Erro clínico. Centenas de hóspedes em quarentena em hotel da Austrália vão ter de fazer teste ao VIH

Marcelo Camargo / ABr

Centenas de pessoas que estiveram em quarentena no hotel Victoria, na Austrália, vão ter de fazer o teste de doenças transmitidas pelo sangue, incluindo VIH, devido a um erro dos profissionais de saúde daquele local covid-19.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, as autoridades revelaram que os dispositivos de teste de glicose no sangue foram reutilizados incorretamente em pelo menos 243 pessoas no hotel Victoria, que está a ser usado como uma instalação de quarentena para covid-19 na Austrália.

As pessoas que passaram pela quarentena do hotel devem ser testadas para VIH. As autoridades de saúdes temem uma eventual contaminação cruzada pelo uso incorreto de dispositivos de teste de glicose no sangue.

Vários dispositivos de teste de glicose no sangue foram usados em várias pessoas em quarentena entre 29 de março e 20 de agosto, o que significa que terão de ser rastreadas para doenças transmitidas pelo sangue, como hepatite B, C e VIH.

Os dispositivos, que colhem uma pequena amostra de sangue da ponta do dedo, devem ser usados por apenas uma pessoa. Embora a agulha seja trocada entre os usos, vestígios microscópicos de sangue remanescente no dispositivo criam um baixo risco clínico de contaminação cruzada.

Em comunicado, um porta-voz da Safer Care Victoria, a agência estadual de qualidade e segurança de saúde, disse que todas as pessoas no hotel “que tiveram condições ou episódios que podem ter exigido o teste também serão contactados como precaução.”

O primeiro-ministro de Victoria, Daniel Andrews, disse que a questão foi um “erro clínico que foi feito há algum tempo”. “Uma Assistência Mais Segura Victoria fizeram alguns anúncios em relação a um erro clínico que foi feito há algum tempo, risco muito baixo, mas não se pode correr riscos com estas coisas”, afirmou.

O ministro da Saúde Martin Foley observou que não há atualmente nenhuma evidência de alguém ter sido infetado devido ao erro, que foi identificado por enfermeiras no hospital Alfred em agosto. Foley sublinhou que “este é, de acordo com todos os conselhos clínica, muito, muito baixo risco de contaminação cruzada”.

A partir de terça-feira, 141 pessoas tinham sido contactadas e 71 foram testadas para uma possível contaminação cruzada e infecção causada pelo erro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" a incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …