/

Hospitais voltam a estar sob pressão — com pacientes cada vez mais jovens

8

Há cada vez mais pacientes jovens internados nos hospitais por covid-19, muitos dos quais com “pneumonias extensas”. Os hospitais voltam a estar sob pressão.

Alguns hospitais voltam a estar sob pressão devido ao aumento de pacientes internados por covid-19. Os peritos pedem uma revisão urgente da matriz de risco e das etapas de desconfinamento, escreve o Expresso.

Os internamentos de pacientes covid duplicaram, por exemplo, no Hospital Professor Doutor Fernando da Fonseca, na Amadora. Se antes a média diária rondava 7 a 8 pacientes, agora está nos 15.

No Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, foi preciso reabrir uma enfermaria. “Ontem ventilámos um doente com 27 anos”, disse uma médica ouvida pelo semanário, acrescentando que muitos dos doentes são jovens, quase todos com “pneumonias extensas”.

Em Coimbra, os hospitais da universidade têm a enfermaria de doenças infecciosas com 70% de lotação e 50% na enfermaria covid nos Covões.

Perante esta situação, vários peritos subscrevem as recomendações feitas pelo Gabinete de Crise para a Covid-19 da Ordem dos Médicos enviadas ao Governo.

Consideram que assentar a matriz de risco apenas na incidência é um erro, uma vez que deixa de fora outros critérios fundamentais: o R(t), a taxa de positividade nos testes covid, a pressão nos internamentos, o impacto das variantes e a taxa de vacinação.

Ainda que o cenário tenha sido bem mais grave, no início do ano, Portugal era destaque na imprensa internacional pelo caos da sua situação sanitária.

Hospitais sem recursos, filas de ambulâncias intermináveis, uma taxa de mortalidade que ultrapassa todos os países da Europa e vários casos de vacinação indevida faziam parte do cenário pandémico em Portugal, como descrevia na altura o The New York Times.

ZAP //

8 Comments

  1. Poderá o n/ governo não travou a invasão da população em todos os eventos relacionados com o futebol.
    Agora todos sofrem as consequências.

  2. Isto é mesmo para assustar, qualquer pessoa que veja os números de internados dos últimos dias verifica que com exceção da última semana os números tem descido constantemente.
    Estão atualmente em menos de metade (tanto internamento como UCI) do que estavam quando se desconfinou e na altura já os hospitais diziam que estava em níveis aceitáveis.
    Se atualmente estes hospitais estão a sofrer pressão é porque outros hospitais estão a deixar de receber doentes covid ou então os hospitais estão a mentir à DGS e esta reporta números errados.

    Nem a média diária de aumento a nível nacional atinge o total de 15 internamentos, como pode um só hospital ter esse número médio diário ?
    Será que só conta internamentos e esqueceu-se de calcular as altas ?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.