“Humildade e gratidão”: as palavras de Guterres à aclamação da ONU

Tiago Petinga / Lusa

-

O ex-Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, agora aclamado secretário-geral da ONU, resumiu em duas palavras este momento: humildade e gratidão.

Depois de o Conselho de Segurança ter decidido por unanimidade propor o seu nome para o cargo de secretário-geral da ONU, António Guterres já reagiu à aclamação.

Numa conferência de imprensa, realizada esta tarde no Palácio das Necessidades, sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o ex-primeiro-ministro agradeceu a todos pela confiança.

“Humildade e gratidão”, foram as palavras usadas por Guterres para resumir este momento, num discurso feito em quatro línguas (Português, Inglês, Francês e Espanhol).

“Humildade face aos enormes desafios que me esperam, à terrível complexidade dos dramas da vida moderna e para servir os mais vulneráveis, as vítimas dos conflitos, do terrorismo, das violações dos direitos, das injustiças deste mundo”, afirmou.

“Gratidão pelos membros do Conselho Geral e aos meus colegas candidatos que pela sua capacidade e inteligência conduziram este processo”, continuou.

“Profundo reconhecimento aos Portugueses, Presidente da República, Ministério dos Negócios Estrangeiros, partidos políticos, Assembleia da República e aos diplomatas, que eram aqueles que em Nova Iorque, quer noutras cidades, quer aqui em Lisboa, conduziram a campanha extremamente eficaz, uma palavra de profunda gratidão“, adiantou.

No mesmo discurso, sem direito a perguntas e respostas por parte dos vários jornalistas que se encontravam na sala, Guterres aproveitou ainda para homenagear Ban Ki-moon.

“Sou neste momento recomendado mas não sou secretário-geral. Esse chama-se Ban Ki-monn, até ao final do seu mandato”, recordou o socialista.

Após o anúncio oficial do Conselho de Segurança, o sul coreano foi uma das muitas personalidades que ligou a Guterres para lhe dar os parabéns pela conquista.

De acordo com as suas declarações oficiais, o ainda secretário-geral disse conhecer “muito bem” o português e fez saber que é uma “excelente escolha”.

Guterres já tinha praticamente garantido o lugar esta quarta-feira, depois de vencer a sexta votação informal do Conselho de Segurança, com 13 votos de encorajamento e sem nenhum veto.

ZAP / Move

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

PJ detém cinco pessoas por esquema fraudulento com tratamentos para a covid-19

Cinco profissionais ligados ao ramo da saúde foram detidos, esta quinta-feira, pela Polícia Judiciária (PJ) numa operação que envolveu buscas a clínicas médicas, residências e empresas e que investiga crimes de corrupção, burla qualificada, falsificação …

Suárez aborda eventual saída de Messi. "Saberá do que precisa"

O futebolista Luis Suárez comentou a possível saída do seu companheiro de equipa Lionel Messi do Barcelona. "Saberá do que precisa", disse o internacional uruguaio, frisando que não consegue ver o astro argentino noutra equipa. …

Mário Centeno nomeado governador do Banco de Portugal

O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, o nome do ex-ministro das Finanças para o cargo de governador do Banco de Portugal (BdP). A decisão foi revelada, esta quinta-feira, depois do Conselho de Ministros, pela ministra …

Finanças admitem queda de 9% no PIB. Governo prepara-se para rever projeção inicial de 6,9%

O Ministério das Finanças admite a possibilidade de que a queda do PIB se aproxime dos 9%, revelou esta quinta-feira o Jornal de Negócios, adiantando que o Governo se prepara para rever a projeção inicial …

Vacina de Oxford testada em humanos com "resultados promissores"

Os testes clínicos em humanos da potencial vacina contra a covid-19 que a Universidade de Oxford criou tiveram "resultados prometedores" e desencadearam a resposta imunitária que se pretendia. Os testes em humanos, que desde abril envolveram …

Goa decreta novo confinamento, com Índia a rondar um milhão de casos

Depois de ter aberto portas ao turismo, Goa decreta um novo confinamento de três dias. Registaram-se 198 novos casos nas últimas 24 horas, o número mais alto desde o início da pandemia. O estado de Goa, …

Tribunal da Concorrência confirma coima de 75 mil euros a Ricardo Salgado

O Tribunal da Concorrência confirmou, esta quinta-feira, a coima de 75 mil euros aplicada pelo Banco de Portugal a Ricardo Salgado, no caso do financiamento do Grupo Alves Ribeiro (GAR) para compra de ações da …

Mais três mortes e 339 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 339 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da DGS. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos …

Crise entrou em nova fase mas mundo "não está fora de perigo", diz FMI

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse esta quinta-feira que a crise provocada pela pandemia entrou numa nova fase, que exige flexibilidade para assegurar "uma recuperação sustentável e equitativa", alertando que o mundo …

China bane importação de ovelhas portuguesas

As alfândegas chinesas baniram as importações de ovelhas e produtos relacionados de Portugal, alegando um aviso da Organização Mundial de Saúde Animal sobre um surto de paraplexia enzoótica dos ovinos na Guarda. A notícia foi avançada …