Uma horta na cozinha. Tecnologia giratória permite plantar verduras dentro de casa

Toda a gente sabe como é importante incluir legumes e ervas frescas na dieta. As verduras micronutrientes e vitaminas essenciais aos alimentos e cultivá-los em casa é melhor para o meio ambiente. No entanto, se não tiver um jardim, é quase impossível cultivar os seus próprios produtos.

Quase. A Rotofarm é uma quinta circular sem solo, que pode ser colocada dentro de casa e que permite produzir verduras usando tecnologia de gravidade zero, iluminação do espectro da luz solar e automação de aplicações inteligentes.

De acordo com o Gadget Flow, a Rotofarm conta com a tecnologia de gravidade zero inspirada pela NASA para girar o jardim 360° por hora. Isso reduz os efeitos de supressão do crescimento nas plantas e permite que cresçam plenamente. Além disso, incentiva uma melhor absorção de água, arejamento das raízes e exposição à luz.

De acordo com Bace, empresa australiana de biotecnologia que produz a Rotofarm, estudos na Estação Espacial Internacional mostram que as plantas crescem melhor em ambientes sem gravidade, porque nada impede a planta de absorver água e nutrientes. Por esse motivo, terão um crescimento maior usando menos energia.

Um motor de baixa tensão e uma fonte de alimentação interna mantêm a “horta” a girar continuamente. A rotação ininterrupta cria pressão gravitacional líquida zero. O tempo que os vegetais passam de cabeça para baixo neutraliza o tempo que passam para cima: colhem água e nutrientes quando estão na parte inferior da rotação e a água escorre quando atingem o topo.

As plantas crescem mais depressa, usando menos água e sem solo. O sistema usa menos 95% de água do que se as culturas fossem cultivadas no solo e os produtores precisam de gastar apenas cerca de cinco minutos por semana a cuidar das colheitas.

Um dos benefícios do Rotofarm prende-se com o facto de que usa um espaço mínimo. O dispositivo é um cilindro que ocupa 60 centímetros, podendo ficar num balcão ou numa mesa.

A tecnologia usa também luz LED Sun + com eficiência de energia e espectro otimizado. Esta produz todo o espectro de cores da luz solar para otimizar a saúde das plantas e aumentar o crescimento. Além disso, a posição central da lâmpada no Rotofarm garante que as plantas recebem iluminação constante simultaneamente, o que incentiva o crescimento sem desperdiçar energia ou espaço.

Além disso, de acordo com o New Atlas, é possível definir um cronómetro automático com a app do telemóvel para coordenar a iluminação com o pôr e o nascer do sol, o que permitirá que a luz apague e acenda automaticamente, dependendo da hora do dia, economizando em custos de energia.

Não são necessários pesticidas nem produtos químicos nocivos. É possível cultivar uma variedade de vegetais: alface, couve, rúcula, espinafre, hortelã.

O Rotofarm é fácil de configurar e usar. Existem apenas quatro etapas. Primeiro, plantar vagens pré-semeadas. Em seguida, preencher a base com água e nutrientes. Em seguida, monitorizar e controlar o crescimento das plantas com a app Rotofarm. E, por fim, aproveitar a colheita.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Tanto palavreado e quando estava esperando aonde comprar em Portugal preço e como se adquirem as sementes e terra ou turfa nada mais uma vez jornalismo incompleto e sem cabeça.

  2. E a mim parece-me também uma boa opção logo a começar pelo aproveitamento do preço da energia que é barata em Portugal!

RESPONDER

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …