Hospital de São João quase a esgotar a capacidade de atendimento

José Coelho / Lusa

Hospital de São João, Porto

O Centro Hospitalar Universitário de São João está a esgotar a capacidade de atendimento e prepara-se para o nível 3 de contingência, o segundo mais grave. Os serviços de doenças infeciosas e de ginecologia, dedicados atualmente a cuidar doentes com covid-19, já atingiram os 100% de ocupação.

“É expetável que nas próximas horas se passe para o nível III” de contingência, declarou o hospital, citado pelo Expresso.

Em causa, revelou o semanário, está a alocação imediata do serviço de Medicina Interna exclusivamente à covid-19, suspendendo parte da atividade cirúrgica previamente programada. Os responsáveis do hospital estão preocupados com a velocidade com a situação tem vindo a agravar-se.

“Estamos muito preocupados com o evoluir da situação, em função do crescimento acentuado do número de casos. Além da enorme pressão no serviço de urgência, temos agora o impacto determinante no internamento”, explicou ao Expresso Fernando Araújo, presidente do conselho de administração do São João.

Por outro lado, continuou, “começamos a ter profissionais infetados ou de quarentena, o que pode colocar problemas complexos no sistema a curto prazo”.

Muitas das infeções de profissionais, explicou o responsável, têm acontecido na comunidade e as situações de isolamento se devem ao contágio por parte de familiares, “normalmente os filhos”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.