Miss Azerbaijão…”, ironizou Obama.

Trump é proprietário da companhia que empresa que organiza os concursos de Miss Universo.

Sobre Ted Cruz, Obama lembrou que o republicano chamou um cesto de basquetebol de um anel de basquetebol. “E eu é que sou o estrangeiro!”, comentou.

Obama brincou também com o democrata Bernie Sanders, designando-o de “novo rosto” do Partido Democrata. Sanders tem 74 anos e grande popularidade entre o público jovem.

Obama não poupou nas suas piadas as dificuldades de Hillary em conquistar o público jovem.

“Ela tentando conquistar os eleitores jovens”, disse o ainda presidente Barack Obama, “parece um pouco aquela tia que acabou de entrar no Facebook.”

ZAP / DW

PARTILHAR

RESPONDER

Facebook promete investir 90 milhões para apoiar o jornalismo

A rede social Facebook prometeu esta segunda-feira investir 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na indústria do jornalismo. “O setor das notícias está a trabalhar sob condições extraordinárias para manter as pessoas informadas durante …

Covid-19 já faz estragos na indústria espacial. Concorrente da Space X declara falência

A empresa de satélites OneWeb, que tinha como objetivo ligar os lugares mais remotos do mundo à Internet, declarou esta sexta-feira falência depois de ter perdido um importante investidor por causa da pandemia de covid-19. …

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …