/

Hugo Soares diz que “é tempo do PSD arrepiar caminho” (e de Rio “assumir equívocos”)

Miguel A. Lopes / Lusa

Hugo Soares, antigo líder parlamentar do PSD e crítico de Rui Rio, defende que o líder social democrata tem de mudar de estratégia e assumir os seus erros.

Num artigo de opinião publicado no semanário Expresso, Hugo Soares escreveu que, depois de o primeiro-ministro António Costa ter fechado em definitivo a porta ao PSD, Rui Rio tem de mudar de estratégia e “arrepiar caminho”.

Nos sábado passado, António Costa disse que ao Expresso que, “no dia em que a subsistência deste Governo depender de um acordo com o PSD, nesse dia este Governo acabou”.

O primeiro-ministro acrescentou ainda que se Bloco de Esquerda e PCP “sonham que vão colocar o PS na condição de ir negociar com o PSD a continuação do Governo, podem tirar o cavalinho da chuva, pois não negociaremos à direita a subsistência deste Governo”.

Assim, Hugo Soares deixa a pergunta: “Se Rio não serve, como se propôs, para ajudar o PS e não serve para ser alternativa ao PS, então para que serve”?

“Rui Rio vê assim a pedra angular da sua liderança desmoronar: a ideia de poder contribuir, na governação socialista, para reformar o País. Perdeu, pois, a possibilidade de se apresentar aos eleitores como alternativa e de poder responsabilizar toda a esquerda pelo fracasso da governação e aparece ao País como uma espécie de noiva enjeitada. Desta maneira, vem esvaziando o PSD como alternativa credível e alimentando outras formações partidárias que pressentem a oportunidade que a ausência de combate e estratégia política do PSD lhes oferece”, escreveu.

Hugo Soares termina o artigo, dizendo que “é tempo do PSD arrepiar caminho. E de Rui Rio assumir os seus equívovos”.

“O caminho passa por liderar a oposição e combater o PS e António Costa como nunca fez. Mas a verdade é que toda esta nova estratégia é a antítese daquela que Rui Rio acreditou e defendeu… e aí pode colocar-se um problema de credibilidade. Ou seja, Rui Rio corre o risco de ser visto como uma espécie de Groucho Marx: ‘Estes são os meus princípios. Se não gostar tenho outros…’”, remata.

Crítico de Rui Rio, Hugo Soares foi um dos principais rostos da oposição ao presidente do PSD, ao apoiar publicamente Luís Montenegro quando este desafiou Rui Rio para eleições no partido. Nas últimas eleições legislativas, o presidente do PSD afastou o antigo líder parlamentar das listas do partido.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.