Uma horta na cozinha. Tecnologia giratória permite plantar verduras dentro de casa

Toda a gente sabe como é importante incluir legumes e ervas frescas na dieta. As verduras micronutrientes e vitaminas essenciais aos alimentos e cultivá-los em casa é melhor para o meio ambiente. No entanto, se não tiver um jardim, é quase impossível cultivar os seus próprios produtos.

Quase. A Rotofarm é uma quinta circular sem solo, que pode ser colocada dentro de casa e que permite produzir verduras usando tecnologia de gravidade zero, iluminação do espectro da luz solar e automação de aplicações inteligentes.

De acordo com o Gadget Flow, a Rotofarm conta com a tecnologia de gravidade zero inspirada pela NASA para girar o jardim 360° por hora. Isso reduz os efeitos de supressão do crescimento nas plantas e permite que cresçam plenamente. Além disso, incentiva uma melhor absorção de água, arejamento das raízes e exposição à luz.

De acordo com Bace, empresa australiana de biotecnologia que produz a Rotofarm, estudos na Estação Espacial Internacional mostram que as plantas crescem melhor em ambientes sem gravidade, porque nada impede a planta de absorver água e nutrientes. Por esse motivo, terão um crescimento maior usando menos energia.

Um motor de baixa tensão e uma fonte de alimentação interna mantêm a “horta” a girar continuamente. A rotação ininterrupta cria pressão gravitacional líquida zero. O tempo que os vegetais passam de cabeça para baixo neutraliza o tempo que passam para cima: colhem água e nutrientes quando estão na parte inferior da rotação e a água escorre quando atingem o topo.

As plantas crescem mais depressa, usando menos água e sem solo. O sistema usa menos 95% de água do que se as culturas fossem cultivadas no solo e os produtores precisam de gastar apenas cerca de cinco minutos por semana a cuidar das colheitas.

Um dos benefícios do Rotofarm prende-se com o facto de que usa um espaço mínimo. O dispositivo é um cilindro que ocupa 60 centímetros, podendo ficar num balcão ou numa mesa.

A tecnologia usa também luz LED Sun + com eficiência de energia e espectro otimizado. Esta produz todo o espectro de cores da luz solar para otimizar a saúde das plantas e aumentar o crescimento. Além disso, a posição central da lâmpada no Rotofarm garante que as plantas recebem iluminação constante simultaneamente, o que incentiva o crescimento sem desperdiçar energia ou espaço.

Além disso, de acordo com o New Atlas, é possível definir um cronómetro automático com a app do telemóvel para coordenar a iluminação com o pôr e o nascer do sol, o que permitirá que a luz apague e acenda automaticamente, dependendo da hora do dia, economizando em custos de energia.

Não são necessários pesticidas nem produtos químicos nocivos. É possível cultivar uma variedade de vegetais: alface, couve, rúcula, espinafre, hortelã.

O Rotofarm é fácil de configurar e usar. Existem apenas quatro etapas. Primeiro, plantar vagens pré-semeadas. Em seguida, preencher a base com água e nutrientes. Em seguida, monitorizar e controlar o crescimento das plantas com a app Rotofarm. E, por fim, aproveitar a colheita.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Tanto palavreado e quando estava esperando aonde comprar em Portugal preço e como se adquirem as sementes e terra ou turfa nada mais uma vez jornalismo incompleto e sem cabeça.

  2. E a mim parece-me também uma boa opção logo a começar pelo aproveitamento do preço da energia que é barata em Portugal!

RESPONDER

Rui Pinto colocado em prisão domiciliária

O hacker Rui Pinto, criador do Football Leaks e autor das revelações do caso Luanda Leaks, foi colocado em prisão domiciliária esta quarta-feira. Rui Pinto, que estava em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, …

Detidas 33 pessoas desde a renovação do estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até terça-feira, 33 pessoas pelo crime de desobediência desde 3 de abril, totalizando 141 as detenções feitas desde o início do estado de emergência, indicou o Ministério da Administração …

Bruxelas disponibiliza 300 milhões de euros a pequenas e médias empresas para alavancar investimentos

O programa "Escalar" disponibiliza 300 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Investimento, para apoiar investimentos de pequenas e médias empresas "promissoras" que queiram crescer. A Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 300 milhões de …

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …

Rússia bate recordes de infeções diárias. Em Itália, o número de mortes voltou a diminuir

Há três dias consecutivas que o número de novos casos bate recordes de crescimento na Rússia. Já em Itália, o número de mortes voltou a diminuir esta quarta-feira. Pelo terceiro dia consecutivo, o crescimento de número …

Governo prepara apoios aos media "à medida das televisões"

O Governo está a preparar medidas de apoio aos meios de comunicação social, gravemente afetados pela crise causada pela pandemia de Covid-19. Contudo, como considerou o administrador da Global Media Group, Afonso Camões, citado pelo Dinheiro Vivo, tudo …

Archewell. Harry e Meghan registam a sua nova marca

O príncipe Harry e Meghan Markle registaram a sua nova marca, uma fundação sem fins lucrativos chamada Archewell. De acordo com o jornal britânico The Guardian, que cita registos datados de 3 de março, a marca …

Libertação de reclusos. Esquerda ao lado do Governo garante aprovação

PSD, CDS-PP, PAN e Iniciativa Liberal manifestaram reservas ao diploma que prevê a concessão de indultos e antecipação do fim das penas para reclusos que tenham cometido crimes pouco graves. A proposta do Governo que cria …

Galp anuncia cortes de 500 milhões de euros por ano devido à pandemia

A Galp Energia decidiu cortar mais de 500 milhões de euros por ano dos seus custos operacionais e investimentos para 2020 e 2021, visando fazer face ao impacto da pandemia de Covid-19 na procura de …