“Humildade e gratidão”: as palavras de Guterres à aclamação da ONU

Tiago Petinga / Lusa

-

O ex-Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, agora aclamado secretário-geral da ONU, resumiu em duas palavras este momento: humildade e gratidão.

Depois de o Conselho de Segurança ter decidido por unanimidade propor o seu nome para o cargo de secretário-geral da ONU, António Guterres já reagiu à aclamação.

Numa conferência de imprensa, realizada esta tarde no Palácio das Necessidades, sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o ex-primeiro-ministro agradeceu a todos pela confiança.

“Humildade e gratidão”, foram as palavras usadas por Guterres para resumir este momento, num discurso feito em quatro línguas (Português, Inglês, Francês e Espanhol).

“Humildade face aos enormes desafios que me esperam, à terrível complexidade dos dramas da vida moderna e para servir os mais vulneráveis, as vítimas dos conflitos, do terrorismo, das violações dos direitos, das injustiças deste mundo”, afirmou.

“Gratidão pelos membros do Conselho Geral e aos meus colegas candidatos que pela sua capacidade e inteligência conduziram este processo”, continuou.

“Profundo reconhecimento aos Portugueses, Presidente da República, Ministério dos Negócios Estrangeiros, partidos políticos, Assembleia da República e aos diplomatas, que eram aqueles que em Nova Iorque, quer noutras cidades, quer aqui em Lisboa, conduziram a campanha extremamente eficaz, uma palavra de profunda gratidão“, adiantou.

No mesmo discurso, sem direito a perguntas e respostas por parte dos vários jornalistas que se encontravam na sala, Guterres aproveitou ainda para homenagear Ban Ki-moon.

“Sou neste momento recomendado mas não sou secretário-geral. Esse chama-se Ban Ki-monn, até ao final do seu mandato”, recordou o socialista.

Após o anúncio oficial do Conselho de Segurança, o sul coreano foi uma das muitas personalidades que ligou a Guterres para lhe dar os parabéns pela conquista.

De acordo com as suas declarações oficiais, o ainda secretário-geral disse conhecer “muito bem” o português e fez saber que é uma “excelente escolha”.

Guterres já tinha praticamente garantido o lugar esta quarta-feira, depois de vencer a sexta votação informal do Conselho de Segurança, com 13 votos de encorajamento e sem nenhum veto.

ZAP / Move

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Criança com anemia aplástica grave submetido a transplante inédito em Portugal

Um menino de quatro anos com anemia aplástica grave foi submetido a um transplante com células estaminais de sangue do próprio cordão umbilical, um tratamento inédito em Portugal realizado no Instituto Português de Oncologia (IPO) …

Renováveis baixaram fatura da luz em 2,4 mil milhões na última década

A produção de eletricidade a partir de fontes renováveis permitiu ao sistema elétrico português acumular uma poupança de 2,4 mil milhões de euros ao longo dos últimos 10 anos. Esta é a principal conclusão de um …

Constitucional chumba barrigas de aluguer pela segunda vez

O Tribunal Constitucional chumbou, esta quarta-feira, pela segunda vez, o diploma do Parlamento sobre gestação de substituição, depois de um chumbo no ano passado. O BE apresentou uma proposta em que se previa "que a gestante …

Furacão Humberto ganha força a caminho das Bermudas

O furacão Humberto aumentou de intensidade nas últimas horas e atingiu a categoria 3 a caminho das Bermudas, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) nesta quarta-feira. O terceiro furacão da temporada no Atlântico, …

Brasil é o país lusófono com mais refugiados. Já Portugal tem as maiores remessas dos emigrantes

Um relatório das Nações Unidas (ONU) revelou que o Brasil é o país lusófono que acolhe mais refugiados, Portugal é o que recebe mais remessas dos emigrantes e Moçambique teve o maior aumento de estrangeiros …

Ryanair deixa de voar entre Porto e Lisboa em outubro (mas fica com base mais reduzida em Faro)

A transportadora aérea irlandesa Ryanair vai deixar de voar entre Porto e Lisboa a partir de 25 de outubro devido a “razões comerciais”. A confirmação foi dada pela empresa ao Jornal de Notícias. Em abril, a …

Frente-a-frente entre Costa e Rio teve menos 633 mil espectadores do que o debate entre Costa e Passos em 2015

O frente-a-frente entre António Costa e Rui Rio, os líderes dos dois maiores partidos, teve menos audiência do que o confronto de há quatro anos, entre António Costa e Pedro Passos Coelho. Cerca de de …

EDP condenada a multa de 48 milhões por abuso de posição dominante na produção de energia

A Autoridade da Concorrência (AdC) condenou a EDP por abuso de posição dominante. A coima de 48 milhões de euros foi aplicada à EDP Produção por manipular a oferta de serviços de sistema que regula …

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no Ensino Superior não era tão alta

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no ensino superior não era tão alta. Relativamente aos alunos de cursos científico-humanísticos, a média dos colocados tem vindo a aumentar desde 2015, tendo atingido …

Futebolistas internacionais russos Kokorin e Mamayev saíram da prisão

Pavel Mamayev e Alexander Kokorin foram detidos depois de atacarem dois homens, um responsável do governo, num estacionamento de um hotel, e um outro num café. Deixam a prisão por "bom comportamento". Os futebolistas internacionais russos …