Hospitais pouparam quase 30 milhões só com três genéricos este ano

Tânia Rêgo / ABr

Uma poupança de 25 milhões graças à redução de gastos com dois medicamentos no tratamento do cancro e do VIH permite investir em medicamentos mais inovadores.

Os hospitais portugueses conseguiram poupar quase 30 milhões de euros com a utilização de três medicamentos genéricos no período entre janeiro e outubro.

Segundo o Diário de Notícias, um tratamento na área do cancro e outro contra o VIH permitiram uma poupança de 25,5 milhões, aos quais se juntaram 2,2 milhões de euros num antibiótico usado em meio hospitalar.

Os dados foram divulgados pela presidente da Autoridade do Medicamento – o Infarmed -, Maria do Céu Machado, que avançou que, em 2017, a despesa com a Linezolida, um antibiótico de largo espectro, é de 832 mil euros, comparados com os 3 milhões gastos no mesmo período do ano passado.

Em alguns locais, a descida de preços de alguns genéricos tem permitido uma poupança superior a 95%, revela Armando Alcobia, da Comissão de Farmácia e Terapêutica do Hospital Garcia de Orta, de Almada.

Os medicamentos oncológicos (docetaxel, paclitaxel, capecitabina, temozolamida) e os de aplicação venosa (piperacilina + tazobactam, com redução de cerca de 90%; e imipenem e meropenem, com reduções superiores a 80%) são os que têm maior impacto.

No caso do já referido imatinib (medicamento para tratamento de doenças hematológicas), “tinha um custo por comprimido de 70 euros e que, no espaço de menos de um ano, foi reduzido para menos de dois euros. Se em 2016 foram consumidos cerca de 30 milhões de euros deste medicamento, será de prever uma redução bem superior a 20 milhões”, sublinha o especialista em farmácia hospitalar.

No entanto, Armando Alcobia relembra que a descida de preços não pode nunca comprometer a qualidade dos medicamentos e “reduções de preço desta magnitude podem levar ao abandono do mercado de alguns fornecedores, levando a ruturas no fornecimento destes medicamentos”.

A poupança gerada com a utilização destes genéricos irá permitir atenuar “o investimento necessário para adquirir novas moléculas que a investigação trouxe para o mercado, algumas delas muito promissoras, mas em que se tornou habitual o preço por cada comprimido ser superior a 150 euros ou cada ampola injetável mil euros”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Justiça impede Isabel dos Santos de receber dividendo da NOS. Mas não é a única afetada

A Sonaecom anunciou este sábado que o tribunal decidiu proceder ao arresto preventivo de 26,075% do capital social da NOS, na sequência da publicação de notícias sobre esquemas alegadamente fraudulentos que envolvem a empresária angolana …

Há animais marinhos capazes de matar vírus na água

Há animais marinhos que conseguem absorver partículas virais ao filtrar a água do mar em busca de oxigénio e alimentos. As esponjas do mar e os caranguejos são particularmente eficientes. Apesar de a humanidade já ter …

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …