Elite saudita presa na “prisão mais luxuosa do mundo” denuncia ter sido vítima de “tortura”

(dr) Ritz-Carlton

Ritz-Carlton, em Riyadh, na Arábia Saudita

Em novembro de 2017, dezenas de príncipes, milionários e homens de negócios foram presos na sequência de uma operação que decorreu num sábado à noite no hotel Ritz Carlton, em Riade. Ao todo, cerca de 400 pessoas da elite saudita foram detidas.

A ordem para a mega-ação anti-corrupção partiu de Mohammed bin Salman, o príncipe que comanda o reino da Arábia Saudita.

Entre os 400 detidos estava o príncipe Alwaleed bin Talal, um dos homens mais ricos do Médio Oriente, que detém investimentos em empresas como a Apple, Twitter, Citigroup, News Corporation, Four Seasons e mais recentemente na Lyft.

Três anos depois, algumas das mais poderosas figuras sauditas que foram, na altura, detidas revelaram a sua versão sobre o que se passou no dia em que a brigada anticorrupção invadiu o hotel de luxo em Riade e fez prisões em massa.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, vários detidos, incluindo influentes empresários sauditas, contaram ter passado por “tortura e coerção”, enquanto os conselheiros reais da Arábia Saudita tentava perceber e avaliar os investimentos que estavam por trás das fortunas das mais influentes famílias sauditas.

Os ex-detidos asseguraram, em declarações ao mesmo jornal, que foram agredidos e intimidados por agentes de segurança, sob a supervisão de dois ministros sauditas – que eram homens de confiança de Mohammed bin Salman.

“Muitas das pessoas foram agredidas. Havia pessoas atadas às paredes, em posições stressantes, e tiveram de ficar assim durante quatro horas”, disse uma fonte que envolvida no processo.

Dois empresários relataram ainda que foram contactados para esperar por um conselheiro real num quarto do hotel, mas quem chegou foi um oficial de segurança que os deixou presos no quarto.

As revelações surgem pouco tempo antes da cimeira do G20 que vai ocorrer em Riade no próximo fim de semana e que irá decorrer em formato de webinar.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Famosa teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros confirmada

Usando ondulações no espaço-tempo causadas pela fusão de dois buracos negros distantes, uma equipa de cientistas conseguiu provar uma das teorias mais famosas de Stephen Hawking. A teoria da área do buraco negro, que Stephen Hawking …

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …

Amazon acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos

A Amazon foi acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos, segundo uma investigação da Newsweek, publicada na segunda-feira. "Uma investigação da ITV News num dos centros de distribuição da Amazon no Reino …