“Humildade e gratidão”: as palavras de Guterres à aclamação da ONU

Tiago Petinga / Lusa

-

O ex-Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, agora aclamado secretário-geral da ONU, resumiu em duas palavras este momento: humildade e gratidão.

Depois de o Conselho de Segurança ter decidido por unanimidade propor o seu nome para o cargo de secretário-geral da ONU, António Guterres já reagiu à aclamação.

Numa conferência de imprensa, realizada esta tarde no Palácio das Necessidades, sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o ex-primeiro-ministro agradeceu a todos pela confiança.

“Humildade e gratidão”, foram as palavras usadas por Guterres para resumir este momento, num discurso feito em quatro línguas (Português, Inglês, Francês e Espanhol).

“Humildade face aos enormes desafios que me esperam, à terrível complexidade dos dramas da vida moderna e para servir os mais vulneráveis, as vítimas dos conflitos, do terrorismo, das violações dos direitos, das injustiças deste mundo”, afirmou.

“Gratidão pelos membros do Conselho Geral e aos meus colegas candidatos que pela sua capacidade e inteligência conduziram este processo”, continuou.

“Profundo reconhecimento aos Portugueses, Presidente da República, Ministério dos Negócios Estrangeiros, partidos políticos, Assembleia da República e aos diplomatas, que eram aqueles que em Nova Iorque, quer noutras cidades, quer aqui em Lisboa, conduziram a campanha extremamente eficaz, uma palavra de profunda gratidão“, adiantou.

No mesmo discurso, sem direito a perguntas e respostas por parte dos vários jornalistas que se encontravam na sala, Guterres aproveitou ainda para homenagear Ban Ki-moon.

“Sou neste momento recomendado mas não sou secretário-geral. Esse chama-se Ban Ki-monn, até ao final do seu mandato”, recordou o socialista.

Após o anúncio oficial do Conselho de Segurança, o sul coreano foi uma das muitas personalidades que ligou a Guterres para lhe dar os parabéns pela conquista.

De acordo com as suas declarações oficiais, o ainda secretário-geral disse conhecer “muito bem” o português e fez saber que é uma “excelente escolha”.

Guterres já tinha praticamente garantido o lugar esta quarta-feira, depois de vencer a sexta votação informal do Conselho de Segurança, com 13 votos de encorajamento e sem nenhum veto.

ZAP / Move

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Joe Biden promete retirar todas as tropas do Afeganistão até 11 de setembro de 2021

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai propor a retirada de todas as tropas do Afeganistão até ao dia 11 de setembro de 2021, no vigésimo aniversário do ataque ao World Trade Center. Segundo o …

120 anos depois, IA ajuda a recriar pintura escondida sob obra-prima de Picasso

A Inteligência Artificial (IA) ajudou a recriar uma obra de arte que esteve escondida sob uma pintura de Pablo Picasso durante quase 120 anos. Uma misteriosa paisagem esconde-se debaixo da superfície visível de La Miséreuse Accroupie …

Assistente que não validou golo de Portugal na Sérvia afastado do Euro 2020

O holandês Mario Diks, o árbitro assistente que não validou o golo de Cristiano Ronaldo nos instantes finais do Sérvia-Portugal, na qualificação para o Mundial 2022 de futebol, confirmou nesta terça-feira que vai falhar o …

Rússia está a criar a primeira unidade militar com tanques robôs

A agência de notícias estatal TASS avança que o Exército russo está a montar a sua primeira unidade militar armada com tanques robôs. O Exército russo está a desenvolver a sua primeira unidade militar armada com …

PSD propõe solução ao Governo para reduzir injeção no Novo Banco

O PSD defende que o Governo tem um argumento jurídico que pode usar para limitar os pagamentos do Fundo de Resolução ao Novo Banco este ano. Em causa está um artigo do Código Civil que …

Quarentena de 21 dias, testes e fecho de casinos levam Macau a erradicar covid-19

Macau, um dos primeiros territórios a identificar o novo coronavírus, é agora um dos locais livres de covid-19, estando há cerca de 380 dias sem qualquer registo de infeção local, segundo os dados oficiais. O …

Costa preocupado com desconfinamento. Concelhos de risco dão dores de cabeça

Com a terceira fase de desconfinamento aí à porta, o Governo ainda tem dúvidas sobre o que fazer, mantendo algumas pontas soltas. A maior preocupação incide nos conselhos onde há mais casos. Durante a reunião do …

Para prevenir acidentes, China inaugura o primeiro semáforo para camelos do mundo

Autoridades do norte da China inauguraram este domingo o que dizem ser o primeiro sinal de trânsito para camelos do mundo perto da cidade de Dunhuang, província de Gansu. O semáforo para camelos entrou em operação …

PRR terá mecanismo de fiscalização no Parlamento. PSD quer bazuca durante a presidência portuguesa da UE

O ministro do Planeamento, Nelson Souza recebeu nesta terça-feira, os partidos com assento parlamentar e as deputadas não inscritas para conversas bilaterais sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Trata-se da chamada "bazuca" que virá …

Ministro da Saúde austríaco demite-se por falta de apoio na gestão da pandemia

O ministro da Saúde de Áustria, Rudolf Anschober, anunciou esta terça-feira a sua demissão, devido à falta de apoio na gestão da crise pandémica, cessando funções na próxima segunda-feira. "A situação é dramática nos serviços de …