Hospital de São João quase a esgotar a capacidade de atendimento

José Coelho / Lusa

Hospital de São João, Porto

O Centro Hospitalar Universitário de São João está a esgotar a capacidade de atendimento e prepara-se para o nível 3 de contingência, o segundo mais grave. Os serviços de doenças infeciosas e de ginecologia, dedicados atualmente a cuidar doentes com covid-19, já atingiram os 100% de ocupação.

“É expetável que nas próximas horas se passe para o nível III” de contingência, declarou o hospital, citado pelo Expresso.

Em causa, revelou o semanário, está a alocação imediata do serviço de Medicina Interna exclusivamente à covid-19, suspendendo parte da atividade cirúrgica previamente programada. Os responsáveis do hospital estão preocupados com a velocidade com a situação tem vindo a agravar-se.

“Estamos muito preocupados com o evoluir da situação, em função do crescimento acentuado do número de casos. Além da enorme pressão no serviço de urgência, temos agora o impacto determinante no internamento”, explicou ao Expresso Fernando Araújo, presidente do conselho de administração do São João.

Por outro lado, continuou, “começamos a ter profissionais infetados ou de quarentena, o que pode colocar problemas complexos no sistema a curto prazo”.

Muitas das infeções de profissionais, explicou o responsável, têm acontecido na comunidade e as situações de isolamento se devem ao contágio por parte de familiares, “normalmente os filhos”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo cria nova equipa em Belém para controlar "bazuca" europeia

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, criou uma equipa para manter uma vigilância apertada sobre a gestão do dinheiro que chega da "bazuca" europeia. Marcelo Rebelo de Sousa criou uma nova equipa para a …

Espanha vai proibir viagens durante a Páscoa. França, Hungria e Brasil com novas restrições

Espanha prepara-se para aprovar um plano de desconfinamento para as próximas semanas, particularmente para a Páscoa, que prevê a proibição de viajar entre as suas comunidades autónomas e um recolher obrigatório entre as 22h00 e …

FBI detém funcionário de Donald Trump pela invasão ao Capitólio

O Departamento Federal de Investigação (FBI) deteve na quinta-feira um funcionário do ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump pela invasão ao Capitólio a 6 de janeiro, noticiaram os media norte-americanos. Trata-se de Federico Klein, um homem …

Bebidas, fatos e centro "fantasma". Presidência portuguesa da UE debaixo de fogo após gastos "incomuns"

A presidência portuguesa do Conselho Europeu está no olho do furacão depois de uma reportagem que evidencia as "despesas incomuns" com bebidas, fatos e um centro de imprensa "fantasma", em contratos que custaram "centenas de …

Padres, provedores e autarcas. MP investiga casos de vacinação indevida

A investigação do Ministério Público (MP) e da Polícia Judiciária (PJ) conta já com 33 casos suspeitos de vacinação indevida, estendendo-se a padres, provedores de misericórdias, administradores hospitalares e autarcas. Desde o início da campanha da …

Atrasos na vacina da Pfizer condicionam vacinação de doentes de risco entre os 65 e os 79

A vacinação de doentes de risco entre 65 e os 79 anos está condicionada pela chegada de mais vacinas da Pfizer. Na união Europeia, Portugal é o quinto país com a percentagem mais elevada de doses …

Há uma geringonça (sem Bloco) a discutir quinzenalmente a execução orçamental

No ano passado, a abstenção do PCP de um empurrão na aprovação do Orçamento do Estado. O partido de Jerónimo de Sousa não desiste de exercer influência e de se consolidar como parceiro do Governo, …

Um jogo tem hora e meia, mas em Portugal só se jogam, em média, 49 minutos

Esta época, em média, o tempo útil de jogo na primeira divisão portuguesa é de apenas 49,26 minutos. Os árbitros são bodes expiatórios deste registo. Dizem as regras do futebol que um jogo tem 90 minutos, …

Governo não tem "qualquer intenção de nacionalizar a Groundforce"

O ministro das Infraestruturas garantiu, esta quinta-feira, que "o Governo não tem qualquer intenção de nacionalizar a Groundforce", dizendo acreditar que "o acionista privado vai compreender" que tem de dar garantias à TAP para receber …

Jogador mais caro da história do FC Porto vai reforçar o Portimonense

O FC Porto pagou 20 milhões de euros por Giannelli Imbula em 2015. O médio franco-congolês prepara-se agora para assinar pelo Portimonense como jogador livre. Giannelli Imbula está esta sexta-feira em Portimão para assinar contrato com …