//

Uma horta na cozinha. Tecnologia giratória permite plantar verduras dentro de casa

4

Toda a gente sabe como é importante incluir legumes e ervas frescas na dieta. As verduras micronutrientes e vitaminas essenciais aos alimentos e cultivá-los em casa é melhor para o meio ambiente. No entanto, se não tiver um jardim, é quase impossível cultivar os seus próprios produtos.

Quase. A Rotofarm é uma quinta circular sem solo, que pode ser colocada dentro de casa e que permite produzir verduras usando tecnologia de gravidade zero, iluminação do espectro da luz solar e automação de aplicações inteligentes.

De acordo com o Gadget Flow, a Rotofarm conta com a tecnologia de gravidade zero inspirada pela NASA para girar o jardim 360° por hora. Isso reduz os efeitos de supressão do crescimento nas plantas e permite que cresçam plenamente. Além disso, incentiva uma melhor absorção de água, arejamento das raízes e exposição à luz.

De acordo com Bace, empresa australiana de biotecnologia que produz a Rotofarm, estudos na Estação Espacial Internacional mostram que as plantas crescem melhor em ambientes sem gravidade, porque nada impede a planta de absorver água e nutrientes. Por esse motivo, terão um crescimento maior usando menos energia.

Um motor de baixa tensão e uma fonte de alimentação interna mantêm a “horta” a girar continuamente. A rotação ininterrupta cria pressão gravitacional líquida zero. O tempo que os vegetais passam de cabeça para baixo neutraliza o tempo que passam para cima: colhem água e nutrientes quando estão na parte inferior da rotação e a água escorre quando atingem o topo.

As plantas crescem mais depressa, usando menos água e sem solo. O sistema usa menos 95% de água do que se as culturas fossem cultivadas no solo e os produtores precisam de gastar apenas cerca de cinco minutos por semana a cuidar das colheitas.

Um dos benefícios do Rotofarm prende-se com o facto de que usa um espaço mínimo. O dispositivo é um cilindro que ocupa 60 centímetros, podendo ficar num balcão ou numa mesa.

A tecnologia usa também luz LED Sun + com eficiência de energia e espectro otimizado. Esta produz todo o espectro de cores da luz solar para otimizar a saúde das plantas e aumentar o crescimento. Além disso, a posição central da lâmpada no Rotofarm garante que as plantas recebem iluminação constante simultaneamente, o que incentiva o crescimento sem desperdiçar energia ou espaço.

Além disso, de acordo com o New Atlas, é possível definir um cronómetro automático com a app do telemóvel para coordenar a iluminação com o pôr e o nascer do sol, o que permitirá que a luz apague e acenda automaticamente, dependendo da hora do dia, economizando em custos de energia.

Não são necessários pesticidas nem produtos químicos nocivos. É possível cultivar uma variedade de vegetais: alface, couve, rúcula, espinafre, hortelã.

O Rotofarm é fácil de configurar e usar. Existem apenas quatro etapas. Primeiro, plantar vagens pré-semeadas. Em seguida, preencher a base com água e nutrientes. Em seguida, monitorizar e controlar o crescimento das plantas com a app Rotofarm. E, por fim, aproveitar a colheita.

ZAP //

4 Comments

  1. Tanto palavreado e quando estava esperando aonde comprar em Portugal preço e como se adquirem as sementes e terra ou turfa nada mais uma vez jornalismo incompleto e sem cabeça.

  2. E a mim parece-me também uma boa opção logo a começar pelo aproveitamento do preço da energia que é barata em Portugal!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.