Uma horta na cozinha. Tecnologia giratória permite plantar verduras dentro de casa

Toda a gente sabe como é importante incluir legumes e ervas frescas na dieta. As verduras micronutrientes e vitaminas essenciais aos alimentos e cultivá-los em casa é melhor para o meio ambiente. No entanto, se não tiver um jardim, é quase impossível cultivar os seus próprios produtos.

Quase. A Rotofarm é uma quinta circular sem solo, que pode ser colocada dentro de casa e que permite produzir verduras usando tecnologia de gravidade zero, iluminação do espectro da luz solar e automação de aplicações inteligentes.

De acordo com o Gadget Flow, a Rotofarm conta com a tecnologia de gravidade zero inspirada pela NASA para girar o jardim 360° por hora. Isso reduz os efeitos de supressão do crescimento nas plantas e permite que cresçam plenamente. Além disso, incentiva uma melhor absorção de água, arejamento das raízes e exposição à luz.

De acordo com Bace, empresa australiana de biotecnologia que produz a Rotofarm, estudos na Estação Espacial Internacional mostram que as plantas crescem melhor em ambientes sem gravidade, porque nada impede a planta de absorver água e nutrientes. Por esse motivo, terão um crescimento maior usando menos energia.

Um motor de baixa tensão e uma fonte de alimentação interna mantêm a “horta” a girar continuamente. A rotação ininterrupta cria pressão gravitacional líquida zero. O tempo que os vegetais passam de cabeça para baixo neutraliza o tempo que passam para cima: colhem água e nutrientes quando estão na parte inferior da rotação e a água escorre quando atingem o topo.

As plantas crescem mais depressa, usando menos água e sem solo. O sistema usa menos 95% de água do que se as culturas fossem cultivadas no solo e os produtores precisam de gastar apenas cerca de cinco minutos por semana a cuidar das colheitas.

Um dos benefícios do Rotofarm prende-se com o facto de que usa um espaço mínimo. O dispositivo é um cilindro que ocupa 60 centímetros, podendo ficar num balcão ou numa mesa.

A tecnologia usa também luz LED Sun + com eficiência de energia e espectro otimizado. Esta produz todo o espectro de cores da luz solar para otimizar a saúde das plantas e aumentar o crescimento. Além disso, a posição central da lâmpada no Rotofarm garante que as plantas recebem iluminação constante simultaneamente, o que incentiva o crescimento sem desperdiçar energia ou espaço.

Além disso, de acordo com o New Atlas, é possível definir um cronómetro automático com a app do telemóvel para coordenar a iluminação com o pôr e o nascer do sol, o que permitirá que a luz apague e acenda automaticamente, dependendo da hora do dia, economizando em custos de energia.

Não são necessários pesticidas nem produtos químicos nocivos. É possível cultivar uma variedade de vegetais: alface, couve, rúcula, espinafre, hortelã.

O Rotofarm é fácil de configurar e usar. Existem apenas quatro etapas. Primeiro, plantar vagens pré-semeadas. Em seguida, preencher a base com água e nutrientes. Em seguida, monitorizar e controlar o crescimento das plantas com a app Rotofarm. E, por fim, aproveitar a colheita.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Tanto palavreado e quando estava esperando aonde comprar em Portugal preço e como se adquirem as sementes e terra ou turfa nada mais uma vez jornalismo incompleto e sem cabeça.

  2. E a mim parece-me também uma boa opção logo a começar pelo aproveitamento do preço da energia que é barata em Portugal!

RESPONDER

PCP mantém festa do Avante! e pede calma às "almas mais inquietas"

O secretário-geral do PCP admitiu hoje que “não seria um drama”, devido à pandemia de covid-19, cancelar a festa do Avante, e garantiu que não é por dinheiro que os comunistas estão empenhados em realizá-la …

Futebol inglês aponta regresso para dia 17 de junho

A Liga inglesa de futebol, suspensa desde 13 de março devido à pandemia da covid-19, vai regressar em 17 de junho, com a realização de dois encontros em atraso, de acordo com BBC e Sky …

Estado investe 2.000 milhões na ferrovia, mas comboios vão circular à mesma velocidade

O investimento da Infraestruturas de Portugal deverá rondar os 2.000 milhões de euros, mas este montante servirá quase exclusivamente para eletrificação de linhas e substituição de sinalização. De acordo com a edição desta quinta-feira do jornal …

SBSR confirma Foals, Local Natives e Boy Pablo para a edição de 2021

Os Foals, os Local Natives e o músico Boy Pablo são os primeiros nomes reagendados para a 26.ª edição do Festival Super Bock Super Rock, remarcada para julho de 2021, foi hoje anunciado. O SBSR deveria …

Artistas com espetáculos cancelados recebem pelo menos 50%

O primeiro-ministro referendou, esta quarta-feira, a lei que regula a possibilidade de festivais e espetáculos no verão e que assegura apoio financeiro a artistas alvo de cancelamento ou reagendamento dos espetáculos por causa da pandemia. Este …

EUA anunciam fim da isenção de sanções no programa nuclear civil iraniano

Os Estados Unidos (EUA) anunciaram na quarta-feira o fim das derrogações que autorizaram até agora projetos relacionados com o programa nuclear civil iraniano, acordo internacional de 2015 do qual Washington se retirou. "Hoje, anuncio o fim …

Violência doméstica, droga, bairros problemáticos. Agentes da PSP obrigados a usar coletes anti-bala

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) decidiu tornar obrigatório o uso de coletes balísticos em oito tipos de situações. De acordo com o Jornal de Notícias, os agentes da PSP vão passar a …

Benfica e FC Porto estão entre os clubes europeus com maior valor comercial

O Benfica e o FC Porto estão em 24.º e 30.º, respetivamente, na lista dos 32 clubes de futebol europeus com maior valor comercial, que é liderada pelos espanhóis do Real Madrid. O Benfica (24.º) e …

Estados Unidos podem vir a acusar Cilia Flores, mulher de Maduro, por narcotráfico

Os Estados Unidos podem vir a acusar formalmente a mulher do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, por crimes de tráfico de droga e corrupção. A notícia foi avançada esta quarta-feira pela Reuters, que cita quatro fontes diferentes. …

PSD quer lay-off até final do ano e Estado menos "dorminhoco"

O PSD apresentou hoje um conjunto de 26 "ideias e sugestões" na área social, incluindo o prolongamento do 'lay-off' simplificado até ao final do ano, a reafetação de recursos na administração pública e um Estado …